Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Dúvida - Precauções para aniversário de monotube

Kaedere

Hifa
Cadastrado
30/07/2020
48
9
22
Olá, amigos.

Acabei de colocar esse monotube (não tenho certeza se posso chamar assim) pra aniversariar.

E pra ser bem direto, queria saber o que eu posso esperar de pior.

Bem, por causa do meu jeito de querer improvisar as coisas e ficar usando materiais de baixa qualidade, eu tinha decidido não ficar postando nada até que eu chegasse na etapa final de colher os cogumelos.

Esse aí é uma mistura de (esterco de galinha + pó de serra) com (spawn de milho), e pra ser sincero eu não esperava que ficasse tão saudável, pelo menos oq me parece estar.

Isto posto, junto ao fato que já estou numa das últimas etapas e por todas as outras que eu passei, queria poder por o pé no chão, perder um pouco das expectativas e saber:
Caso houver um problema, qual seria ou seriam o mais comum de se esperar?
Como me precaver caso o pior venha a acontecer?

Enfim, é isso.
Não queria ficar enchendo o saco de vocês, mas também se cheguei aqui foi muito graças à ajuda que recebi no fórum e queria poder fazer o meu melhor, ou ao menos não vacilar, nessa reta final.

(P.S. perdão pelas fotos meio bosta, foram as únicas que eu tirei)

Falei, falei, mas não dei nenhum contexto.

1- Notei que tem um único ponto (cerca de 5mm à 3mm de diâmetro) no fundo do pote colado com o plástico. Um pouco amarelo/verde e mais escuro, claramente uma contaminação mas nada que realmente preocupe. Está bem localizado e contido, o resto parece estar 100% saudável.

2- O overlay (camada superior) eu esquentei por 7 minutos no microondas e coloquei com colher estilizada com álcool, mas logo depois manuseei sem saber se a mão estava limpa e borrifei água da torneira.
Tive um relapso em pensar que pelo fato do micélio estar bem estabelecido, não deveria tomar tantos cuidados.

Mas pensando cá comigo, não tenho certeza se isso é realmente verdade, e na real, esta tem sido a minha maior fonte de preocupação.

Em suma: Mexi e taquei água da torneira, que mal eu posso esperar?
 

Anexos

  • 20210404_163531.jpg
    20210404_163531.jpg
    110.7 KB · Visualizações: 23
  • 20210404_163555.jpg
    20210404_163555.jpg
    277.3 KB · Visualizações: 23
Conclusão:

Deu certo. Consegui tirar duas rodadas. Foram dois cogumelos gigantes.
Nascia um por vez e cada um dava 4 gramas.

1 - Poderia ter borrifado muito menos.

Depois que eu parei de borrifar a umidade continuou boa e os cogumelos iam mais saudáveis.

2 - Nasceram no fundo do pote

Tive que virar o bolo ao contrário. Só aí começaram a nascer.
O overlay e/ou a iluminação não funcionaram.
 
Que legal, tbm montei monotubes pequenos em meu cultivo. Chamo eles de minitubes.
É meu primeiro cultivo. Da foto 50% está contaminado. Foi muito bom o fato de ter feito vários. Deu pra pegar muita experiência com o cultivo
 

Anexos

  • imagem_2022-12-20_145039631.png
    imagem_2022-12-20_145039631.png
    1.4 MB · Visualizações: 9
Back
Top