Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Dúvidas para o primeiro cultivo!

Tibico

Hifa
Cadastrado
21/05/2016
18
7
27
Saudações Pessoal, depois de algum tempo sendo apenas um visitante em um crescente fascínio decidi fazer parte desse reino fúngico!
Depois de um tempo pesquisando e estudando bastante, reuní todos os utensílios(quase todos:D kkkk) necessários, porém ainda tenho alguma dúvidas não sanadas. Se puderem me auxiliar estarei infinitamente agradecido! Gratidão!

1-Micropore já "contaminada", é possível?Não comprei diretamente na loja, adquiri por um amigo que possuía e já havia utilizado.

2-Existem pontos estratégicos para perfurar o terrário (caixa organizadora)?
Quantidade de furos?
Cobrir somente com Micropore é suficiente?


3- Qual tipo de borbulhador é o mais indicado e como devo colocá-lo? Num recipiente aberto dentro do terrário ou direto na água no fundo, junto com a argila expandida?

3.2- O borbulhador + furos cobertos por -Micropore é suficiente para a troca gasosa? Se não, como posso resolver esse problema?

4-Quanto ao termostato qual é o mais indicado? Achei dois modelos com preços bem discrepantes( por motivos óbvios, mas gostaria de saber no que ao certo influenciaria).
Portanto, encontrei um automático de R$65,00 reais, e outro analógico por R$13,00.
Tendo em vista que passo um grande período do dia longe de casa, consequentemente longe do cultivo qual seria o mais indicado tendo a situação de só poder estar com os queridos de manhã e de noite?

Obrigado!
 
1-Micropore já "contaminada", é possível?Não comprei diretamente na loja, adquiri por um amigo que possuía e já havia utilizado.
Pensando bem, possível, é, mas a não ser que ele guardou ela destampada e deixou ela se molhar ou sujar eu não me preocuparia com isso. O micropore tem uma trama que não permite a passagem de microorganismos e você vai colar em contato com o micélio justamente o lado que fica com a cola, ou seja, não teve contato com o "ar".
2-Existem pontos estratégicos para perfurar o terrário (caixa organizadora)?
Quantidade de furos?
Cobrir somente com Micropore é suficiente?
Bom, eu acho interessante fazer furos em alturas variadas mas principalmente na altura dos frutos de forma que a corrente de ar perpasse por eles, lembrado que é interessante que os furos fiquem pelo menos de dois lados opostos do terrário, pra criar uma corrente de ar que abranja melhor o terrário. A quantidade de furos ideal é complicada, depende da temperatura e umidade do ambiente, de que elementos você vai usar no terrário e da dimensão dos furos. Meus terrário tem cerca de 14 furos de 3/8, e eu acho que é uma quantidade que funciona bem pra mim. Tem quem faça poucos furos maiores, é uma das coisas que você vai ter que descobrir o que funciona melhor pra você. Cobrir com micropore funciona bem. Em furos maiores muita gente usa polyfil (manta acrílica) e tem gente que não usa nada, por exemplo, em terrários shotgun.
3- Qual tipo de borbulhador é o mais indicado e como devo colocá-lo? Num recipiente aberto dentro do terrário ou direto na água no fundo, junto com a argila expandida?
O que nós chamamos no fórum de borbulhador na loja chamam de compressor. Primeiramente, é necessário dizer que eles não são itens indispensáveis, mas eu acho que ajudam bastante. O que eles fazem de importante é injetar ar novo no terrário constantemente e para tal, não importa exatamente se colocar ele num potinho ou no fundo, embora eu recomende que pense em colocá-lo em um local estratégico, central ou próximo de todos os bolos.
3.2- O borbulhador + furos cobertos por -Micropore é suficiente para a troca gasosa? Se não, como posso resolver esse problema?
Eu defendo muito que pelo menos uma vez ao dia, apesar de tudo, você dê uma abanada vigorosa para eliminar o ar estagnado de qualquer ponto. Isso significa chacoalhar a tampa ou abrir e abanar um leque ou coisa similar. Mas tem quem não faça isso.
4-Quanto ao termostato qual é o mais indicado? Achei dois modelos com preços bem discrepantes( por motivos óbvios, mas gostaria de saber no que ao certo influenciaria).
Nisso não posso ajudar, nunca usei um aquecedor.
 
Termostato é o mais simples que você achar, aquele de aquário, custa em torno de 40 reais.
 

Anexos

  • TERMOSTATO.jpg
    TERMOSTATO.jpg
    15.8 KB · Visualizações: 13
Só não esquece que você ira precisar do termostato com aquecedor se morar em alguma região fria, ou que a temperatura alterne muito, se na sua cidade a temperatura for de 28ºC em média você não precisa...
 
ou que a temperatura alterne muito
Isso não é um problema grave. Ao ar livre mesmo a amplitude térmica diária é bem expressiva, lembre-se do friozinho que faz no mato de madrugada e compare com o calor do sol de meio dia. Choques térmicos são ruins, mas a amplitude normal diária e gradativa não é um problema.
se na sua cidade a temperatura for de 28ºC em média você não precisa
Essa sua média está alta, hein? Pra mim o ideal pra frutificar é por volta dos 25~26°, mas abaixo disso vão bem também. Eu pessoalmente só consideraria aquecer se o ambiente se mantivesse constantemente abaixo de 20°.
 
Porque acima de 28 Cº como aonde eu moro, ele precisaria resfriar, e não aquecer...
a variação que eu falo é igual a cidade de pernambuco, já houve dias que as vezes de dia faz 33 C° e a noite 15 C°...
 
Obrigado pela ajuda pessoal:roflmao::roflmao:;), contudo, a questão do termostato. Ele pode ficar ligado o dia todo ou oferece algum risco?
 
Se for termostato pode ficar ligado o dia todo, porque ele desliga sozinho. Baste regular na temperatura desejada. (eu regulo para 21-22)
Se for apenas aquecedor (aqueles de areia), não pode ficar ligado direto (a menos que esteja frio e o aquecedor seja bem fraquinho).

Compra o maior que couber no seu terrário, dentro de uma garrafa com água ou no fundo. Termostato mais forte chega na temperatura ajustada mais rápido, se estiver calor ele desliga e se estiver muito frio ele ainda segura.

Eu uso de 60W (tem uns 25-30 cm), porque os de 100W e acima são enormes, para aquários bem grandes.
 
Back
Top