- 07/05/2020
- 104
- 15
Pessoal, é minha primeira vez cultivando. Preparei 6 copos com bolos PF-TEK hoje, mas como minha panela de pressão é pequena tive que esterilizar somente 3 copos primeiro. Logo irei esterilizar o restante, só estou esperando a primeira leva esfriar dentro da panela.
Ainda não preparei minha seringa com esporos
e li em algum lugar que é necessário deixar a seringa por 24 horas horas na geladeira antes de inocular. Confere? Quero saber isso porque caso não seja necessário esse período na geladeira eu já iria preparar minha seringa com esporos para inocular os 6 copos hoje mesmo logo quando os copos com substrato esfriassem. Fico pensando, se tivesse que esperar 24 horas pelas seringa na geladeira teria que deixar os bolos esterilizados separados em algum lugar e isso traria algum risco de contaminação...
Enfim... São dúvidas de um iniciante. Creio que alguém possa me dar um auxílio. Agradeço desde já aos que tomarem seu tempo para me ajudar.
Ainda não preparei minha seringa com esporos

Enfim... São dúvidas de um iniciante. Creio que alguém possa me dar um auxílio. Agradeço desde já aos que tomarem seu tempo para me ajudar.