Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Cultivo de trichoderma, cobweb, algodão, ou é só o miscelio se desenvolvendo?

Marca

Cogumelo maduro
Membro Ativo
15/05/2008
535
62
36
Fala irmanitos do CM, estou aqui quase chorando a perda do cultivo!

Ontem fiz uma pesquisa e tenho quase certeza de que é contaminação só não me conformei ainda!!!!!!!!!!!!

Vou colocar umas fotos para que voces possam analizar e me dar o parecer final, assim eu ja me conformo logo e enterro os bolos!!!!!!!!!!!!!!!!!

Valeu galera!

Paz e luz!

Tam...tam....tamtam.....tam....tamtam....tam.tam.tam.tam!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
091108000402-00.jpg091108000751-00.jpg091108000503-00.jpg091108000535-00.jpg091108000434-00.jpg
 
Isso é Trichoderma! Logo fica tudo verde!
Jogue fora o quanto antes!

Paz e Luz!
 
Upvote 0
Valeu tiwa Obrigado pela ajuda!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Qual é a melhor forma de proceder, eu os enterro ou jogo no lixo?

Enterrando-os sera que existe a possibilidade de nascer cogus no meu jardim?


É tão triste isso!

Paz e luz!
 
Upvote 0
Fala Marca


As fotos estão ruins.
O que identifica o fungo verde são os esporos verdes que aparecem.
Cuidado para não confundir com manchas azul esverdeadas que surgem no micélio quando o bolo é manuseado.
 
Upvote 0
Se o contaminante tomar conta do bolo, mesmo enterrando, dificilmente vc vai ver cogumelos dele!
A última foto indica claramente o trichoderma! Coloque uma luva e passe o dedo na lateral do bolo que vc vai ver ficar verde!
Abraço!
 
Upvote 0
Fala Marca


As fotos estão ruins.
O que identifica o fungo verde são os esporos verdes que aparecem.
Cuidado para não confundir com manchas azul esverdeadas que surgem no micélio quando o bolo é manuseado.

Na verdae o que eu achei estranho é esse algodão saindo e caindo no prato essas bolinhas de algodão....................agora manchas num tem nenhuma naum!!!!!!!!!!!!!!

O tiwa conhece bem esse trichoderma ai...........mas estou aberto a mais opniões pois 3 pessoas me disseram que isso é norma?

Mas ainda estou mais confiante na experiencia do tiwa!!!!!!!!!

Valeu

Paz e luz!
 
Upvote 0
O bolo ficar meio algodoado é normal, porém cair pedaços do micélio num é não. Melhor vc esperar mais antes de jogar fora, você não tem nada a perder.

Eu to achando que seu terrário ta úmido demais, ta na hora de abaixar de 99% para 95%
 
Upvote 0
O bolo ficar meio algodoado é normal, porém cair pedaços do micélio num é não. Melhor vc esperar mais antes de jogar fora, você não tem nada a perder.

Eu to achando que seu terrário ta úmido demais, ta na hora de abaixar de 99% para 95%

Ow vc não conhece micélio suicida?:D

Cuidado com que o Ramza fala, ta achando muito, sem ter certeza de nada.:neg:
 
Upvote 0
O bolo ficar meio algodoado é normal, porém cair pedaços do micélio num é não. Melhor vc esperar mais antes de jogar fora, você não tem nada a perder.

Eu to achando que seu terrário ta úmido demais, ta na hora de abaixar de 99% para 95%

É verdade vou aguardar ficar verde como o tiwa disse assim da para colher mais informações se for contaminação.............e depois postarei as fotos pro pessoal ver!

Valeu Ram

Vou tentar abaixar a umidade tbm!

e vou colocar o terrario la na lavanderia.....por segurança.....não quero ficar com aldodão no corpo e depois ficar verde....rs!!!!!!!!!!!!


Paz e luz!
 
Upvote 0
Ow vc não conhece micélio suicida?:D

Cuidado com que o Ramza fala, ta achando muito, sem ter certeza de nada.:neg:

É achismo mesmo, num to dando certeza de nada, por isso eu disse que é melhor esperar para ter mais certeza. Espere, não custa nada.
 
Upvote 0
só queria saber da onde que vc tirou esse "eu acho"

Amigo, eu converso com o Marca todo santo dia pelo MSN, To acompanhando o cultivo do cara a muito tempo, foi daí que tirei minhas conclusões. Ele não falou aqui no tópico, mas ele ta usando um super umidificador, e é sabido que é normal a superfície do bolo ficar algodoada quando a umidade ta bastante alta. Mas pode realmente ser contaminação! O melhor é esperar pra ter mais certezas.
 
Upvote 0
Amigo, eu converso com o Marca todo santo dia pelo MSN, To acompanhando o cultivo do cara a muito tempo, foi daí que tirei minhas conclusões. Ele não falou aqui no tópico, mas ele ta usando um super umidificador, e é sabido que é normal a superfície do bolo ficar algodoada quando a umidade ta bastante alta. Mas pode realmente ser contaminação! O melhor é esperar pra ter mais certezas.

pequena alma, eu acho que vc não entendeu, não comentei sobre o possível duende verde.
eu só quero saber aonde foi, em que local, que vc leu que tem que abaixar a umidade.
o fato de ficar algodoado nada tem a ver com o acaso, quanto maior a umidade melhor, desde que os parâmetros de oxigenio e temperatura estejam corretos.
 
Upvote 0
Umidade ideal para terrário - entre 97 a 100%
Quanto maior a umidade melhor! Principalmente se tratando de cultivos em bolos.
A umidade não influencia formação de micélio algodoado ou rizomórfico, como disseram, isso é acaso. Ninguém pode afirmar com certeza o porque dos tipos de desenvolvimento do micélio.

Paz e Luz!
 
Upvote 0
pequena alma, eu acho que vc não entendeu, não comentei sobre o possível duende verde.
eu só quero saber aonde foi, em que local, que vc leu que tem que abaixar a umidade.
o fato de ficar algodoado nada tem a ver com o acaso, quanto maior a umidade melhor, desde que os parâmetros de oxigenio e temperatura estejam corretos.

Não lembro exatamente onde lí , depois eu procuro. Quando o bolo vai pinar a umidade ideal é um pouquinho menor que 99%, e o bolo dele está quase pinando, pois já tem 20 dias de terrário, e já formou aquelas bolinhas minusculas na superfície do bolo.

Se eu estiver errado em algum ponto, por favor me desculpem.
 
Upvote 0
Se o contaminante tomar conta do bolo, mesmo enterrando, dificilmente vc vai ver cogumelos dele!
A última foto indica claramente o trichoderma! Coloque uma luva e passe o dedo na lateral do bolo que vc vai ver ficar verde!
Abraço!

Fala tiwa, fiz o que vc recomendou ai em cima e fiquei contente pois não ficou verde não, deixei o terrario entreaberto e os bolos deram uma murchada, acho que esse algodoado era falta de oxigenio!

Valeu pela ajuda e vou colocando os procedimentos feitos aqui para que os proximos possam seguir esse passos!

Paz e luz!
 
Upvote 0
hehe me desculpe mas quando li esse título de post, tive que rir :D
"Cultivo de trichoderma" é hilário!
 
Upvote 0
Não lembro exatamente onde lí , depois eu procuro. Quando o bolo vai pinar a umidade ideal é um pouquinho menor que 99%, e o bolo dele está quase pinando,


Santa exatidão, Ramza.

Um pouquinho menor quanto? 98,9%? 98,7%?

:D
 
Upvote 0
Back
Top