Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Dúvida (relativamente simples) sobre o micélio

• Criador do tópico Criador do tópico ycrf
  • Data de início Data de início

ycrf

Cogumelo maduro
Cadastrado
03/10/2008
38
58
Olá
To sem condições pra postar fotos, mas assim
Estou com 2 copos a colonizar, a aproximadamente 1 mes.
A colonização foi lenta, nao tenho condições (pais) pra instalar uma incubadora adequada.

O copo colonizou quase tudo, alguns pontos (se vê micelio forte e branco em cerca de 70% num copo e 90% no outro) do substrato em si ainda sao visiveis, estou esperando eles sumirem, dai vou dar mais um tempo antes de abrir pra deixar os cogumelos crescerem, pra evitar problemas.

Gostaria de saber se o micélio coloniza a "tampa de vermiculita" , uma camada de vermiculita que eu coloquei em cima pra evitar contaminantes.
E se ele coloniza a parte de baixo do copo, nao sei se dá pra entender, mas é a parte que toca o chao da incubadora improvisada, essa camada de vermiculita eu criei para que o bolo saisse melhor do copo quando fosse pinnar.

Se puderem me responder se há colonização nas camadas tanto de baixo como de cima de vermiculita, eu agradeço!

Coloniza sim cara...de uma forma mas lenta, mas coloniza

eu pessoalmente nao vejo a necessidade d esperar a parte da vermiculita
de baixo e em cima do copo ser colonizada.:pos:
um dia esperei para q isso acontecesse, e vi q so estava perdendo tempo:cool:

Upvote 0
Não, essas camadas nao são colonizadas.
Se acontecer, só vai acontecer no terrario mesmo.

Upvote 0
O micélio se estende sim pela camada de vermiculita, e no pote, antes de colocar no terrário.

Nas vezes em que vi acontecer a colonização já estava bem adiantada, quase no final, como no seu copo. E a camada de vermiculita parecia úmida em alguns pontos.

Upvote 0
No caso ele quer saber se é necessario esperar a colonizaçao do selo superior e inferior de vermiculita.
E eu repito que não, isso nao é necessario.
Ou eu corto meus anos de experiencia e jogo no lixo.

Não é preciso esperar, realmente.

Mesmo porquê a camada de vermiculita não tem material orgânico.

Upvote 0
Se for pra esperar alguma coisa colonizar, espera o miolo do bolo colonizar...

Upvote 0
Obrigado pelas respostas, pessoal.

Como eu sei quando a parte do meio do bolo está toda colonizada??

to postando fotos dos meus 2 bolos ai pessoal (desde já peço desculpas pela qualidade, e tem alguns pontos nas fotos que parecem contaminação, mas não são, são pedaços do substrato ainda não colonizados que pelo angulo e por estar fora do foco, confunde rs)

Bolo 1:
sdc14860.jpg
(só falta isso pra colonizar, o selo de vermiculita foi todo tomado já pelo micélio) :eek:
sdc14862.jpg sdc14863.jpg

Bolo 2: (esse bolo eu acho que tá 95% tomado pelo micélio, aquela camada ali embaixo, é o selo de vermiculita, eu coloquei muita vermiculita embaixo, acho que uma tem uma camada de 5 cm ali).
sdc14872.jpg sdc14873.jpg sdc14875.jpg

Voces acham que está na hora de colocar pra pinnar ?
Faz mal colocar o bolo 2 pra pinnar já? Mesmo que a vermiculita nao esteja colonizada?

Upvote 0
Back