Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

dúvidas método bulk

Teux

Hifa
Cadastrado
19/08/2019
42
18
28
Pederneiras
olá pessoal, tudo bem?
ainda estou no meu primeiro cultivo, estou me preparando para o próximo.
não fiquei muito contente com a produtividade do método pftek (sou grato, porém, por ter dado certo), mas realmente esperava mais cogumelos… foram 3 flushes e 12 cogumelos…
tenho algumas dúvidas quanto ao método bulk (não sei se é assim que fala), mas me refiro àquele método em que a produtividade é alta.
pretendo usá-lo no meu próximo cultivo.
1) posso usar vermiculita em vez de fibra de coco?
2) ouvi que é necessário pasteurizar o substrato, em vez de pausterizar eu não poderia esterilizar na panela de pressão?
3) esse método somente funciona com milho ou posso utilizar farinha de arroz integral?
4) tenho 2 spawns pftek B+ sendo colonizados, eu não poderia utilizá-los? digo, ao fim da colonização, eu não poderia quebrá-los e misturá-los na fibra de coco/vermiculita?
5) em geral, como montar as camadas?

agradeço desde já pelo tempo de vocês, essa comunidade é incrível, fiquem com Deus, abraços

Olá, não sei se sei responder todas, mas...

1) Pode, mas acredito que a ideia do bulk é você misturar mais de um substrato. Se você usar só um, não sei se tecnicamente podemos chamar de bulk. Mas de qualquer forma, acho que funcione sim! Apesar de ver as pessoas usando mais a fibra mesmo.

2) Pode esterilizar na pressão, @myco_dourado e @SpiritualMind já falaram dessa técnica, mas não lembro o post. (Inclusive tenho dúvida se precisa adicionar agua ao substrato antes ou depois de esterilização

3) Até onde eu sei a tecnica bulk é mistura de grãos com substrato. Acho que se vocÊ usar PFTek, não será um bulk tecnicamente. Pode dar certo, não sei. Deve ter algum motivo de usarem grãos e não PFTek para colonizar o substrato. E você pode usar outros grãos, não só o milho. O arroz integral é um ótimo grão para spawns

4) parecido com a resposta de cima

5) Costumo colocar uns 3/4 do meu substrato na caixa, coloco todos os grãos e misturo bem tudo. Depois adiciono o resto do substrato em cima disso, a fim de proteger.

Olá, não sei se sei responder todas, mas...

1) Pode, mas acredito que a ideia do bulk é você misturar mais de um substrato. Se você usar só um, não sei se tecnicamente podemos chamar de bulk. Mas de qualquer forma, acho que funcione sim! Apesar de ver as pessoas usando mais a fibra mesmo.

2) Pode esterilizar na pressão, @myco_dourado e @SpiritualMind já falaram dessa técnica, mas não lembro o post. (Inclusive tenho dúvida se precisa adicionar agua ao substrato antes ou depois de esterilização

3) Até onde eu sei a tecnica bulk é mistura de grãos com substrato. Acho que se vocÊ usar PFTek, não será um bulk tecnicamente. Pode dar certo, não sei. Deve ter algum motivo de usarem grãos e não PFTek para colonizar o substrato. E você pode usar outros grãos, não só o milho. O arroz integral é um ótimo grão para spawns

4) parecido com a resposta de cima

5) Costumo colocar uns 3/4 do meu substrato na caixa, coloco todos os grãos e misturo bem tudo. Depois adiciono o resto do substrato em cima disso, a fim de proteger.
já coloquei arroz integral de molho aqui!
esses dois bolos vou frutificar pelo jeito pftek, não quero arriscar…
mas daqui pra frente só vou cultivar pelo bulk… tá loco é muito mais cogumelo que dá kkkkk
ontem experimentei o shakti pela primeira vez, que energia boa!
comprei fibra de coco e duas caixas de serviço, uma de 25L e outra pequena de 7L, agora vai!!!
obrigado glub

agora tenho 3 terrários! vou estocar cogu em casa kkkkkkkkkk
@GlubGlub, mudando um pouco de assunto, será que dá certo secar pela air fryer?

Cara, não sei dizer em relação a Air fryer. Já vi no YouTube e aqui as pessoas discutindo essa técnica. Eu não tenho conhecimento para saber se as propriedades do cogumelos são perdidas em contato com o calor, mas acredito que percam. Acho que dentro da Airfryer não rola, já vi técnica de deixar a Air fryer sem tampa e deixar os cogumelos próximos para pegar o ar quente, mas existem Air fryers que não ligam sem a tampa.

Dito isso, eu acho que só não tem o porquê de tentar. A desidratação é uma parte muito importante do cultivo, pois ela que garante que seus cogumelos vão durar bastante tempo. Então, prefiro optar pelo básico que funciona (24h a 48h no ventilador e depois coloco os cogumelos em um pote cheio de sílica... Sílica mesmo, e não os sachês). Você colocar ele na sílica faz com que fique cracker dry. Depois desse ponto, armazeno em um pote hermético.

já coloquei arroz integral de molho aqui!
esses dois bolos vou frutificar pelo jeito pftek, não quero arriscar…
mas daqui pra frente só vou cultivar pelo bulk… tá loco é muito mais cogumelo que dá kkkkk
ontem experimentei o shakti pela primeira vez, que energia boa!
comprei fibra de coco e duas caixas de serviço, uma de 25L e outra pequena de 7L, agora vai!!!
obrigado glub

agora tenho 3 terrários! vou estocar cogu em casa kkkkkkkkkk
@GlubGlub, mudando um pouco de assunto, será que dá certo secar pela air fryer?

Depende a air fryer, se tiver uma opção que fica uns 80 graus celsius dá pra usar sim.

Eu uso um desidratador que eu comprei da china sempre no máximo, acho que eh 70 graus.

Cara, não sei dizer em relação a Air fryer. Já vi no YouTube e aqui as pessoas discutindo essa técnica. Eu não tenho conhecimento para saber se as propriedades do cogumelos são perdidas em contato com o calor, mas acredito que percam. Acho que dentro da Airfryer não rola, já vi técnica de deixar a Air fryer sem tampa e deixar os cogumelos próximos para pegar o ar quente, mas existem Air fryers que não ligam sem a tampa.

Dito isso, eu acho que só não tem o porquê de tentar. A desidratação é uma parte muito importante do cultivo, pois ela que garante que seus cogumelos vão durar bastante tempo. Então, prefiro optar pelo básico que funciona (24h a 48h no ventilador e depois coloco os cogumelos em um pote cheio de sílica... Sílica mesmo, e não os sachês). Você colocar ele na sílica faz com que fique cracker dry. Depois desse ponto, armazeno em um pote hermético.
entendi, encomendei sílica
ontem fui borrifar água destilada no terrário inflável e acabou pegando nos cogumelos bebês
ouvi um youtuber famoso dos EUA dizendo que isso pode estimular abortos, vivendo e aprendendo!
não sabia também que, ao fazer carimbo de esporos, o certo é deixar secando depois. Eu não deixei da última vez, coloquei os esporos numa seringa com mel e água destilada e deixei na geladeira, vamos ver no q dá

Depende a air fryer, se tiver uma opção que fica uns 80 graus celsius dá pra usar sim.

Eu uso um desidratador que eu comprei da china sempre no máximo, acho que eh 70 graus.
tem essa opção sim!
como que eu faria? deixaria a bandeja semi aberta?
poderia colocar grandes quantidades?
eu já encomendei sílica, mas é bom ter um método alternativo

entendi, encomendei sílica
ontem fui borrifar água destilada no terrário inflável e acabou pegando nos cogumelos bebês
ouvi um youtuber famoso dos EUA dizendo que isso pode estimular abortos, vivendo e aprendendo!
não sabia também que, ao fazer carimbo de esporos, o certo é deixar secando depois. Eu não deixei da última vez, coloquei os esporos numa seringa com mel e água destilada e deixei na geladeira, vamos ver no q dá

tem essa opção sim!
como que eu faria? deixaria a bandeja semi aberta?
poderia colocar grandes quantidades?
eu já encomendei sílica, mas é bom ter um método alternativo
Não entendi o porque de deixar a bandeja semi aberta.

Não, soh o que couber na bandeja, e não pode empilhar. E o ideal ainda seria se fossem cortados ao meio verticalmente.

Não entendi o porque de deixar a bandeja semi aberta.

Não, soh o que couber na bandeja, e não pode empilhar. E o ideal ainda seria se fossem cortados ao meio verticalmente.
eu também não sei ao certo o porquê, o que eu ouvi falar foi que, se deixar fechado, há risco de fritar o cogumelo, fazendo com que ele perca suas propriedades, mas é só o que ouvi falar, você deve saber melhor que eu.
normalmente você deixa fechado?

Pq tem Air fryers que a temperatura mínima são muito altas. Nem todas tem uma temperatura aceitável. Então as pessoas deixavam sem a tampa e aproveitavam do ar quente (que não seria tão quente) para desidratar. Mas enfim, não entendo dessa técnica e nunca fiz. Sempre opto por ventilador e silica

Back