Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Cultivo de Pleurotus sp. em Baldes.

Diário de cultivo completo.
Parabéns @cubensisdedread, mais uma ótima contribuição nos comestíveis.

Essa palha tifton, provavelmente você comprou ela pronta e seca? Chegou a fazer alguns testes com folha de bananeira?

Coloca umas fotinhas ai do seu tambor de pasteurização pra gente! Valeu, obrigado!
 
Obrigado, @tupy. feliz em ser útil novamente.

De ontem pra hj tive um problema com o Windows 8 e n to conseguindo acessar o pc. Mas eu consegui umas fotos na net que explica certinho a minha pasteurizadora.

Ela é um tambor de 200 litros. Na parte do fundo tem uma estrutura de 10cm. Em cima dessa estrutura vai um cesto de metal, igual esses da foto a baixo. Nesse espaço de 10 cm que fica no fundo, eu coloco 15 litros de agua para pasteurização.

A pasteurização é a vapor, a palha não fica submersa, a agua nem encosta nela no fundo.

Sim, a palha eu comprei pela olx. Na minha região é difícil encontrar, então comprei 800kilos e coloquei na garagem de casa mesmo, na vaga de um carro kkkkkk

Eu moro no centro da cidade, imagina a alegria dos vizinhos quando viram chegar um caminhão cheio de capim.

Posso passar o contato do vendedor, ele é muito gente boa e faz a entrega(frete por conta da pessoa e compra acima de uma tonelada se não me engano. Ele me vendeu em menor quantidade pq ele quis conhecer a produção nossa de cogumelos então aproveitou a viagem da entrega)

Eu fiz esse esquema de capim utilizando um tambor de 120 litros, o rendimento total foi de uns 12kg de cogumelos em 4 ou 5 meses de cultivo.

Aqui estão as fotos que mostram como é a pasteurizadora que eu uso. Essas fotos são do google:
image.jpg image.jpg image.jpg

Tenho tido muito problema com o PC, acho q ele vai morrer. Já troquei o HD, já refiz ele praticamente. E numa dessas eu perdi as melhores fotos que eu tinha. Mas sempre vou fotografando, logo teremos mais.

Abraços e um feliz ano novo.
 
Última edição por um moderador:
[Parabéns] Seus cogumelos estão lindos! [Parabéns]

Velho, como você multiplica o micélio?
Quero dizer, como mantém a cultura original viva - para usar como isca (spawn)

Abraço!
 
Tô procurando palha também e não encontro para vender por aqui. Tem ideia de quanto custa a tonelada e onde o cara mora?
 
@AlfaZemma Obrigado. As culturas são multiplicadas em placas de BDA. Tenho alguns vídeos antigos postados mostrando como eu faço esse trabalho. Caso não encontre aqui no fórum, de uma procurada no youtube em um antigo canal que eu tinha, procure por Cubensisdedread. Cheguei a fazer alguns vídeos em time lapse do trabalho com as sementes feitas na glovebox.
Mesmo processo de isolamento dos cubs.

@coguosho

Tenho o contato sim, manda um e-mail pra ele, foi a forma que eu o contatei:
fenopalacios@gmail.com

Se eu não me engano ele é de Araçatuba!?. Melhor perguntar pra ele mesmo hehehe eu to tendo um pouco de confusão entre Araçatuba, Araraquara e Catanduva. Não vou conseguir confirmar com certeza. Mas manda um e-mail, ele é gente boa. Combinando um frete ele entrega na sua casa mesmo.
 
Uau! Que colônias lindonas! Realmente inspirador! :rolleyes: Estou me preparando pra um cultivo de Pleurotus em baldes também. Vou usar baldes menores, contanto, de 10 lt. Como substrato vou usar o que tenho por aqui: capim-elefante. Mas, @cubensisdedread, como tu esterilizou os baldes? E os orifícios? Tu fez algum padrão específico? Obrigado!
 
@Paleofungo Olá, obrigado !! Os baldes eu lavo com sabao e bucha e depois passo alcool 70º. Recomendo usar micropore nos buracos. Quando tiver na hora de nascer vc vai ver ele passando pro micropore. Unico problema dos baldes é que quando contamina perde uma quantidade grande de substrato.
 
Perfeito @cubensisdedread! Já fico um pouco mais aliviado, tinha pensado que talvez essa limpeza mais "superficial", por assim dizer, não fosse suficiente, mas visto que teus cogumelos tão quase formando sindicatos, tá mais de bom de além da conta! :LOL: Eu vi em um vídeo da internet o cara usando a técnica de baldes antes de conhecer o Teonanacatl e ele vedou os poros com fita isolante prata (aquele "durex" popular no norte da América). Ele furou eles pra permitir ventilação sem secar o substrato e os retirava quando o substrato tava todo colonizado. Digo, micropore eu preciso tirar também nesse ponto, certo? Quanto ao substrato, acho que terei um pouco menos de prejuízo, pois os meus baldes tem 10 lt - de qualquer forma, eu mesmo produzo o substrato cortando a grama do sítio onde vou fundar o cultivo. Muito obrigado pela atenção! :)
 
Fala uma coisa cubensisdread!

E essa história que o pleurotos rosa (djamor) não pode por na geladeira, como você preserva ele?
Rola de fazer culturas liquidas com ele e estocar na geladeira?
 
Perfeito @cubensisdedread! Já fico um pouco mais aliviado, tinha pensado que talvez essa limpeza mais "superficial", por assim dizer, não fosse suficiente, mas visto que teus cogumelos tão quase formando sindicatos, tá mais de bom de além da conta! :LOL: Eu vi em um vídeo da internet o cara usando a técnica de baldes antes de conhecer o Teonanacatl e ele vedou os poros com fita isolante prata (aquele "durex" popular no norte da América). Ele furou eles pra permitir ventilação sem secar o substrato e os retirava quando o substrato tava todo colonizado. Digo, micropore eu preciso tirar também nesse ponto, certo? Quanto ao substrato, acho que terei um pouco menos de prejuízo, pois os meus baldes tem 10 lt - de qualquer forma, eu mesmo produzo o substrato cortando a grama do sítio onde vou fundar o cultivo. Muito obrigado pela atenção! :)

Imagina, irmão. A dúvida que tiver vc pode perguntar, oq eu souber eu responderei.

A micropore você pode deixar se quiser, nela vai ficar a base dos cogus, quando vc colher vc vai ver que o cogu vai ter engolido a micropore toda, só cortar aquela parte na hora de fazer pra comer. Mas quando começar formar a bola branca no microopre é pq ta na hora de nascer mesmo, ai pode tirar a micropore e por pra frutificar.

@AlfaZemma Então, o Salmão é muito sensível ao frio sim. A cultura líquida pode guardar na geladeira, más o inóculo precisar ser usado o quanto antes... Em 5 dias aquela cor rosa do spawn vai secando e ficando amarela, com o tempo o inóculo fica com um cheiro semelhante a 'queijo', mesmo dentro da conservadora a 3c. O segredo é fazer o spawn e já utilizar.
 
Última edição por um moderador:
Boa noite pessoal. Vim dividir com vocês umas fotos e informações de um cultivo que fiz utilizando palha de tifton 85 em baldes de 18 litros.

Usei 2 vezes 1 tambor de 120 litros, gostei dos resultados também.

O Capim foi pasteurizado a 85c durante 4 horas. (A água demora cerca de 1 hora pra começar a ferver. Então ele fica 3 horas em temperatura de pasteurização). Pasteurização feita a vapor, tipo banho maria.

Esse capim é bem duro por isso utilizei os baldes. Pra quem quer produzir para consumo é uma boa. Mas para comercial achei meio fora de mão. Após colher os cogumelos sempre aparecia contaminação nos buracos.

Bom, vou tentar ficar mais presente no fórum. Quem tiver duvida é só perguntar.

Baldes com Shimeji Branco, Shimeji Salmão e Ostra marrom.

View attachment 97620 View attachment 97622 View attachment 97626 View attachment 97627 View attachment 97621 View attachment 97629

Cogumelos
View attachment 97623 View attachment 97624 View attachment 97628

Momento Exato em que o Shimeji Salmão liberava os esporos.
View attachment 97625
putz, que cultivo invejavel !!! se for possivel gostaria de saber mais sobre a tecnica que voce usa !
 
Este tópico é para discussão geral do diário "Cultivo de Pleurotus sp. em Baldes". Por favor, participe da discussão
Caro cubensissdedread te dou os parabéns por essas dicas e pelas belas fotos.... Estou tentando cultivar shimeji flórica em casa, uso feno de Tífton, gostaria de umas dicas... eu não estou picando o capim mas rasgo o feno com as mãos sem luva (passo alcool 70 antes nas mãos), estou usando balde de 10 litros onde coloco 1 kg de feno. tento pasteurizar por dois métodos - 1 ferver por meia hora em solução de cal hidatrada a 1% e 2 - deixar em solução de cal a 2 % por 4 horas.... depois de drenado encho o balde com as mãos sem luva (passando alcool 70 nas mãos). os baldes eu furei, em um só com três furos de 15-20 mm de diámetro, em outro vários furos de 5 a 10 mm de diámetro. Tampei os furos com microporo. Fico ansioso para acompanhar o crescimento e às vezes abro a tampa.... você sabe se o shimeji quando estiver dando os primórdios cachos ele consegue furar o microporo ou eu preciso ficar monitorando para tirar o microporo. Estou tentando já há varios meses mas o que tenho pecado é na pasteurização, antes fazia em saco de polipropileno mas tinha muita contaminação.... Outra coisa estou pondo mais ou menos 400 gr de semente por quilo de feno seco.... As semente eu estou repicando com algum sucesso as que eu comprei de um cara de Lavras aqui em MG. Como voce percebe tenho muitas dúvidas mas sou persistente... o que minha esposa detesta nesse caso pois faço uma bagunça pois morar e apartamento com área privativa - imagina voce! Um abraço e sucesso!

Este tópico é para discussão geral do diário "Cultivo de Pleurotus sp. em Baldes". Por favor, participe da discussão aqui.
Caro cubensissdedread tenho outra dúvida. Dizem que o substrato dá mais de um fluxo (2 a 3) é verdade? Nesse caso depois de colher o primeiro fluxo o que deve fazer com o substrato, percebi que ele para mais seco depois que a gente colher, ficam abertura no plático por onde evapora a umidade.... 1 devo fechar os sacos novamente com outro saco? 2 devo voltar com os saco para a câmara escura? No caso do cultivo em balde.... Os próximos fluxos sairão pelos mesmo buracos que de onde já sairam os primeiros cachos?....
mais dúvidas...
Um abraço....
 
Back
Top