Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Dúvida: não achei fibra de coco e nem turfa para comprar. O que usar?

Xaixoi

Hifa
Membro Ativo
07/05/2020
104
6
Estava tentando seguir esse tutorial que achei na biblioteca, mas não encontrei fibra de coco e muito menos turfa na minha cidade. Andei pesquisando na biblioteca outros tipos de materiais para a camada do meu casing, mas estou confuso.

Como posso substituir a fibra de coco e a turfa? 🙁

Agradecido!
 
Pode fazer só com vermiculita ou
60~70% Vermiculita e húmus (já testei).

Tem diário com palha aqui no fórum.

Mas é bem comum ter pó de coco nas floriculturas, as vezes é só o nome a dificuldade.
Turfa não acha mesmo.

Então, ao invés de pó de coco a dona da floricultura me disse que ela usava pó de xaxim, será que serve?

Eu andei a cidade inteira, fui em vários lugares, mas não achei esse tal de pó de coco ou fibra de coco. Em um lugar lá achei uma tal de "fibra vegetal", mas não sabia de qual vegetal se tratava então não comprei.
 
Última edição:
Cara, achei húmus. Posso usar vermiculita e húmus? Moro em uma região relativamente quente.
 
Pode sim, eu usava na proporção de 30-40% humus.
O único cuidado é não deixar muito úmido ou compactar.


----

Alias, se não me engano o xaxim é proibido vender e foi substituído por pó de coco, as vezes é isso que ela usa.
 
Última edição:
Então, ao invés de pó de coco a dona da floricultura me disse que ela usava pó de xaxim, será que serve?

Eu andei a cidade inteira, fui em vários lugares, mas não achei esse tal de pó de coco ou fibra de coco. Em um lugar lá achei uma tal de "fibra vegetal", mas não sabia de qual vegetal se tratava então não comprei.

Parceiro, Xaxim está em extinção exatamente por esse tipo de comercialização e uso.

Provavelmente a fibra vegetal pode ser utilizada, já que as fibras no geral são não nutritivas (na verdade deve ser coco mesmo).
 
Xaxim está em extinção exatamente por esse tipo de comercialização e uso.


Hoje em dia é bem difícil achar xaxim.

Talvez essa floricultura esteja chamando outro produto de xaxim.
 
Pode sim, eu usava na proporção de 30-40% humus.
O único cuidado é não deixar muito úmido ou compactar.


----

Alias, se não me engano o xaxim é proibido vender e foi substituído por pó de coco, as vezes é isso que ela usa.

Beleza! Muito obrigado pela ajuda, Texugo! Irei aplicar o método.

Um grande abraço!
Parceiro, Xaxim está em extinção exatamente por esse tipo de comercialização e uso.

Provavelmente a fibra vegetal pode ser utilizada, já que as fibras no geral são não nutritivas (na verdade deve ser coco mesmo).

Certo! Eu sabia dessa informação meio superficialmente, nem imaginava que estava em extinção. Com certeza não utilizarei.

E muito obrigado. Acho que utilizarei com húmus e vermiculita mesmo. Mas um dia poderei tentar com essa tal fibra vegetal.

Agradeço sua resposta. Abração!
Hoje em dia é bem difícil achar xaxim.

Talvez essa floricultura esteja chamando outro produto de xaxim.

E não foi só em um estabelecimento não. Foram dois no mínimo.

Não sei do que se trata mesmo, mas nem farei uso, em primeiro lugar pela implicação ética e por último pela procedência duvidosa do material.

Abraço!
 
Olá Xaixoi,
Aqui em brasilia é facil comprar turfa. Se alguem precisar de turfa, farelo de casca de coco ou perlita, pode entrar em contato. Posso fazer esse tramite. Boa sorte a todos nos cultivos!
 
Olá Xaixoi,
Aqui em brasilia é facil comprar turfa. Se alguem precisar de turfa, farelo de casca de coco ou perlita, pode entrar em contato. Posso fazer esse tramite. Boa sorte a todos nos cultivos!

Muito obrigado, amigo! Entrarei em contato se precisar. Grande abraço!
 
Já tentou em growshop? No Mercado Livre também tem, procura lá pra você saber como é. Fibra de coco é bom pois é dificil contaminar e é inerte, já os outros precisa ter um cuidado maior com esterilização pra usar de substrato.
 
Já tentou em growshop? No Mercado Livre também tem, procura lá pra você saber como é. Fibra de coco é bom pois é dificil contaminar e é inerte, já os outros precisa ter um cuidado maior com esterilização pra usar de substrato.

Então, acabei dando preferência para estabelecimentos aqui da minha cidade mesmo, mas eis uma possibilidade.

Valeu!
 
Fala pessoal, boa noite !!
Estou interessado em iniciar meu próprio cultivo de cogumelos, e gostaria de saber, o solo carolina soil 2 (Composição segundo o fabricante : Turfa de sphagnum, vermiculita expandida, calcário dolomitico, gesso agrícola e fertilizante NPK (traços).)
Estou com uns sacos desse substrato sobrando e se pudesse aproveitar seria o canal pra mim...
Vlw pessoal , só força.
 
Back
Top