Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

[Dúvida] Ponto pré-pinning

Prisiconauta

Primórdia
Membro Ativo
29/03/2018
397
20
31
Bom dia!!

Sempre fiquei na dúvida sobre o ponto ideal do casing no estágio pré-pinning, procurei mt algum parâmetro na interneuta mas minhas buscas não foram muito satisfatórias...

Ontem coloquei 3 bandejas no terrário que ficaram 5 dias na incubadora a 27°C - 28°C. Em anexo a foto de como estavam.

Dúvida 1: Pela foto eu deveria ter esperado o micelio cobrir mais? Ou cobrir menos (se isso for quase um overlay)?

Não fiz o processo de cobrir com mais vermiculita os pontos de micélio que apareceram primeiro na superfície (re-casing).

Minha preocupação com contaminação beira a paranóia :p... e como seria inviável na semana refazer o ambiente estéril que preparo para mexer com os cogus, fiquei com receio de ficar abrindo e manipulando as bandejas no ambiente do meu quarto (onde está a incubadora, bem como roupas e outras tralhas pessoais cheias de contaminantes).

Aí está a dúvida 2: Nesse estágio o casing é ainda tão sensível à contaminação, como no período de incubação? Em outras palavras: preciso msm dessa paranóia com limpeza nesse estágio ou eu poderia manipulá-las no meu quarto de boas? (limpo, claro, mas com todas as coisas dentro dele)

Dúvida 3: Perco muita qualidade se não fizer o re-casing?

Gradicida desde já :)
Esse fórum é incrível!
 

Anexos

  • 20180428_142232.jpg
    20180428_142232.jpg
    857.1 KB · Visualizações: 145
Em geral só é suscetível a contaminação o substrato que tiver nutrientes e ainda não tiver sido colonizado. A vermiculita é estéril, portanto não precisa estar completamente coberta.

Entretanto, quebrar o spawn para fazer o casing deixa parte dos grãos à mostra. Desde que esteja tudo adequadamente coberto por vermiculita, a tendência é que apenas o cubensis se desenvolva.

O ideal seria aplicar primeiro uma camada fina de vermiculita, esperar o micélio cobrir tudo, reaplicando onde necessário para ficar uma camada mais ou menos uniforme, e só depois colocar no terrário. Uma vez que você dá condições ao micélio, a prioridade passa a ser frutificar e não colonizar, e essa vermiculita não colonizada irá ficar solta.

Os casings da foto parecem promissores, embora não dê para identificar na foto se já há pins ou nós hifais. Qualidade não vai perder, mas talvez quantidade se o micélio não pinar naqueles pontos onde só há vermiculita.

E melhor fazer tudo isso na cozinha. Além de melhorar a assepsia, o cultivo vai soltar umidade e esporos de cubensis, que por mais que não seja um patógeno, não é uma boa idéia se expor tanto.
 
Obrigada pelas informações, Kal-hifa (curti o trocadalho hehe)

O ideal seria aplicar primeiro uma camada fina de vermiculita, esperar o micélio cobrir tudo, reaplicando onde necessário para ficar uma camada mais ou menos uniforme, e só depois colocar no terrário. Uma vez que você dá condições ao micélio, a prioridade passa a ser frutificar e não colonizar, e essa vermiculita não colonizada irá ficar solta.

Pelo que entendi então vc faz o casing normal, com uma camada fina de vermiculita, espera dar quase um "overlay", coloca mais uma camada de vermiculita por cima e espera mais uns dias pra colocar no terrario?

Então é melhor esperar que tenha mais micelio do que vermiculita na superficie do casing antes de colocá-los para frutificar, certo?

Sempre deixo mais areas de vermiculita na superficie e poucos pontos de micelio por medo de overlay... mas entao acho que devo fazer o contrario ne?

Os casings da foto parecem promissores, embora não dê para identificar na foto se já há pins ou nós hifais. Qualidade não vai perder, mas talvez quantidade se o micélio não pinar naqueles pontos onde só há vermiculita.

Ainda não há pins, hj é o terceiro dia que estao no terrario, e os pins costumam aparecer entre os dias 5 e 7... vou torcer para serem bandejinhas produtivas. No próximo casing que eu fizer melhoro esse ponto.
 
Põe uma camada fina e se o micélio quiser "sair" por algum ponto antes de colonizar o restante da camada mais ou menos por igual, cobre este ponto com mais um pouco de vermiculita. Quando colonizar o restante e estiver tudo mais ou menos por igual coloca no terrário com mais uma polvilhada de vermiculita por cima.

Não precisa esperar toda a vermiculita desaparecer debaixo de micélio, só estar colonizada o suficiente para estar bem presa ao restante.

O micélio cobrir tudo não é overlay. Overlay é outra coisa, que não a colonização normal, e é bem raro de acontecer.
 
Vou acompanhar este tópico, estou voltando com um PF mas pretendo logo preparar um casing. Informativo este tópico..
 
Fiquei curioso para ver a continuidade.
 
Back
Top