Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático Cultivo de Thai koh samui, semi-bulk

Diário de cultivo problemático.
Bom, para quem leu o diário dos amazônicos esse ainda não é um dos potes resultantes de uma inoculação de micélio de Thai koh samui em trigo + cremogena + levedo de cerveja. Para isso veja o outro diário de cultivo de Thai koh samui invitro.

O que importa é o que eu fiz depois. Passei para substrato a base de pó de coco em proporção 1:4 (1 bolo PF colonizado para 4 copos de pó de coco). O pó de coco foi hidratado por cerca de 30 minutos em água morna, depois fui apertando até parar de sair água e passando para um saco ziploc onde misturei toda a borra do café da manhã (cerca de 4 colheres de sopa de pó de cafe usados), e meia colher de sopa rasa de carbonato de cálcio. Coloquei no microondas por 3 minutos com o saco fechado, tirei, deixei esfriar, quebrei o bolo PF colonizado com Thai koh samui dentro do saco em vários pedacinhos e misturei.

cultivo01 007.jpg

Cobri um balde de lixo com saco de lixo preto no fundo, coloquei a mistura toda em lá dentro e usei um pedaço do saco para cobrir a superfície. Em 3 dias estava colonizado, cobri com camada de casing 50/50+ vermi/coco + carbonato de cálcio de cerca de 1cm, incubei por 2 dias. Já tem micélio na superficie da camada de casing e estou aguardando frutificação.


cultivo01 002.jpgcultivo01 004.jpg


Quando tiver uns pins eu coloco mais fotos.
 
logo logo eles apareceram hohohoh :D
good vibes nessa empreitada :pos:
 
shroower disse:
Em 3 dias estava colonizado, cobri com camada de casing 50/50+ vermi/coco + carbonato de cálcio de cerca de 1cm, incubei por 2 dias. Já tem micélio na superficie da camada de casing e estou aguardando frutificação.

Primeiramente BOA SORTE :pos:

Qual foi a temperatura durante a colonização e qual é o meio que você utiliza para mantê-la?


Daqui uns 10-15 dias já estara recheado de pins :cool:
 
viridis disse:
Primeiramente BOA SORTE :pos:

Qual foi a temperatura durante a colonização e qual é o meio que você utiliza para mantê-la?


Daqui uns 10-15 dias já estara recheado de pins :cool:

A temperatura ficou em torno dos 28~30ºC, coloquei o balde em cima do nobreak do computador, medi com um multimetro e parece que sempre fica nessa temperatura.

Talvez tenha pins até antes de 10-15 dias, usei café no substrato e tudo indica que o café no substrato acelera o aparecimento de pins (The Coffee Project). De fato, já vi nós de hifas ontém mesmo e o micélio já saiu da fase vegetativa. Logo os nós viram pins :)

Abraços e obrigado pelo apoio :)
 
Uau!

Essa técnica do café é fabulosa :luz:

Só utilizava, até então, para borrifar sob o out para espantar moscas. Misturado ao substrato dá um ânimo a mais. Muito bom!

Bom.... se os nós já são visiveis, dentro de 5 dias já terá pins!

Sorte :pos:
 
Uau!

Essa técnica do café é fabulosa

Só utilizava, até então, para borrifar sob o out para espantar moscas. Misturado ao substrato dá um ânimo a mais. Muito bom!

Bom.... se os nós já são visiveis, dentro de 5 dias já terá pins!

Sorte

tb curti essa tecnica e vou usa-la nesse cultivo que estou fazendo, antes pra casing usava só o mix de verm e pó de coco, vou adicionar a borra de café certezaaaa :D
sortee :pos:
 
shroower disse:
A temperatura ficou em torno dos 28~30ºC, coloquei o balde em cima do nobreak do computador, medi com um multimetro e parece que sempre fica nessa temperatura.

Talvez tenha pins até antes de 10-15 dias, usei café no substrato e tudo indica que o café no substrato acelera o aparecimento de pins (The Coffee Project). De fato, já vi nós de hifas ontém mesmo e o micélio já saiu da fase vegetativa. Logo os nós viram pins :)

Abraços e obrigado pelo apoio :)
essa sua mediçao no MULTIMETRO me levou a fazer um teste incomum, testei a capacidade de transferencia de energia do micelio, e fiquei espantado ao notar que eh e MUITO superior do que o normal em PLANTAS(eu sei que cogumelos nao sao plantinhas)
ex- um talo de alface acusa 0.36 (nao sei a medida) um micelio rizomorfico acusou .88 no primeiro teste (2 cm) e .53 no segundo (1 cm) ....
inutil, mas interessante no mínimo !
 
Parabéns, a técnica é muito boa mesmo, agradeço muito por compartilha-la com a comunidade
 
Como o colega e camarada churruer se afasotu do fórum estou postando os (belos) resultados da experiencia dele.

Cada cogumelo tinha mais ou menos 15 cm, e esta foto é de dois dias antes da colheita.

No mais, ele disse que ficaram bem azuis, e que gostou muito da técnica.

Na minha opinião está de parabens:

shroower_balde.jpg
 
Maravilha Alberto! Chega até a ser engraçado montar uma frutificação "In-Balde" ou "In-Lixo" pra ser um pouco mais preciso! Belos resultados, muito belos os frutos!

Abraço!
 
De todas as técnicas que ando lendo no forúm essa do balde foi a que achei mais rápida e eficiente e simples....

Carbonato de calcio se compra na farmácia mesmo?
Poderia esterelizar o substrato que vou usar no balde em algo grande de vidro tampado igual quando fazemos os potes pra inocular?
E essa técnica reage bem com substrato dos potes de milho?

Shroower, muito lindo os cogus....

Get my msn ae.
 
De todas as técnicas que ando lendo no forúm essa do balde foi a que achei mais rápida e eficiente e simples....

Carbonato de calcio se compra na farmácia mesmo?
Poderia esterelizar o substrato que vou usar no balde em algo grande de vidro tampado igual quando fazemos os potes pra inocular?
E essa técnica reage bem com substrato dos potes de milho?

Shroower, muito lindo os cogus....

Get my msn ae.

Encontrei carbonato de cálcio apenas em farmácia de manipulação... é caro... por 10 gramas paguei R$ 8,00... ou seja, custa R$ 800,00 o Kg!

Eu esterilizei o substrato numa fronha dentro de um caldeirão com um suporte de fondue dentro para não enconstra na água... deu muito certo, mas talvez funcione ainda melhor no microondas, se couber.

Comigo funcionou perfeitamente com o milho...
 
Preço absurdo, paguei 2 reais em 40 gramas na Drogaria normal.
 
Encontrei carbonato de cálcio apenas em farmácia de manipulação... é caro... por 10 gramas paguei R$ 8,00... ou seja, custa R$ 800,00 o Kg!

Eu esterilizei o substrato numa fronha dentro de um caldeirão com um suporte de fondue dentro para não enconstra na água... deu muito certo, mas talvez funcione ainda melhor no microondas, se couber.

Comigo funcionou perfeitamente com o milho...

Na minha opnião, (e citado no livro "produção de cogumelos usando a tecnica jun-cao") a melhor forma de tamponar o substrato é usar Gesso Agrícola. Pode ser encontrado em lojas agropecuárias e é muito barato. o único problema é que só vende sacos de 20Kg. Custam em 'torno de R$16,00.
Mas para aqueles que gostam de Bulks vale a pena.
 
Back
Top