Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Cultivo sem progresso no terrário

cogÛ

Hifa
Cadastrado
22/10/2015
16
12
32
Olá galera. Esse é o meu primeiro cultivo e meu primeiro post no CM. É um grande prazer está em contato com pessoa como vocês, grandes de espírito. Muito prazer mesmo.
Então, Depois de acompanhar o CM por um tempo decidi fazer o meu primeiro cultivo dia 4/11/2015. E hoje já com os bolos e casing aniversariados estou com problemas.. Estou com dois terrários, um de isopor e outro com a caixa organizadora, os dois com borbulhador, porém onde eu moro, certamente, é o lugar mais quente mundo, e então estou usando garrafas de gelo de 2l em cada terrário.
O meu problema é que os bolos e casing foram aniversariados dia 22 e vejo que não tem evolução, nem nos bolos e nem no casing, desde então.
Problemas que acho possíveis :
1- não posso fazer as trocas de garrafas em horarios com mais necessidade (meio dia) e o terrário acaba chegado a temperaturas bem altas (35-40°)
2- o terrário tinha apenas 2 furos e estava sem borbulhador e eu percebia que tinha uma boa umidade nas paredes mas não tinha boas trocas de ar. Agora estou utilizando apenas 1 furo com o borbulhador e a garrafa de gelo e acredito que a umidade está muito baixa, pois as paredes não mostram umidade alguma.

um dos casing começa a aparecer manchas azuis/pretas e um bolo se apresenta um pouco amarelado e os outros não mostram progresso. Voces tem alguma sugestão?
Um bulk nessas condições climáticas me compensaria mais?

Um bulk nessas condições climáticas me compensaria mais?

Se você não conseguir controlar a temperatura, e a mesma realmente chegar a 35-40 graus nenhuma técnica vai funcionar.

A camada de casing está úmida? Isso geralmente ajuda a fornecer umidade para o mesmo.

Nos bolos o que ajuda é fazer roll e double casing.

Se você enviar umas fotos pode ser mais fácil avaliar a situação.

Upvote 0
Se você não conseguir controlar a temperatura, e a mesma realmente chegar a 35-40 graus nenhum técnica vai funcionar.

A camada de casing está úmida? Isso geralmente ajuda a fornecer umidade para o mesmo.

Nos bolos o que ajuda é fazer roll e double casing.

Se você enviar umas fotos pode ser mais fácil avaliar a situação.
Gratidão ecuador.
Então, estou borrifando água nos bolos e casings +- 2 vezes por dia até aparecer indício de primórdios . eu fiz roll nos bolos, porém não fiz dunk antes de aniversaria-los . vou tirar fotos dos terrários pra postar aqui ;)
Aaa e essa temperatura alta fica no terrário cerca de 4 a 6hrs por dia. Esse tempo é o suficiente pra não deixar os pins se desenvolverem nao é?

Upvote 0
Este é 1 bolo e 2 casings que estão em um dos terrários . a situação agora piorou, a mancha preta q estava em um dos casings se espalhou para o bolo e para o outro casing. A alguma coisa que eu ainda possa fazer com todos eles ou só enterra-los?

Anexos

• IMG-20151201-WA0002.jpg
    IMG-20151201-WA0002.jpg
    77.6 KB · Visualizações: 38
  • IMG-20151201-WA0003.jpg
    IMG-20151201-WA0003.jpg
    158.1 KB · Visualizações: 35
  • IMG-20151201-WA0001.jpg
    IMG-20151201-WA0001.jpg
    135.3 KB · Visualizações: 38
Upvote 0
Primeiramente, as temperaturas que você está citando são muito extremas. Eu mesma não consegui cultivar bolos a 34°. Talvez o casing tenha mais sorte no quesito umidade, mas essa temperatura de 40° me parece impossível...
Sobre as fotos, não estão muito boas, talvez precisasse de um zoom nessas "manchas", mas no casing me parece algum contaminante esporulando. Você que está vendo com os próprios olhos acha que é azulamento do micélio??? Caso não ache que seja contaminante, e já tendo montado todos os seus terrários, talvez deva continuar fazendo o máximo que pode por eles e ver se em algum momento vai ocorrer pinagem, dentro de mais alguns dias, quem sabe mais uma semana.

Upvote 0
O Stamets cita no TMC que essa é a temperatura de morte do micélio. :morto:
Eu sei que 40° é a temperatura de 0 crescimento micelial, mas não sabia que era propriamente a de morte do micélio. ;)
Edit: achei algo interessante no Stamets a respeito desse assunto. Ele está falando isso na paste sobre spawn, mas não prejudica a informação:
juyatqk.png
Enfim, eu acho que ou você arranja um cômodo com ar condicionado ou outra forma de controlar a temperatura, ou espera uma época de temperatura amena.

Upvote 0
Eu acredito que tenha uma chance de ser azulamento do micélio. É realmente um "preto azulado". Estou tentando manter a temperatura boa com garrafas de 2l de gelo está difícil por causa dos horários :/.

E voces sabem me dizer por que o terrário não apresenta umidade nas paredes? Uso o borbulhador com pedra poroso e argila expandia com água no terrário. E os terrários estao apenas com 1 furo. Não faco ideia pq a umidade não esta alta, será por causa das garrafas de gelo?
Hoje a noite vou postar a foto dos terrários e dos bolos e casings melhores

Muito obrigado a todos vocês que ajudam voluntariamente .

Upvote 0
É realmente um "preto azulado".
Ok, mas é um preto azulado que surgiu como uma mancha NO micélio branco, ou é um preto azulado que parece um pózinho solto SOBRE o micélio?
E voces sabem me dizer por que o terrário não apresenta umidade nas paredes?
Garrafas de água congelada prejudicam a evaporação da água. Você pode ter a impressão de que não, por causa de toda a condensação nas paredes da garrafa, mas isso impede a água de condensar e manter boa umidade.
Estou tentando manter a temperatura boa com garrafas de 2l de gelo está difícil por causa dos horários :/.
Não sei se você lê inglês, mas a imagem que mandei, do livro do Stamets, diz que as temperaturas entre 35° e 43° podem matar micélios. E que mesmo quando ele não morre, essas temperaturas altas causam danos irreversíveis, de forma que acaba com a vitalidade do micélio e a capacidade dele frutificar, além de abrir portas para certos contaminantes como bolores competidores.

Upvote 0
olha, alem do gelo provavelmente estar tirando toda a umidade do ar, a temperatura de 40 graus mata o micelio e acelera o avanço dos outros competidores.
ou voce leva pra um lugar mais fresco, ou voce abre tudo isso em outdoor, com uma certa proteçao pra nao fritar no sol,. ou voce perdeu todo seu trabalho.
o que me deixa curioso é que a temperatura de incubaçao é de 28 graus, porque voce nao tentou partir pra um invitro, se do lado de fora da incubadora era tao quente?

Upvote 0
Ok, mas é um preto azulado que surgiu como uma mancha NO micélio branco, ou é um preto azulado que parece um pózinho solto SOBRE o micélio?

Garrafas de água congelada prejudicam a evaporação da água. Você pode ter a impressão de que não, por causa de toda a condensação nas paredes da garrafa, mas isso impede a água de condensar e manter boa umidade.

Não sei se você lê inglês, mas a imagem que mandei, do livro do Stamets, diz que as temperaturas entre 35° e 43° podem matar micélios. E que mesmo quando ele não morre, essas temperaturas altas causam danos irreversíveis, de forma que acaba com a vitalidade do micélio e a capacidade dele frutificar, além de abrir portas para certos contaminantes como bolores competidores.

Então malahov, essa mancha surgiu do micélio, está muito mais para o primeiro caso que você citou. Mas na sua opinião malahov como deveria fazer para resfriar o terrário já que as garrafas acabam sendo prejudicial por causa da umidade?

Upvote 0
Mas na sua opinião malahov como deveria fazer para resfriar o terrário já que as garrafas acabam sendo prejudicial por causa da umidade?
É foda porque você precisava baixar uns 10 graus, e não passar nunca de uns 32°, forçando a barra. Vamos pensar, que nos casos dos casings, tudo bem não tem condensação nas paredes, umas borrifadas sobre ele já resolve esse problema. Mesmo assim, você não ia conseguir manter a temperatura ideal com garrafas, ia? Se sim, vá em frente, encha de garrafas. Ainda assim, eu repito, o ideal seria ar condicionado ou esperar uma época melhor do ano, na minha opinião.

Upvote 0
olha, alem do gelo provavelmente estar tirando toda a umidade do ar, a temperatura de 40 graus mata o micelio e acelera o avanço dos outros competidores.
ou voce leva pra um lugar mais fresco, ou voce abre tudo isso em outdoor, com uma certa proteçao pra nao fritar no sol,. ou voce perdeu todo seu trabalho.
o que me deixa curioso é que a temperatura de incubaçao é de 28 graus, porque voce nao tentou partir pra um invitro, se do lado de fora da incubadora era tao quente?

Mortandello, como faço isso outdoor? Esse é o meu primeiro cultivo , por isso tentei da forma mais simples e recomendadas para iniciante. Invitro também não sei como faço . acredito que vou ter que reiniciar tudo de novo (n) e posso tentar de uma dessas outras formas que está sugerindo. Se puder me passar algum link que me ajude. Obrigado

Upvote 0
@cogÛ tem uma otima ferramenta de pesquisa ali no cantinho em cima, dá uma pesquisada ali sobre outdoor.
gaste seu tempo :)
PRIMEIRO DE TUDO, verifique seus parametros, e compare-os a outros cultivos, antes de fazer qualquer coisa ou descartar pra outdoor.
e nunca faça 10 coisas no mesmo dia no cultivo, os cogumelos podem demorar de 12 a 20 dias pra frutificar depois de aniversariados, é parte normal do processo aguardar um pouco.
gelo tira a umidade do ar, pode estar secando seus bolos, APENAS CONFIRA ISSO, sem modificar nada.

Upvote 0
Eu acho que o @Mortandello está falando de enterrar próximo a outras plantas, em um jardim com sombra. Mas isso é tipo um quebra galho, porque você não vai conseguir produzir nessas condições. Vamos esperar ele se manifestar.
Tbm acredito que deva ser isso. Por isso não entendi. Pois as condições outdoor são as mesmas que estou tento nos terrários, se não pior. Imaginei que enterrando eles em sombras de arvore teria mais chance de suces
@cogÛ tem uma otima ferramenta de pesquisa ali no cantinho em cima, dá uma pesquisada ali sobre outdoor.
gaste seu tempo :)
PRIMEIRO DE TUDO, verifique seus parametros, e compare-os a outros cultivos, antes de fazer qualquer coisa ou descartar pra outdoor.
e nunca faça 10 coisas no mesmo dia no cultivo, os cogumelos podem demorar de 12 a 20 dias pra frutificar depois de aniversariados, é parte normal do processo aguardar um pouco.
gelo tira a umidade do ar, pode estar secando seus bolos, APENAS CONFIRA ISSO, sem modificar nada.
Eu acredito que a umidade esteja sendo o problema. Mas se eu tirar as garrafas eu vou comer bolos fritos :ressaca:. Estou bem perdido, Mas vou continuar observando eles e procurar alguma solução. Se não der, vou pesquisar sobre esse método invitro pra ver se vai funcionar

Upvote 0
Como você acha isso com essa temperatura? :eek: Repito: umidade nunca deveria ser um problema quando se tem um casing. Não é isso...
Como você acha isso com essa temperatura? :eek: Repito: umidade nunca deveria ser um problema quando se tem um casing. Não é isso...

Na verdade a temperatura agora só está fica extrema durante poucas horas ( 2 ou 3), que é quando nao estou podendo trocar as garrafas, mas acredito que já seja o suficiente pra atrapalhar tudo. E mesmo assim estou achando tanto os bolos quando os casings secos, mesmo borrifando água neles.
Postarei fotos a noite pra ver se podemos avaliar melhor alguma coisa

Upvote 0
Então galera, este é o terrário que tem dois casings e dois bolos. Nos dois casings estão aparecendo essas manchas pretas e em um dos bolos esta aparecendo uma mancha um pouco dourada e tambem um pouco do preto dos casings. acredito que dê pra ver na foto.

o que vocês recomendam que eu faça? Aposto na umidade e tiro a garrafa de gelo por algum tempo, mantenho como está por mais um tempo, ou tento algum outro procedimento outdoor enquanto tenho chances?

Anexos

• 20151201_224423.jpg
    20151201_224423.jpg
    133.5 KB · Visualizações: 21
  • 20151201_224428.jpg
    20151201_224428.jpg
    143.5 KB · Visualizações: 23
  • 20151201_224321.jpg
    20151201_224321.jpg
    193.9 KB · Visualizações: 21
  • 20151201_224311.jpg
    20151201_224311.jpg
    90 KB · Visualizações: 20
Upvote 0
Não to acreditando, mesmo com essas condições bem desfavoráveis , meus casing estão pinando :D:D.

as manchas azuladas continuam aumentando. Sera se é por que estou borrifando água no micelio do casing? Posso ficar tranquilo quanto a essa azulamento por enquanto?

Que emoção vê-los pela primeira vez:D.

Anexos

• 20151204_000630.png
    20151204_000630.png
    714.4 KB · Visualizações: 29
  • 20151204_090913.jpg
    20151204_090913.jpg
    182.4 KB · Visualizações: 29
  • 20151204_021750.jpg
    20151204_021750.jpg
    123.5 KB · Visualizações: 28
Upvote 0