Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

[Dúvida] - Contaminação Cobweb

Screwston

Primórdia
Cadastrado
18/12/2019
6
22
32
Bom Dia Pessoal,

Passei quase uma década sem acessar a medicina. Recentemente eu fiz um bolo de PFTEK, , farinha arroz integral e vermiculita.Porém um determinado bolo se destacou em questão de quatro a cinco dias, uma divergência bem grande com relação aos outros "bolos" Gostaria da opinião de vocês se pode ser uma contaminação por CobWeb ou outro tipo de contaminação. No Copo eu notei que ele esta húmido como se tivesse agua por dentro. Vou anexar uma fotos para ver se alguém pode me ajudar. Grato a todos pela atenção. Caso seja apenas micélio eu inoculei no dia 03/04 e se devo seguir o prazo de 20 ou 30 dias. As fotos não ficaram tão boas porque acabei vedando com papel alumino e fita em excesso.

Anexos

• WhatsApp Image 2026-04-07 at 18.49.09.jpeg
    WhatsApp Image 2026-04-07 at 18.49.09.jpeg
    135.4 KB · Visualizações: 3
  • WhatsApp Image 2026-04-07 at 18.49.07.jpeg
    WhatsApp Image 2026-04-07 at 18.49.07.jpeg
    138.8 KB · Visualizações: 3
  • outra.jpeg
    outra.jpeg
    72.8 KB · Visualizações: 2
Gostaria da opinião de vocês se pode ser uma contaminação por CobWeb ou outro tipo de contaminação.

Cobweb é um parasita de micélio, praticamente não ocorre em copos PF.

Mas isso aí não parece micélio de cubensis. O aspecto é diferente.

E a velocidade de colonização foi muito rápida para cubensis.

É contaminação.

Upvote 0
Upvote 0
Vou fazer nas próximas vezes acho que esterilizar na panela de pressão, eu fiz em panela normal com tampa. Só não fiz em panela de pressão porque já vi muitos acidentes deste tipo. Se eu mudar de ideia e fazer na panela normal, a água tem que ultrapassar o tamanho do copo ? eu acabei deixando mais ou menos 1 dedo pra baixo de agua, na panela comum.

Última edição:
Upvote 0
Back