Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Dúvida

log_22

Cogumelo maduro
Cadastrado
17/04/2011
31
48
31
Olá pessoal, essa é minha primeira tentativa de cultivo, estou fazendo ele em substrato de milho e após uma semana começou a aparecer leves nuvenszinhas, mas o que ta me deixando encucado é que tem um ponto ou outro preto no milho vou deixar as fotos ae, tentem me dar uma ajuda, eu acho que esses pontinho estavam antes mesmo do micélio começar a crescer.

OBS: Na terceira foto da pra ver bem o ponto que estou falando.

Picture0001.jpgPicture0002.jpgPicture0003.jpgPicture0004.jpgPicture0005.jpg
 
as fotos estao bem ruins mas nao parece ser contaminaçao...
tire fotos melhores pra podermos avaliar a situaçao...
 
Upvote 0
Sim, foram tiradas da webcam pois não achei a máquina, talvez mais tarde eu coloque melhores, mas ta me encucando muito essas manchinhas. Se puderem fazer um esforço pra tentar enxergar agradeço, se não der ta blz tb vou tentar tirar fotos melhores. Desde já, obrigado.
 
Upvote 0
amigo com todo respeito, e vc que tem que se esforçar pra colocar fotos com melhor qualidade...
 
Upvote 0
Amigo tchescko, você tem razão, mas o que eu quis dizer é pra tentarem fazer uma forcinha identificar, to com um medo desgramado de ser inicio do duende verde, é só uns pontinhos preto, da pra ver ruim, mas da nas fotos, se alguem tiver uma segunda opnião to no aguardo, ainda sim, muito obrigado tchescko me tranquilizou bastante. Vou tentar tirar umas fotos mais claras :cool:
 
Upvote 0
Amigo tchescko, você tem razão, mas o que eu quis dizer é pra tentarem fazer uma forcinha identificar, to com um medo desgramado de ser inicio do duende verde, é só uns pontinhos preto, da pra ver ruim, mas da nas fotos, se alguem tiver uma segunda opnião to no aguardo, ainda sim, muito obrigado tchescko me tranquilizou bastante. Vou tentar tirar umas fotos mais claras :cool:

Tentaremos depois que você se esforçar e por uma foto com melhor qualidade!

Procura direito que você acha. Estamos aguardando. :)
 
Upvote 0
Olha agora tirei as fotos com meu celular, não sei se melhorou ou não, tentem enxergar, coloquei o zoom num dos pontinhos pretos

IMG0038A.jpgIMG0039A.jpgIMG0040A.jpgIMG0041A.jpgIMG0042A.jpgIMG0043A.jpgIMG0044A.jpgIMG0045A.jpg
 
Upvote 0
Tem uma contaminação na foto 4. Atrás do bolo. :roflmao:

Eu não me precipitaria tanto assim, @log_22, a colonização nem começou.

Se os pontos se alastrarem...recomeçe e coloque os frascos contaminados bem longe para não espalhar.

Tá meio problemático esse seu bolo aí... O milho tá muito solto, qualquer mexida fora de hora pode danificar o micélio.

o_O
 
Upvote 0
Obrigado, @RainSpirit... Mas eu fiz tudo certinho, eu acho que ele deitou uma vez, mas mesmo assim a colonização começou depois disso normalmente, depois de uma semana...

E além disse qual o tempo certo para se mexer o frasco ?

OBS: Só fui enteder a piada tempos depois :roflmao:
 
Upvote 0
Se você diz que a colonização começou normalmente, então tudo bem. Se a contaminação for bem pequena, o micélio vai engoli-la.

Para agitar, bem de leve, quando o milho estiver já bem colonizado. Somente para dar uma acelerada no processo.
 
Upvote 0
esses pontinhos são normal num país com controle bueno...
aqui tb tinha mas ja estavam antes da esterilização e dps de parte esterilização fracionada ficaram mais aparentes ainda
mas se vc completou ela certinho acho dificil contaminar
ta colonizando ainda?
 
Upvote 0
Ta colonizando sim, aqui já estava também, mas é normal o micélio que sair exclusivamente desses pontinhos ser verde ?
 
Upvote 0
Ta colonizando sim, aqui já estava também, mas é normal o micélio que sair exclusivamente desses pontinhos ser verde ?
Sim, se estiver contaminado! ;)
Me aconselha a esperar um pouco, ou enterrar logo ? Eu to querendo tirar um pedaço de micélio bom para tentar clonar, me corrija se falei alguma bobagem
Se for abrir esse negócio certifique-se de fazer em uma área que você não vai cultivar (eu faço isso ao ar livre), e tenha cuidado porque estes esporos do fungo verde se espalha muito facilmente no ar! O mais correto é enterrar isso ai, mas você pode tentar retirar a parte sadia e inocular em esterco pasteurizado por exemplo.

Eu não utilizo o termo clonagem para fazer transferencia de micélio. Utilizo-o dentro da micologia apenas para me referir à obtenção de uma cepa pura retirada do tecido de um cogumelo.
 
Upvote 0
Sim, se estiver contaminado! ;)

Se for abrir esse negócio certifique-se de fazer em uma área que você não vai cultivar (eu fao isso ao ar livre), e tenha cuidado porquê estes esporos do fungo verse se espalha muito facilmente no ar! O mais correto é enterrar isso ai, mas você pode tentar retirar a parte sadia e inocolar em esterco pasteurizado por exemplo.

Eu particularmente não utilizo o termo clonagem para fazer transferencia de micélio. Utilizo-o dentro da micologia apenas para me referir à obtenção de uma cepa pura retirada do tecido de um cogumelo.

Vou seguir o seu conselho, vou esperar só mais uns dois dias, se não ocorrer um milagre é caixão e vela preta
 
Upvote 0
Gente quando ia jogar fora o pote percebi que o micélio branquinho ta crescendo muito rápido e está engolindo os verdinhos
 
Upvote 0
Gente quando ia jogar fora o pote percebi que o micélio branquinho ta crescendo muito rápido e está engolindo os verdinhos

log,
Se por acaso esse micélio engolir esse ponto verde vc pode ate usar esse copo para ver noque dá.
sendo que se fosse eu nao misturaria ele com os outros caso vc fosse montar um casing, quando vc for quebrar os bolos pode passar a contaminação pros outros copos. lembre-se que os esporos verdes ainda tão lá
 
Upvote 0
Back
Top