Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Cultivo de Pleurotus Sajor-caju em sorgo.

calimba

Cogumelo maduro
Membro Ativo
10/02/2005
958
76
Recebi no mes passado uma semente (spaw) de sajor-caju em sorgo de outro amigo amante do reino fungi.

Pois bem, inoculei parte da semente em trigo cremogemado - está em testes - e com medo de que a semente secasse inoculei agua dentro do saco onde ela estava.

Qual não foi minha surpresa quando dois dias depois da inoculação começaram a surgir primordias dentro do saco. Como tinha acabado de atualizar meu terrário não resisti a colocar o bolinho de sorgo lá dentro. Vamos esperar e ver no que dá.

OBS: A água foi por fora mesmo, só jogada dentro do saco, não foi como a inovadora e ótima tecnica do colega Mauricio.

Paz, amor e poesia!

sajor-caju 001.jpgsajor-caju 002.jpgsajor-caju 003.jpgsajor-caju 004.jpgsajor-caju 005.jpgsajor-caju 006.jpg
 
Psilo,
Desculpe minha ignorância, mas o que vem a ser "Sajor-caju em Sorgo"??? :confused:
vlw aew :D :pos:
 
huum imagina o cheiro do micelio e os frutos uma forma linda sempre os adimirei, ahhh o psilo guarde a castanha para torra-las:D :D hahahahahahhaha
good vibesss in cajus facee ! ! :pos: :pos:
:pos: :pos: :luz: :luz:
 
ô delicia! to falando, hein Psilo, vou ainda na sua casa! Kero experimentar suas deliciosas receitas :rolleyes: !!!

Hehehe, tah lindo issu!!!

Breve eu tbm vo ukerer ucltivar comestiveis :cool:

Abraços!
 
desculpa, desculpa... ;)
mas ó... nem sou usuário velho, só apareço bastante por aqui, por me interessar muito o assunto, mas não fazem nem 2 meses q eu me registrei! fiudshufds
*agora mesmo acabei de ver o topic do Phyllo, sem ter visto seu link... mas o "Sorgo" eu realmente não sabia o que era
obrigado pela explicação psilo! ^^

paz e luz :luz:
 
O cheiro desse cogumelo é delicioso!! Invade todo o terrário, e ao abri-lo invade todo o quarto, muito saboroso mesmo!

Nunca vi um mar tão bonito de primordias!!

Será que todas elas irão virar cogumelos??

obs: sonnekonig, eu tava só enchendo o saco .... e vc pode ser considerado da casa sim .... :cool:

sajor-caju 005.jpgsajor-caju 006.jpgsajor-caju 008.jpgsajor-caju 011.jpgsajor-caju 013.jpgsajor-caju 015.jpgsajor-caju 017.jpgsajor-caju 018.jpgsajor-caju 020.jpg
 
Adoro esse momento: Pinning! E como esse virá carregado. Existe alguma diferença no cheiro do substrato colonizado ou micélio dos comestiveis. Bonitas fotos e ÓTIMO presente.
Parabéns e Sucesso :pos:
 
Maravilhoso psilo lindo lindo lindo e SUCULENTO.
o aspecto das primordias eh maravilhoso, viagem visual total !
ele parece formar massas carnudas de onde brtam varios cogumelos. a colheita desse tipo de comestiveis parece ser bem generosa! estou ansioso pelos seus resultados.
só por curiosidade , os parametros de temperatura e umidade sao os mesmos do PC,? ou eh necessario um terrario em separado para os comestiveis?
 
Estou usando os mesmos parametros que usava para meus cubies morta, parece estar indo muito bem.

Estou apenas com medo de que essa grande quantidade de pins se tornem abortos, toda hora vou dar uma olhadinha e eles estão maiores, creio que muitos deles chegarão a fase adulta, mas não vamos nos precipitar hehe
 
Legal Psilo!!!:pos:
Ta bonito isso ai. Muitos desses pins vao abortar, mas o que crescer vai ser suficiente pra fazer um talharim ao sajor-caju ou mesmo uns cogumelos a milanesa. Essa espécie dá frutos bem carnosos e vai servir legal sua família. Tenta depois tirar uns carimbos e continuar o ciclo a na sua casa! E na casa da galera tbm!!! hehehe:D ;)
Boa sorte!
Abraços e MUITA PAZ!
 
Pow fodão o cultivo, dps quero tb tentar esse tipo de cultivo... é interessante o como eles vão crescendo rápido!
Tb naum sabia o que era Sorgo... mas ta de boua já li os tópicos referentes... vlw pelo link psilo!
vlw aew pessoal
e GOOD VIBES aew! :pos:
 
Fala Psilo.

Na sua última foto mostra o substrato colonizado deitado em um prato o que não seria nada legal para uma boooaaa colheita pois a parte que está encostada no prato não nasce cogu. Seria uma opção deixar esse substrato em suspensão tanto preso por fios ou furado ao meio em um terrário adptado. Essa espécie frutifica melhor com luz azul que nada mais é que simplesmente colocar um papel celofane azul sob o vidro do terrário.

Boa sorte:pos:
 
Muito certamente vão dar muitos abortos e poucos cogumelos. O pior vai ser limpar isso tudo depois. Daí q teria sido uma ótima idéia só ter rasgado o saco em alguns lugares ao invés de expor todo o micélio à condição do terrário. Já tive umas experiências com o pleurotus, em grãos e em gramíneas, ambos não frutificaram bem ao lado dos cubensis, isto é, frutificaram desse mesmo jeito mas cogumelos completos foram pouquíssimos, em uma das vezes eu deixei o saco bem fechado e rasguei alguns buracos pequenos aonde já tinha identificado primordias, aí ele frutificou bem melhor.

Acho q essa espécie é um pouco mais exigente por oxigênio do q os cubensis, apesar de não ter tido contato extenso.
 
Agradeço as dicas colegas! :pos:

Eu estou fazendo umas culturas em sacos, esse bolo eu coloquei pra frutificar assim pois tinham muitas primordias em vários lugares do saco, além de me terem pego de surpresa, tive que coloca-los as pressas no terrário.

Era só uma semente (spaw), essa frutificação foi um presente surpresa hehe.

Marinheiro de primeira viagem é assim mesmo, vou usar as dicas de vocês para desenvolver um proximo cultivo mais aprimorado!

Novamente, obrigado :pos:

PS: Gostaram das fotos??, eu adoro fotos de primórdias :D
 
lindos pins, que forma linda, o aspecto deles ja é suculento :rolleyes: :rolleyes:
que eles cresçam bastante :D
:luz: :pos:
 
As fotos ficaram ótimas, bom macro e boa definição.

Nota 10
 
Back
Top