É, os selvagens são mais sujos mesmo, mas nada que um chá não resolva. Conheço muita gente que já comeu (e come) cogu direto da bosta da vaca e não morreu, mas esta é uma prática não muito recomendada devido aos possíveis patógenos que podem estar presentes no corpo do cogu. O mais indicado seria fazer um chá pra matar as criaturinhas.
No cultivo você tem controle quase total do que entra em contato com o cogu, então pode comê-los sem maiores riscos, a não ser as contaminações que podem ser identificadas com certa facilidade.
A potência é um assunto mais controverso. Não conheço nenhum estudo que possa comprovar a diferença gritante de pontência de cogus selvagens para os cultivados, embora muita gente diga que os cultivados são mais potentes devido às condições ótimas de desenvolvimento e genética trabalhada. Espero que alguém tenha algum link para desmistificar isto.
Acontece de os cogus selvagens terem uma variação absurda de pontência, segundo variáveis pouco mensuráveis (substrato,
umidade, temperatura). Já os cultivados supostamente mantém uma média de pontência mais constante devido ao controle do ambiente / substrato. Outra coisa é que os selvagens são na média bem maiores do que os cultivados.
Eu mesmo só conheço o poder dos selvagens e posso dizer que nunca me decepcionaram, mas acho que usuários com mais experiência podem dar uma opinião mais embasada.
Mas o importante mesmo é que todos eles contém a "mágica". Basta terem te escolhido para navegar com eles.