Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Tutorial Cultivo de Pleurotus em JORNAL VELHO

viniciusc

Cogumelo maduro
Membro Ativo
11/04/2008
839
65
Olá pessoal, vi este tópico num outro fórum, e por conta da simplicidade/acessibilidade, compartilho pra adicionar...

É basicamente como um cultivo de cubensis, mas nao exige tanta assepsia e os materiais são mais simples mesmo...

Quem postou a técnica foi Wildburr

CITAÇÃO DE WILDBURR, 30/12/2008

I dont know how many of you are into edibles, but I thought I might share a way to grow Oyster Mushrooms. First off the strain I used here is Blue Oyster, from a syringe purchased from Sporeworks. Grown on WBS, Spawned to Newspaper. This is a cheap easy way to get a good amount of really good tasting Mushrooms, as well as experience the beauty of them growing. All done in a plastic grocery bag.

First I soaked some shreaded up newspaper in a 1:200 bleach solution for about an hour, drained and squeezed the excess water out so the newspaper was just damp. Also soaked the plastic grocery bag with it. Pays to be sterile .

Next I layered some of the newspaper into the bottom of the bag, then some Blue Oyster spawn etc.. till I had probably 5 or 6 layers of spawn between layers of paper. Squeezed the bag down tightly to make what looks like a big paper gumdrop and tied the top loosely to allow some gas eschange and fresh air. No holes cut into bag till it gets to 100% colonization.

Once colonized I made a few slits in the plastic bag to allow fruiting. Once I noticed pinning I opened the slit up a bit to allow them to protrude out. Because there is no fruiting chamber the pins must be misted several times a day once they get to about 1/2" tall untill you harvest them.

These have a cool blue color to the tips of the fruits while growing and seem to turn grey to white at maturity. The first "rosette" was just harvested last week and was made into a soup, Man were they good. Attached are some pics of the project.

tradução livre e sem compromisso:p::

" Eu não sei quantos de vocês gostam de cultivar comestíveis, mas achei que pudesse compartilhar uma forma de cultivar oyster (pleurotus). Primeiro, a strain que eu usei foi Blue Oyster, de uma seringa comprada no sporeworks. Cultivado em semente de pássaros, semeados em jornal. Está é uma forma simples e barata de conseguir um bom punhado de cogumelos saborosos, além da bela experiência de vê-los crescendo. Tudo feito em uma sacola plástica de supermercado.

Primeiro eu molhei jornal picado em uma solução de 1:200 de água sanitária por uma hora, sequei e torci o excesso de água para que ficasse só uma massa. Também passei a sacola de supermercado nesta água. Esterilização simples smile.gif

Em seguida eu fiz uma camada de jornal no fundo da sacola, e uma camada de micélio de Blue Oyster, e assim por diante... Até ter mais ou menos 5 ou 6 camadas de spawn entre as de jornal. Apertei a sacola bem firme, parecendo uma grande bola de papel e amarrei a boca da sacola suavemente para permitir alguma troca gasosa e ar fresco. Nenhum buraco é feito na sacola até ela estar 100% colonizada.

Uma vez colonizada, fiz algumas fendas na sacola plástica para permitir a frutificação. Quando notei a pinagem eu abri a fenda um pouco para permitir que saíssem. Por conta de não haver terrário, os pins devem ser umedecidos várias vezes ao dia de quando eles ficam com 1/2" de altura até colhê-los.

Estes têm uma bela cor azul na ponta dos frutos enquanto crescem e parecem ficar de cinza a brancos quando maduros. A primeira "rosette" que colhemos semana passada virou uma sopa, Cara que delícia. Anexas algumas fotos do projeto. "
1.jpg2.jpg3.jpg4.jpg5.jpg6.jpg7.jpg8.jpg9.jpg10.jpg
 
Última edição por um moderador:
Pois é, eu já tinha visto esse. Não levei muita fé pois a última atualização dele foi em Janeiro de 2008!!!

Mas entrei em contato com ele e ainda está ativo.

Pedi 2 carimbos e paguei 3 euros (fiz via PayPal) deu +/- 10 reais.
 
bem na hora da jantar ver isso...

ae esqueci da dica!
pra fazer na chapa com vegetais o ideal é colher eles ainda cinzas, quando os maiores começarem a esbranquiçar voce passa a faca direto pro azeite fervendo com alho picadinho.
só eles ja sao uma ótima mistura.:pos:
 
Última edição por um moderador:
A tinta usada pra fazer jornal tem chumbo. A gente absorve chumbo eplas pontas dos dedos quando le jornal. Muito pouco, mas acontece.

Será que esse chumbo poderia sofrer bioacumulação e chegar até a gente? De forma tóxica, ou mesmo crônica, dependendo da frequencia de ingestão?
 
A tinta usada pra fazer jornal tem chumbo. A gente absorve chumbo eplas pontas dos dedos quando le jornal. Muito pouco, mas acontece.

Será que esse chumbo poderia sofrer bioacumulação e chegar até a gente? De forma tóxica, ou mesmo crônica, dependendo da frequencia de ingestão?

Faz um tempão que num entro aqui ...rs... boa madruga pra todos ... bom desculpe me intrometer e algum erro relacionado a postagem,
Mais a primeira coisa que pensei foi isso, faço gestão ambiental e me interesso muito por microbiologia e por cogumelos (reino jungi). Os fungos são importantes decompositores, os saprobióticos ou saprofíticos se alimentam de material morto. permitindo a reciclagem de nutrientes, é muito importante ver esse ponto pelo menos no material a ser cultivado, dependendo do cogumelo ele transforma matéria tóxica em matéria “reutilizável” a natureza e outros não, chumbo é um metal pesado muito tóxico e em grande quantidade na tinta utilizada na impressão do jornal e uma substancia que depois de ingerida .
É extremamente danoso quando absorvido pelo organismo através da comida, ar ou água.
· Perturbação da biosíntese da hemoglobina e anemia;
· Aumento da pressão sanguínea;
· Danos aos rins;
· Abortos;
· Alterações no sistema nervoso;
· Danos ao cérebro;
· Diminuição da fertilidade do homem através de danos ao esperma;
· Diminuição da aprendizagem em crianças;
· Modificações no comportamento das crianças, como agressão, impulsividade e hipersensibilidade.
· O chumbo pode atingir o feto através da placenta da mãe, podendo causar sérios danos ao sistema nervoso e ao cérebro da criança .
A absorção do chumbo depende do estado físico e químico do metal e é influenciada pela idade, estado fisiológico e nutricional e fatores genéticos. Nos adultos, 5 a 15% do chumbo ingerido é absorvido no trato gastrointestinal, enquanto nas crianças essa absorção pode ultrapassar os 50%.O chumbo é um dos mais perigosos metais tóxicos pela quantidade e severidade dos seus efeitos. É classicamente uma toxina crônica.
Pra ter uma idéia o chumbo é considerado “tolerável” em pescados numa base de 2mg/ quilo então se em um quilo de jornal o cogumelo absorver só duas mg de tudo isso que muito improvável já se torna muito preocupante ainda mais com um consumo excessivo.
Bom podemos utilizar outros papeis ! ...rs... bom consumo e saúde a todos nós...
Queria frisar que adorei o post ! só me preocupo com a saúde de nós todos ! ...
Vou me aprofundar mais ver se consigo o cultivo e mando pra análise .....rs...
 
ouvi dizer que o chumbo está só na impressão colorida, e que na preta se usa betume, que n traria prejuizo nenhum
mas é só especulação...
 
Então meu amigo, tentei fazer o teste com alguns esporos doados, e com esporos oriundos de uma especie desconhecida ... não tive sucesso, e comecei minha iniciação cientifica com assunto já determinado por meu orientador. Assim que conseguir um tempo começo testes sobre o assunto com análises de qualidade. ai concluiremos de vez essas especulações.
obrigado.:pos:
 
mas mano se inoculam os esporos diretamente no jornal irmao!
tem que inocular o SPAWN(micleio vivo ) senao nao funciona mesmo!
 
Muito interessante o cultivo de cogus comestiveis. São mais bonitos que os psilos heheheheheh!

Tão lindos cara parabéns!
 
mas mano se inoculam os esporos diretamente no jornal irmao!
tem que inocular o SPAWN(micleio vivo ) senao nao funciona mesmo!



então até fiz assim, mais acredito que fiz algo errado e deve ter contaminado, demorou muito e não ficou com aspecto bom, ai joguei fora.
agora to começando meu laboratório alquimista, com muita paciencia e amor eu desvendarei mistérios ...kkkk valeu meu velho:pos:
 
bah, baita informação! obrigada por partilhar com a galera! não tinha idéia disso.. muito interessante!
Será que o Deseroy concluiu a pesquisa???
Diz aí pra galera Deseroy!!
 
O @Deseroy não loga no CM há mais de 7 meses.. acho que o cogumelo comeu ele! :roflmao:
 
Back
Top