Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Dúvida sobre condição atual em cultivo de Shimeji

Iupiter

Hifa
Cadastrado
10/12/2015
6
8
42
Olá pessoal.
Primeiramente parabéns pela comunidade no forum! Já aprendi muita coisa e espero poder ajudar também.
Eu comecei um cultivo de shimeji, segui o seguinte procedimento:
  1. Comprei Shimeji no mercado
  2. Esterilizei potes e utensílios para poder tirar pequenos pedaços de dentro do shimeji, a parte branca interior
  3. Separei borra de café fresca, recém feita.
  4. Coloquei a borra dentro do pote e esterilizei
  5. Com tudo pronto coloquei pequenos pedaços cortados da parte interior do Shimeji no pote com borra de café, tampei e coloquei filtro de café em volta para não ficar aberto.
Fiz no dia 6, hoje é dia 10 e os pedaços do shimeji cresceram em volume, apresentando um corpo todo branco, seriam os micélios? No entanto, não estou vendo se elas se expandiram para a borra do café em sí.. me parece que do jeito que está poderia ter ficado também sem borra de café..
Mando a foto em anexo, será que ainda vai "consumir" a borra de café e crescer?

Obrigado,
abraços!
 

Anexos

  • foto pote shimeji.jpg
    foto pote shimeji.jpg
    47.6 KB · Visualizações: 38
Primeiramente, de onde tirou que ele iria colonizar café puro?
 
eu tirei daqui:
rsrsrs furada?
Opa, eu não conhecia essa técnica. Daqui a pouco vejo o vídeo quando eu tiver um tempinho. Mas se você seguiu um tutorial certinho, está ótimo, porém o micélio da foto não parece nem um pouco afim de colonizar esse café. Como faz só dois dias, dê tempo a ele e nos mantenha atualizado. Se depois que eu vir o vídeo eu tiver alguma ideia, volto a encher o saco. ;)
 
Oi, pois é.. vou esperar mais uns dias para ver o que acontece..
se até domingo nada acontecer eu vou jogar pedaços de papel e serragem para ver no que que vai dar rsrsrs
matenho vocês atualizados! obrigado
 
Ah, vi o vídeo. A falta de esterilidade com que ele trabalha me deu uma incomodada braba, ele 'esterilizando' as coisas com álcool e trabalhando sem luvas, com as unhas sujas.
Enfim, eu já vi o que você fez de errado. Ele coloca o filtro de café junto com a borra, provavelmente porque o micélio de Shimeji se alimenta de celulose.
O que dá pra você tentar é ferver por 20 minutos um filtro de café, deixar esfriar e picotar ele, jogar por cima e dar uma chacoalhada. Higiene!!!
 
Olá @Malahov obrigado! ótima análise!
Mas então você acha que o café serve para alguma coisa? porque tem gente que faz spawn com papelão puro né? então acaba que o que vale mesmo é a celulose e não o café rssrrs o que acha ?
Bizarro que tem uma empresa que usa resíduo de café para seus cogumelos! será apenas marketing?

aqui:
e aqui

vou fazer o que disse e mando notícias! obrigado!!
 
Mas então você acha que o café serve para alguma coisa? porque tem gente que faz spawn com papelão puro né? então acaba que o que vale mesmo é a celulose e não o café rssrrs o que acha ?
Problema é que não entendo nada do cultivo de comestíveis, mas nós também acrescentamos borra de café ou café em nossos cultivos portando é um aditivo nutritivo que agrada o micélio e provavelmente o mesmo ocorre com shimeji. Só que o shimeji aparentemente não consegue se expandir e colonizar o café, embora ele provavelmente se nutra dele. Um problema é que o café contamina muito fácil, principalmente quando é usado como no vídeo, sem pasteurização.
 
Entendi!
Hoje mesmo vou fazer esse procedimento e vamos torcer! rsrsrs esse final de semana vou fazer mais testes com outros substratos e mostro para vocês..
obrigado pela ajuda!
abração
 
Shimeji é decompositor de madeira, ele até coloniza madeira, palha e borra de café ambos puros, mas so se a umidade estiver adequada. O recomendado seria transferir para grãos e depois inocular a borra com uma pequena quantidade de spawn.
 
Olá pessoal, boas notícias!
Depois de 7 dias o Shimeji começou a colonizar o café puro.. porém bem lentamente.. vou postar as fotos para vocês acompanharem.
creio que em alguns dias vai colonizar o papelão também.. porém está MUITO QUENTE e não tenho controle de umidade e nem temperatura.. então está na mão de Deus rsrsr
mando foto em breve para vocês! obrigado pela ajuda!
abs
 
porém bem lentamente..
Shimeji é colonizador moderadamente rapido, a velocidade pode esta relacionado a disponibilidade de oxigenio, eu por exemplo ultilizo sacos PP com chumaço de acrilon na boca do saco. No cultivo comercial é ultilizado sacos PEAD com filtros tyvek.
 
Back
Top