Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Contaminado Dúvidas/Problemas Micelio formando bolas, não pinou

teopafuncio

Esporo
Cadastrado
26/07/2023
3
2
44
Senhores, novo na área, sem conhecimento no assunto, primeira tentativa de produção. Dei uma pesquisada no fórum e nenhum tópico/foto com o mesmo problema exatamente.

Fiz o esquema com PF Tek, com arroz triturado e vermiculita e o carimbo de esporos eu ganhei de um amigo há tempos, não sei a espécie, sei que veio de algum site que vende na net. Temperatura estava baixa e demorou bastante para colonizar, quando estava quase fechando o copo eu viajei e acabou que ficou mais de um mês no copo, quase 2, de forma que no fim ele estava todo colonizado e com um branco muito forte.

Depois de leituras aqui e acolá, tirei do copo, fiz o dunk na geladeira por quase 30 horas (menos de 30 e mais de 24hs) e coloquei no terrário para ver o que acontecia. Tem 9 dias que está lá, a foto anexa é de hoje.

Por uns relatos, parece que falta oxigênio apesar de eu ir lá aerar algumas vezes por dia. Não tem ventilação forçada. A temperatura está controlada entre 22.5 e 25 pós dunk, não estava na colonização. Umidade tenho mantida alta, mas de manhã já peguei até por volta de 80, que é o maior periodo que fica sem borrifar. Luz de dia, apago a noite.

Em algum momento eu achei que fosse pinar, não ocorreu e estão crescendo essas "bolas" não sei como me referir a isso corretamente.

Alguma ideia, sugestão? F*deu? Espera?

Desde já, obrigado.

1690397433166.jpeg

É contaminação. Descarte.

Upvote 0
Senhores, novo na área, sem conhecimento no assunto, primeira tentativa de produção. Dei uma pesquisada no fórum e nenhum tópico/foto com o mesmo problema exatamente.

Fiz o esquema com PF Tek, com arroz triturado e vermiculita e o carimbo de esporos eu ganhei de um amigo há tempos, não sei a espécie, sei que veio de algum site que vende na net. Temperatura estava baixa e demorou bastante para colonizar, quando estava quase fechando o copo eu viajei e acabou que ficou mais de um mês no copo, quase 2, de forma que no fim ele estava todo colonizado e com um branco muito forte.

Depois de leituras aqui e acolá, tirei do copo, fiz o dunk na geladeira por quase 30 horas (menos de 30 e mais de 24hs) e coloquei no terrário para ver o que acontecia. Tem 9 dias que está lá, a foto anexa é de hoje.

Por uns relatos, parece que falta oxigênio apesar de eu ir lá aerar algumas vezes por dia. Não tem ventilação forçada. A temperatura está controlada entre 22.5 e 25 pós dunk, não estava na colonização. Umidade tenho mantida alta, mas de manhã já peguei até por volta de 80, que é o maior periodo que fica sem borrifar. Luz de dia, apago a noite.

Em algum momento eu achei que fosse pinar, não ocorreu e estão crescendo essas "bolas" não sei como me referir a isso corretamente.

Alguma ideia, sugestão? F*deu? Espera?

Desde já, obrigado.

View attachment 210858
Salve salve. Como disse o mestre @Ecuador contaminou mesmo , dry buble pela cara.
E pra que essa quantidade de pedras no fundo do terrário. Tira elas da uma limpada e deixa só um fio de água. 🙌🏻🙏🏻🍄

Upvote 0
Muito obrigado pelas respostas. Mais uma dúvida:
Isso estava contaminado durante a colonização ou é algo que acontece depois, pelo terrário, dunk, roll, manuseio ou algo do tipo? Só para tentar entender em que momento eu fiz a c@g@da e ver se evito na próxima. Qualquer dica de evitar que eu tenha feito isso de forma específica é muito bem vinda.,
Obrigado mais uma vez.

Upvote 0
Muito obrigado pelas respostas. Mais uma dúvida:
Isso estava contaminado durante a colonização ou é algo que acontece depois, pelo terrário, dunk, roll, manuseio ou algo do tipo? Só para tentar entender em que momento eu fiz a c@g@da e ver se evito na próxima. Qualquer dica de evitar que eu tenha feito isso de forma específica é muito bem vinda.,
Obrigado mais uma vez.

Na maior parte das vezes é na colonização.
Depois que já está está totalmente colonizado é mais difícil contaminar. Mesmo em um ambiente sujo.

O carimbo podia estar muito contaminado ou o frio ter dado tempo pra desenvolver o contaminante antes do micelio.

Nenhum carimbo é 100% limpo, ele só precisa de um ambiente que o cubensis possa colonizar antes de qualquer coisa.

Mas além disso você deixou o copo lá parado e fez um dunk muito longo.

Upvote 1
Saquei. Vou tentar de novo e tentar fazer mais regrado. A ideia do dunk eram 24hs, porque li que o resultado é melhor do que com 12, porém quando bateu as 24 eu não tive como fazer e acabei demorando entre 3 e 4 horas a mais do que o plano. Também vou retirar as pedrasdo terrário e vou controlar a temperatura durante a colonização para deixar mais rápido.
Quanto a estar contaminado na colonização, teria como eu ter percebido já? Porque um dos copos ficou com uma mancha preta e eu descartei de cara. E esse me pareceu bem normal, até alguns dias no terrário, ainda me parecia normal ainda. Qual seria a característica para detectar esse carinha contaminante que eu tive?

Obrigado!

Upvote 0
Saquei. Vou tentar de novo e tentar fazer mais regrado. A ideia do dunk eram 24hs, porque li que o resultado é melhor do que com 12, porém quando bateu as 24 eu não tive como fazer e acabei demorando entre 3 e 4 horas a mais do que o plano. Também vou retirar as pedrasdo terrário e vou controlar a temperatura durante a colonização para deixar mais rápido.
Quanto a estar contaminado na colonização, teria como eu ter percebido já? Porque um dos copos ficou com uma mancha preta e eu descartei de cara. E esse me pareceu bem normal, até alguns dias no terrário, ainda me parecia normal ainda. Qual seria a característica para detectar esse carinha contaminante que eu tive?

Obrigado!

Alguns são óbvios como cores pretas, verde ou assim.
Mas muitos contaminantes também são brancos.

Com a experiência você percebe pela organização do micelio, cheiro quando faz o aniversário.

Dunk eu faço de 6 a 12h, mais do que isso parece exagero. É como você afogar um ser vivo.

Se é carimbo, a chance maior é na confecção da seringa ainda.
Mais fácil usar água mineral de copinho, que é estéril.
Você pega o copinho, limpa a tampa com álcool, insere a seringa pelo alumínio e suga a água necessária nela.
Depois tira a tampa, descarta a água restante ali do lado mesmo em um copo.
Depois joga a água da seringa no copo limpo e raspa o carimbo lá dentro, suga de volta.

Só tomar cuidado pra não contaminar o copo, não encostar nada dentro dele e evitar movimentar a mão ou utensílios por cima.

Upvote 0
Back