Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Dúvida sobre inoculação

Xaixoi

Hifa
Membro Ativo
07/05/2020
104
6
Pessoal, é minha primeira vez cultivando. Preparei 6 copos com bolos PF-TEK hoje, mas como minha panela de pressão é pequena tive que esterilizar somente 3 copos primeiro. Logo irei esterilizar o restante, só estou esperando a primeira leva esfriar dentro da panela.

Ainda não preparei minha seringa com esporos 😓 e li em algum lugar que é necessário deixar a seringa por 24 horas horas na geladeira antes de inocular. Confere? Quero saber isso porque caso não seja necessário esse período na geladeira eu já iria preparar minha seringa com esporos para inocular os 6 copos hoje mesmo logo quando os copos com substrato esfriassem. Fico pensando, se tivesse que esperar 24 horas pelas seringa na geladeira teria que deixar os bolos esterilizados separados em algum lugar e isso traria algum risco de contaminação...

Enfim... São dúvidas de um iniciante. Creio que alguém possa me dar um auxílio. Agradeço desde já aos que tomarem seu tempo para me ajudar. :)
 
li em algum lugar que é necessário deixar a seringa por 24 horas horas na geladeira antes de inocular

É bom, mas nao é necessario. Eu msm n deixo hidratando de um dia pro outro.

E vc pode deixar os copos esfriando fora da panela, num ambiente limpo.
 
Não precisa por na geladeira e nem deixar hidratando.
Já fiz dos dois jeitos e deu na mesma.

Só vai na geladeira se for guardar por mais de alguns dias ou estiver muito quente.

A gente acaba recomendando porque é algo sem custo que pode auxiliar em carimbos velhos, talvez.

Os copos precisam estar bem fechados com fita e lembra de limpar o alumínio com álcool antes de inocular.
Também não esquece de "flambar" a seringa, principalmente se vai trabalhar com 2 levas de esterilização.
 
Sei que tá respondido já ... mas só pra confirmar...
Li em algum lugar que é necessário deixar a seringa por 24 horas fora da geladeira antes de inocular. Confere?
Simplificando não tem problema tirar da geladeira direto para inocular ?
Não faz sentido né porque no próprio bolo os esporos podem voltar a temperatura ambiente.
 
Sei que tá respondido já ... mas só pra confirmar...
Li em algum lugar que é necessário deixar a seringa por 24 horas fora da geladeira antes de inocular. Confere?
Simplificando não tem problema tirar da geladeira direto para inocular ?
Não faz sentido né porque no próprio bolo os esporos podem voltar a temperatura ambiente.

A necessidade de misturar os esporos junto com água é para que ele seja hidratado - os esporos tendem a se reunir em cachos naturalmente por conta de questões de estática e microestrutura. A água tende a separá-los e deixar o goticulamento uniforme em quantidade total de esporos por volume.

Em suma, se sua seringa tem mais de 24hrs, tanto faz se ela vem do frio ou da temperatura ambiente. Basta não inocular um substrato que ainda esteja quente, o que pode matar os esporos.
 
Back
Top