Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Curso: Dissecador 101

Cygnus X 1

Cogumelo maduro
Cultivador confiável
21/01/2005
270
76
Brilhante idéia:
gtshroomydomingao 027.jpg

Desvendando....:cool::
gtshroomydomingao 028.jpg

:eek::eek::eek::eek::eek::eek::eek:
gtshroomydomingao 029.jpg

Mentor disse:
quanto tempo demora para secar os cogumelos usando esse dissecador?

Demora tempo suficiente até serem tomados... não seca completamente mas mantem longe do mofo. Eu sou mais a favor da sílica, mas isto não quer dizer q meu brother não possa ser criativo.

Lupa disse:
bela engenhoca, gostaria apenas de dar um conselho:
será que não seria melhor botar os cogus no compartimente de cima, e o ventilador em baixo?
pois a humidade do ar é mais alta, quanto mais perto do solo, estando na parte de cima, estariam em um meio menos úmido, o que talvez facilitasse a secagem. ;)
e com certeza essa diferença de humidade não é despersível, digo isso por experiência própria, pois cultivo orquídeas, e observo o quanto o desenvolvimento dessas espécies varia da acordo com a distância que as mantenho do chão em relação à umidade ideal para cada espécie.

Parece-me uma boa dica, no entanto o design disto a partir do material q já existe acaba dando muito muito trabalho... isto é um passo rápido no processo de secagem, só era usado de forma permanente pelo meu colega enquanto ele não tinha sílica gel, assim q ele adquiriu a silica ele passou a guarda-los em um compartimento adequado.

Lupa disse:
pensei bem no que lhe disse, e cheguei a conclusão de que na verdade a forma que foi projetada é a forma ideal, pois estando o ventilador em cima, ela estará puxando o ar de cima (mais seco), e jogando esse ar em cima do cogumelo, já se estiver em baixo, estará puxando o ar de baixo (mais úmido), e jogando-o para o cogumelo.

:)

Bem notado...

...um dos problemas de usar ventiladores assim é o calor q eles acabam produzindo depois de 30 minutos de uso, o ar fica quente tbm o q ajuda um pouco na secagem mas não é recomendável para manter a potência dos bichos...

O dissecador a vento mais eficiente q já vi é de um colega q pegou um pote de sorvete e fez um túnel de vento (ou tipo um), colocando um cooler em um lado mandando ar para dentro e um de outro lado chupando o ar, ele usou uma telinha de plástico como "filtro" dos coolers. Os cogus ficam no meio em uma espécie de mini estante de dois andares... ficam secos bem rapidamente e coolers gastam mixaria de energia (só adaptar uma fonte 9V comum), a partir disto é só adquirir umas 300 gr de boa sílica gel e pronto, conserve seus cogumelos até a velhice (vc vai precisar!).
 
Última edição por um moderador:
Back
Top