Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Cultivo sem progresso no terrário

cogÛ

Hifa
Cadastrado
22/10/2015
16
12
32
Olá galera. Esse é o meu primeiro cultivo e meu primeiro post no CM. É um grande prazer está em contato com pessoa como vocês, grandes de espírito. Muito prazer mesmo.
Então, Depois de acompanhar o CM por um tempo decidi fazer o meu primeiro cultivo dia 4/11/2015. E hoje já com os bolos e casing aniversariados estou com problemas.. Estou com dois terrários, um de isopor e outro com a caixa organizadora, os dois com borbulhador, porém onde eu moro, certamente, é o lugar mais quente mundo, e então estou usando garrafas de gelo de 2l em cada terrário.
O meu problema é que os bolos e casing foram aniversariados dia 22 e vejo que não tem evolução, nem nos bolos e nem no casing, desde então.
Problemas que acho possíveis :
1- não posso fazer as trocas de garrafas em horarios com mais necessidade (meio dia) e o terrário acaba chegado a temperaturas bem altas (35-40°)
2- o terrário tinha apenas 2 furos e estava sem borbulhador e eu percebia que tinha uma boa umidade nas paredes mas não tinha boas trocas de ar. Agora estou utilizando apenas 1 furo com o borbulhador e a garrafa de gelo e acredito que a umidade está muito baixa, pois as paredes não mostram umidade alguma.

um dos casing começa a aparecer manchas azuis/pretas e um bolo se apresenta um pouco amarelado e os outros não mostram progresso. Voces tem alguma sugestão?
Um bulk nessas condições climáticas me compensaria mais?

as manchas azuladas continuam aumentando.
Cara, eu sei que está feliz pelos pins mas nas fotos o que eu vi parece muito duende verde. Logo vai tomar todo o cultivo. Cuidado que isso é perigoso até pra você, respirar ar cheio de esporos disso. Você já sabe qual a solução padrão pra esses casos... enterrar ou jogar tudo fora.

Upvote 0
Cara, eu sei que está feliz pelos pins mas nas fotos o que eu vi parece muito duende verde. Logo vai tomar todo o cultivo. Cuidado que isso é perigoso até pra você, respirar ar cheio de esporos disso. Você já sabe qual a solução padrão pra esses casos... enterrar ou jogar tudo fora.
VC está dizendo pra eu fazer logo isso? Ou devo esperar o flush?

Como vou ter certeza se é contaminante? Não senti cheiros estranhos ainda.. por isso to na esperança de ser só azulamento:unsure:

Última edição por um moderador:
Upvote 0
VC está dizendo pra eu fazer logo isso? Ou devo esperar o flush?
O ideal é fazer o mais rápido possível.
Como vou ter certeza se é contaminante?
Conhecendo contaminantes. Veja fotos de outros cultivos contaminados, conheça a aparência do Trichoderma, Pennicilium e família de monstrinhos. Veja fotos de outros diários que tiveram contaminações.
Não senti cheiros estranhos ainda
Primeiramente, não fique cheirando isso. Segundo, que ainda está pequeno e não vai ficar fedendo. Eu tenho um copo aqui de spawn cheio de bolor e não tem cheiro de nada. O que tem odor mais marcante é decomposição por bactérias.
A decisão é sua, a foto não é muito boa, mas pra mim parece claramente um contaminante.

Upvote 0
Como vou ter certeza se é contaminante? Não senti cheiros estranhos ainda.. por isso to na esperança de ser só azulamento

Tire essa parte azulada fora. Se alguns pins estiverem junto às mesmas tire também.

Se for mesmo contaminante já deve estar espalhado pelo substrato, mas tirar a parte mais matura pode dar tempo dos cogumelos crescerem um pouco e você colher pelo menos um flush.

Como parece azulado pode ser Penicillium, que é menos agressivo que Trichoderma (duende verde).

Upvote 0
Tire essa parte azulada fora. Se alguns pins estiverem junto às mesmas tire também.

Se for mesmo contaminante já deve estar espalhado pelo substrato, mas tirar a parte mais matura pode dar tempo dos cogumelos crescerem um pouco e você colher pelo menos um flush.

Como parece azulado pode ser Penicillium, que é menos agressivo que Trichoderma (duende verde).
Então se for mesmo um desses contaminantes citados e eu conseguir um flush posso consumir os cogumelos normalmente não é? vou tirar essa parte azulada/esverdeada.
Valeu pela força ecuador e @Malahov

Upvote 0
Hahaha, verdade @ExPoro . Inclusive mesmo com as manchas, os pins estao crescendo aparentemente saúdaveis.

Então @Mortandello eu estou desconfiando dessa cor nos micélios por falta de umidade mesmo, ou alguma forma de "queimadura"/ressecamento pelas temperaturas que o terrario ja chegou. E conclui isso, por que as manchas parecem nao apresentar mais evolução.

Segue a foto dos pins no casing que tem menos mancha, e do casing que foi aniversariado um pouco depois (que ainda nao pinou) com mais manchas

Anexos

• Screenshot_2015-12-06-14-49-58.png
    Screenshot_2015-12-06-14-49-58.png
    735.7 KB · Visualizações: 32
  • Screenshot_2015-12-06-14-49-19.png
    Screenshot_2015-12-06-14-49-19.png
    547.1 KB · Visualizações: 32
Upvote 0
Back