Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Cultivo de Shimeji Branco e Shimeji Salmon

Shimeji's, Branco e Salmon frutificando em folhas de bananeira.
Diário de cultivo completo.
Parabéns @cubensisdedread ficou tudo muito bom! Essa tua pasteurizadora pelo que vi nas fotos você mesmo montou, certo. Reciclou um antigo latão de produtos químicos, abriu a parte de baixo para entrar o gás e aquecer. Os suportes para segurar as bags se também mandou fazer! Você consegue medir a temperatura de aquecimento ai dentro? Adorei !
 
Ah entendi, o fogareiro embaixo esquenta o latão por baixo, coloca água por dentro e vai criar um vapor quente e pasteurizar todo o conteúdo por completo dentro do tambor.
@cubensisdedread e @Anatman vocês estão de parabéns, estrutura de primeira!
E ai na incubadora estão usando um vaporizador, a temperatura estão controlando de alguma maneira ou deixando na temperatura ambiente mesmo?
Estão lindo esses shimejis ai!
 
@tupy entao, onde eu moro é muito quente, a temperatura ambiente na estufa passa dos 37c, entao coloquei um ar condicionado. O umidificador fica dentro da estufa, assim nao deixa o ar condicionado secar o ar de dentro da estufa. Coloquei um timer no umidificador, a cada 15 minutos ele liga e fica 15 minutos ligado. A umidade sempre da uma caida, mas ai eu aumento a névoa do umidificador e ela sobe.
 
Última edição:
muito bom! to tentando cultivar shimeji tambem...so que eu tinha ganho as bags.. e elas acabaram... onde você conseguiu as suas??
 
Valeuu! Comprei as minhas em uma loja de embalagem aqui da cidade. Eles tem diversos tamanhos de embalagens em polipropileno. Qualquer coisa procura merca livre, devem ter algo.
 
Valeuu! Comprei as minhas em uma loja de embalagem aqui da cidade. Eles tem diversos tamanhos de embalagens em polipropileno. Qualquer coisa procura merca livre, devem ter algo.
aaaahh dahora...pq o cara q me deu as outras bags disse que aqui no Brasil essas bag autoclavável era mo caro e nao valia a pena comprar o.o ...
usei borra de café... achei um ótimo substrato...vou testar as folhas de baneneira um dia!
brigadão!
 
Isso, o bocal eu uso cano de eletroduto, que é antichama, nao derrte na pasteurizaçao. Nao deve derreter nem na autoclave nem na pqnela de pressão.
 
boa noite cubensisdedread , cara foram 23 dias da inoculação até eles darem frutos? muito rapido isso em e estão bem bonitos, qual proporção de spaw para composto que vc usou?
 
boa noite cubensisdedread , cara foram 23 dias da inoculação até eles darem frutos? muito rapido isso em e estão bem bonitos, qual proporção de spaw para composto que vc usou?
Boa tarde, lixero. Eles colonizam bem rapido, ainda mais que esta quente por aqui. Estou usando uma proporçao de 10%, mas sinceramente acho muito, usando menos tem um efeito ótimo tbm e da pra fazer mais bags.
 
Estou usando uma proporçao de 10%
Acho que isso varia de acordo com o tamanho do grão utilizado, geralmente recomendam 5% quando se trata de centeio, trigo e cevada, no caso do milho que é um grão maior e não tem a mesma distribuição considerando o mesmo peso de spawn acho que é bem por ai mesmo, digo isso visando o tempo de colonização, pois os lenhícolas desenvolvem-se muito bem em pura palha.
 
Última edição:
@cubensisdedread , você produz seu próprio spawn, a partir de uma clonagem de cogumelos de supermercado, ou compra spawn pronto de linhagens comerciais?

Meus parabéns pelos Shimejis, estão lindos demais!! Estou iniciando os trabalhos com os comestíveis aqui, está sendo um pouco complicado fazê-los frutificar.
 
Boa Boite, @MindFields
O que voce tem usado para substrato ? Eles gostam de substrato bem simples, palhagens, folha seca, serragem (sem ser de madeira com resina). Qual temperatura esta fazendo no seu cultivo e qual shimeji esta cultivando ? Vamos dentar descobrir o que pode ser por aí, descobrir o que ta faltando.

Caro @cubensisdedread , os meus Shimeji frutificaram! Eu acabei descobrindo que eles estavam abortando e não se desenvolvendo pela baixa umidade, além de estarem abafados no terrário. Comecei a deixar a tampa aberta, e eles voltaram à vida! Algumas fotos (do segundo flush, inclusive): https://teonanacatl.org/threads/shimeji-não-frutifica.12583/#post-175668
 
Hoje fiz uma pequena colheita de Pleurotus sajor-caju, conhecido como Shimeji Marrom.
Belas chapeletas, ta lindo de ver, condições perfeitas :), apesar de ser conhecido como sajor-caju esse nome se refere a outra especie que inclusive foi revisado e realocado em Lentinus, a que nos cultivamos é na verdade Pleurotus pulmonarius, o nome ja diz tudo :D
 
Poxa ja não esta na hora de fazer um tutorialzinho passo a passo pra gente não ?? Tenho ostra Marrom muito bom. menos picante que o shimeji branco o salmon eu nunca comi .. parabens e da proxima tra umas fotos do processo todo.. tratamento da palha PH etc.. Vai me ajudar muiito aqui com os meus Abraços e boas colheitas
 
Back
Top