Teonanacatl

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

Dúvidas Contaminação: cheiro de leite azedo!

Guru

Hifa
Cadastrado
16/11/2015
Mensagens
2
Reputação
0
Pontos de reações
5
Pontos
7
Bom dia pessoal, em meu primeiro cultivo, cometi o erro de utilizar álcool 92%, beleza, começou a colonizar e tal, no entanto, estagnou e não ia mesmo, abri os buracos para respirar com micropore, senti um forte cheiro de leite azedo e desconfiei de contaminação bacteriana, quatro dias depois dos buracos o micélio parece estar mais forte e voltando a crescer, queria saber se mesmo assim com esta suspeita é seguro consumir o fruto futuro caso o micélio venha a vencer a suposta contaminação, se compensa enterrar estes potes e tal... muito obrigado!
 
Última edição:

Ecuador

Artífice esporulante
Membro da Staff
Cultivador Confiável
Cadastrado
22/12/2007
Mensagens
8,840
Reputação
85
Pontos de reações
20,719
Pontos
98
é seguro consumir o fruto futuro caso o micélio venha a vencer a suposta contaminação

Se o micélio vencer a contaminação e frutificar é seguro consumir os frutos.

Mas o prognóstico nesses casos em que o meio azeda (o que geralmente indica a proliferação de bactérias) não é otimista.
 
Upvote 0

Mortandello

Mortandello Himself
Cultivador Confiável
Cadastrado
01/11/2005
Mensagens
6,913
Reputação
22
Pontos de reações
6,108
Pontos
98
seguro se voce fizer um chá. nao consuma-os crus nao!
 
Upvote 0

Guru

Hifa
Cadastrado
16/11/2015
Mensagens
2
Reputação
0
Pontos de reações
5
Pontos
7
Envio boas energias para que eles possam recuperar-se, estava desacreditando já e fui pegar hoje pra enterrar onde tinha uma mangueira há algum tempo e fui surpreendido pelas condições do micélio, bonito e voltando a colonizar, tinha dois buracos em cada um somente, abri mais para respirarem melhor, pode ser uma bactéria que não se da bem com oxigênio :feliz: (não li nada sobre as comuns se é que tem rsrs)
Enfim, vou mantê-los no copo mais algum tempo para ver o que acontece e, se por acaso estagnar novamente enterrá-los-ei.
Muito obrigado pelo conhecimento.
 
Upvote 0
Top