Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Cultivo Outdoor ROOTERA

clestinho

Cogumelo maduro
Membro Ativo
29/07/2006
54
69
36
meu 1o contato com cultivo de cogumelos foi este verão.. passei um tempo acampado em SC e conheci um cara que cultivava PC selvagens atraz da barraca dele... ele estava indo embora, e me deu de presente o cultivo.
eu achei mto interessante e simples, resolvi passar aqui para voces!

era mto simples..
eram varios pedaços de bosta no chao, espalhados em uma camada de uns 10cm de altura por 1m² de tamanho embaixo de uma moita. Ele pegava um pedacinho de cada bosta colonizada que era achada no pasto e juntava com as outras que ja estavam ali atras da barraca dele, ele só me recomendou regar 3l de agua por dia que a natureza tomava conta do resto..

o dia que ele me apresentou o cultivo tinha uns 50 cogumelos ali que tinham crescido da noite para o dia e mais mtoos dentro da barraca dele secando, ele encheu uma sacolinha daquelas de supermercado só com cogumelos :eek:

e mto interessante..
quando ele estava indo embora, vi ele guardando um pedaço de bosta seca e colonizada. Era uma amostra de micélio que ele estava levando para continuar o cultivo pela jornada dele...
qdo ele acampava em algum lugar, só pegava a bosta seca colonizada, mistuvava com algumas outras, regava e tava pronto o cultivo.
 

Muito bom camarada Clestinho! :pos:

Auto-subsistência de forma muito ecológica.
 
haueh doido mesmo,...
isso não foi na guarda por acaso?!?
 
Conheci um maluco uma vez na Ilha do Mel - PR que fazia mais ou menos isso também !!!

Ele cultivava os bixinhos soltos, próximo de uma pousada, lindo di mais.....!

Foi lá que tomei o primeiro chá junto ao Mar....foi um estoro total!!!

Paz e Luz 1
 
Um amigo meu cultivava por aqui assim também, as bostas com micélio embaixo de uma árvore, onde tinha muita sombra e regando com água de torneira mesmo, e sempre dava muitos cogumelos o ano inteiro, porém apenas para degustar, fica muito improvável de carimbar! Abraços!
 
exato! entre a guarda e a pinheira, no vale da utopia.

Doidera ja acampei la no vale
xuxa total galera do calendário da paz

Salve o Parque Nacional Serra do Tabuleiro
 
Desculpem recuperar um post antigo, mas vi que ele se encaixa em minhas necessidades.
Tenho acesso a muitos campos com muito esterco e alguns poucos campos com cubensis. Então fiz o molho micélico, explicado em outro post e reguei um campo estéril de cubs. Ainda não tive resposta dele, pois é recente.

Hoje abri um novo experimento, semelhante ao relatado nesse tópico pelo clestinho. Peguei estercos "virgens", coloquei em um pote plástico desses de jardinagem e sobre eles, meio misturados, estercos com micélios. Reguei e os deixei ali no jardim. Pensei em fazer essa mistura direto sobre a terra, num cercadinho de tijolo, mas o pote me fornecerá mobilidade para achar o local ideal para que os cubs floresçam.

Quando tiver alguma resposta dessas duas investidas posto aqui, mas desde já, gostaria de comentários do pessoal sobre essa maneira de cultivar os cubs.
Abraços.
 
Sobre o cultivo em casa: as caixas que enchi de esterco e coloquei estercos com micélios não funcionaram, pois não consegui controlar a exposição a chuva e ao sol. Elas pegaram muita chuva e muito sol.

Sobre o molho micélico: peguei alguns estercos com micélios, coloquei num balde, misturei uma chícara de açucar e deixei coberto durante 3/5 dias. Depois coei e sai pelo campo regando os estercos, na dúvida reguei os estercos novos e os secos. Fiz isso duas vezes, com intervalo de 15 dias, durante o inverno de 2009. Não notei nenhum resultado. Talvéz as condições de temperatura e umidade não tenham sido as ideias. Seria legal testar esse molho micélico no verão.

Sobre o enxerto de micélios em estercos: conheci uma fazenda que em pleno inverno florecia de cogumelos. Uma semana depois o dono limpou o campo, retirando quase todos as bostas do campo. Muito com cogumelos amarelinhos...uma dó!
Então, enchi duas bolsas com esses estercos com micélios e fui para uma fazendinha que tenho acesso mas que nunca vi cubenses. Enxertei pedaços de esterco com micélio sob as bostas do pasto dessa fazendinha estéril. Tempos depois... pipocou cogumelo por tudo.
Agora, sempre que acho alguns cogumelos no pasto já extraiu pedaços de esterco com micélios e enxerto em estercos próximos.

Li, mais ainda não fiz, colocar esterco numa caixa e cobrir com saco de lixo preto, formando uma estufa. Regar vez em quando e deixar ao sol para esquentar e ficar abafado. Lembrando que os cogumelos precisam apenas de calor e umidade e não da luz do sol, pois eles não fazem fotossíntese.
Quem já cultivou dessa forma pode exclarecer como funciona certinho.

Abraço.
 
e ai mescalitus foi lendo o seu post que decidi tentar fazer um cultivo outdoor nesse mesmo esquema que vc disse , um cercadinho de tijolos com bosta de vaca colonizada e um saco de lixo preto por cima. Hoje fui ver como andam as coisas por la e vi que ja estao nascendo varios cogumelos, aqui no CM mesmo me disseram que tem a possibilidade de nao ser PC mas vamos ver o que teremos logo menos. Acho que o único erro foi ter colocado acerola "fungada" em cima talvez isso possa me trzer problemas, mas vamos vber no que da.
 
Então, to tentando fazer isso de por bosta colonizada, desde março mais ou menos e até agora nada, tive um cogu dessa forma, mas era uma bosta que já tinha um pin, acho melhor vc guardar alguns desses micélios de bosta colonizada e tentar isolar ele, mesmo com o gigante risco de contaminação, aí vc inocula no substrato ou em mais bostas, ou segue as técnicas de out do figurinha, tão bem explicadas e facilitadas pra manter o ambiente propicio do fungo, ainda vou manter essa de fazendinha também, mas tem maneiras mais rápidas e garantidas (e é por isso que eu adoro esse site!!!)
 
Olá sou um membro novo aqui, baseado no relato do nosso amigo clestinho venho pensando em uma forma de cultivo alternativa para outdoor. Ja que o cocô da vaca é principalmente capim q passou pelo sistema digestivo dela pensei em colocar um bolo 100% colonizado numa caixa plastica ou numa caixa organizadora junto com um capim ja seco e molhar so pra manter a umidade. Vi um cara fazer algo parecido com shimeji, so que ele encheu um vidro com feno, colocou agua com cal (uma pequena quantidade de cal), deixou escorrer e jogou o micélio la dentro e tapou com papel toalha e elástico, quando colonizou 100% ele tirou o papel toalha e o elástico e deixou frutificar e deu muito certo. Acho q nesse caso a cal seja pra evitar contaminações, vcs acham que essa idéia da caixa organizadora com capim e bolo colonizado tem fundamento? Se sim vcs acham q eu devia ferver o capim antes ou colocar água com cal e depois deixar escorrer ou ñ há nessecidade de nada disso? E na hora de molhar posso usar água de torneira mesmo? Se alguém poder me dar uma luz fico muito grato.😀
Pretendo tentar cultivar nessa forma e postar aqui. Mas como sou iniciante quero começar com um bolo ja colonizado de terceiros. Nesse caso eu posso postar aqui em algum lugar ou tem problema?
 
Olá sou um membro novo aqui, baseado no relato do nosso amigo clestinho venho pensando em uma forma de cultivo alternativa para outdoor. Ja que o cocô da vaca é principalmente capim q passou pelo sistema digestivo dela pensei em colocar um bolo 100% colonizado numa caixa plastica ou numa caixa organizadora junto com um capim ja seco e molhar so pra manter a umidade. Vi um cara fazer algo parecido com shimeji, so que ele encheu um vidro com feno, colocou agua com cal (uma pequena quantidade de cal), deixou escorrer e jogou o micélio la dentro e tapou com papel toalha e elástico, quando colonizou 100% ele tirou o papel toalha e o elástico e deixou frutificar e deu muito certo. Acho q nesse caso a cal seja pra evitar contaminações, vcs acham que essa idéia da caixa organizadora com capim e bolo colonizado tem fundamento? Se sim vcs acham q eu devia ferver o capim antes ou colocar água com cal e depois deixar escorrer ou ñ há nessecidade de nada disso? E na hora de molhar posso usar água de torneira mesmo? Se alguém poder me dar uma luz fico muito grato.😀
Pretendo tentar cultivar nessa forma e postar aqui. Mas como sou iniciante quero começar com um bolo ja colonizado de terceiros. Nesse caso eu posso postar aqui em algum lugar ou tem problema?
Cara pq quer cultivar assim?creio que nao de certo pois o fungo nao quebra celulose por isso o esterco onde o estomago da vaca quebrou a celulose e este tem q esta curtido para o fungo agir
Conselho se quer ter certeza de bons frutos comece pela pftek
 
Back
Top