Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Abandonado Cultivo de Pleurotus Djamor, Pulmonarius, Shimofuri e TPB

Diário de cultivo abandonado.
Olá a todos, sou iniciante no processo de cultivo de cogumelos, estudei bastante por esse fórum e algumas literaturas disponíveis, tenho um amigo que cultiva p. cubensis a um tempo já que me ajudou.

Fiz Culturas liquidas dia 7/07 de Pleurotus Djamor, Pulmonarius, Eryngii e TPB, utilizei 2 g de dextrose em pó para cada 250 ml de água mineral fervida, fiz mais ou menos 750 ml, depois levei a panela de pressão por 1h e inoculei culturas liquidas que comprei de um fornecedor conhecido já e que trabalha só com isso.
WhatsApp Image 2020-07-16 at 17.49.16(3).jpegWhatsApp Image 2020-07-16 at 17.49.16(2).jpegWhatsApp Image 2020-07-16 at 17.49.16(1).jpegWhatsApp Image 2020-07-16 at 17.49.16.jpeg

Minhas duvidas começam a ai, por que o TPB ficou com a C.l dessa coloração deixou de ser transparente para branco translucido, e estão saúdaveis as C.L? foi minha primeira tentativa ( o Djamor desenvolveu absurdamente rápido, isso é contaminação ou é micélio?.

e dia 10/07 fiz inoculação em sementes de trigo orgânicas na qual deixei de molho 24 h com água mineral, troquei a água por água mineral e coloquei para ferve por 20 m.

WhatsApp Image 2020-07-09 at 20.56.27.jpeg
Adicionei 10g de carbonato de cálcio valor referente ao peso seco dos grãos e depois coloquei nos potes.
WhatsApp Image 2020-07-09 at 21.04.42.jpegWhatsApp Image 2020-07-09 at 21.14.28.jpeg
depois levei a panela de pressão por 1:30h.
WhatsApp Image 2020-07-10 at 15.40.10.jpeg
e esperei a panela chegar a temperatura ambiente para poder abrir, inoculei no dia 10/07 com uma parte da seringas que comprei o P. Djamor, Pulmonarius e Shomofuri e no dia 12/07 inoculei o TPB e Florida em outros copos de grãos com o mesmo esquema, os copos tanto da cultura liquida como dos grãos estão em uma incubadora de isopor com temperatura adequada e a umidade tenho borrifado diariamente as vezes 2 x por dia, mas minha região é umidade e a temperatura como está inverno está 27 graus em média, considerada baixa para aqui no nordeste. Ontem (16/07) fui olhar os copos e nenhum dos Pleurotus começou a colonizar os grãos, mas, o TPB parece que começou com tudo e o florida parece que vai começar também.
WhatsApp Image 2020-07-16 at 17.49.16(4).jpegWhatsApp Image 2020-07-16 at 17.49.17.jpeg

Gostaria de informações, como vocês acham que está a cultura liquidas? e a questão dos copos? eu sei que o pleurotos demora mais para colonizar que o TPB e Florida, estimo quanto tempo para ele começar a colonizar os copos? fico no aguardo para dicas, criticas construtivas e informações. obrigado a todos.
 
Atualizando a situação dos meus cultivos do dia 21/07 segue fotos
WhatsApp Image 2020-07-21 at 22.29.02(2).jpegWhatsApp Image 2020-07-21 at 22.29.02(1).jpegWhatsApp Image 2020-07-21 at 22.29.02.jpegWhatsApp Image 2020-07-21 at 22.29.01(4).jpegWhatsApp Image 2020-07-21 at 22.29.01(3).jpegWhatsApp Image 2020-07-21 at 22.29.01(2).jpegWhatsApp Image 2020-07-21 at 22.29.01(1).jpeg
 

Anexos

  • WhatsApp Image 2020-07-21 at 22.29.00.jpeg
    WhatsApp Image 2020-07-21 at 22.29.00.jpeg
    116.5 KB · Visualizações: 14
  • WhatsApp Image 2020-07-21 at 22.29.01.jpeg
    WhatsApp Image 2020-07-21 at 22.29.01.jpeg
    135.4 KB · Visualizações: 14
Bacana ein! Também comecei alguns comestíveis, ostreatus, esperando crescer o micélio que inoculei nos grãos.
Acompanhando!
Abs
 
Bacana ein! Também comecei alguns comestíveis, ostreatus, esperando crescer o micélio que inoculei nos grãos.
Acompanhando!
Abs
é muito bom essa sensação de produzir seu próprio alimento né? estão diegosf, fui olhar hoje e estão no ponto o Shimofuri, o Djamor, TPB e o Florida. vou produzir amanha o substrato de palha para inocular eles na quinta no máximo sexta. pois vão começar a pinar já! você quer fotos? dos copos por fora?
 
é muito bom essa sensação de produzir seu próprio alimento né? estão diegosf, fui olhar hoje e estão no ponto o Shimofuri, o Djamor, TPB e o Florida. vou produzir amanha o substrato de palha para inocular eles na quinta no máximo sexta. pois vão começar a pinar já! você quer fotos? dos copos por fora?
Opa legal ein! Quero sim! Gostaria de saber o ponto certo da colonização nos grãos para passá-los ao substrato!
Realmente espero poder produzir uma quantidade semanal para consumir mais vezes! No mercado o valor é um pouco alto pra comprar sempre.. haha
Abs
 
Como colonizam rápido @CaueKunzler!!!
Pretendo comprar umas sementes de comestíveis em breve.

Vou acompanhar o seu trabalho com os grãos, parece estar com uma cara ótima.

Ainda não fiz nenhuma CL de cubensis, tampouco conseguiria na sua questão. Também tenho curiosidade em saber se contaminaram.

Cara... tenho umas dúvidas:
Como sabes que já vai pinar?
Qual a proporção e preparo do material que usará como substrato?
Qual a temperatura que estava na incubadora?

Obrigado por enquanto
 
Opa legal ein! Quero sim! Gostaria de saber o ponto certo da colonização nos grãos para passá-los ao substrato!
Realmente espero poder produzir uma quantidade semanal para consumir mais vezes! No mercado o valor é um pouco alto pra comprar sempre.. haha
Abs
mando mais tarde? fiquei com umas demandas de lixar uma parede e pintar aqui na minha casa e me atrasei.
Como colonizam rápido @CaueKunzler!!!
Pretendo comprar umas sementes de comestíveis em breve.

Vou acompanhar o seu trabalho com os grãos, parece estar com uma cara ótima.

Ainda não fiz nenhuma CL de cubensis, tampouco conseguiria na sua questão. Também tenho curiosidade em saber se contaminaram.

Cara... tenho umas dúvidas:
Como sabes que já vai pinar?
Qual a proporção e preparo do material que usará como substrato?
Qual a temperatura que estava na incubadora?

Obrigado por enquanto
te respondo hoje mais tarde pode ser? to na correria vou fazer o substrato agora anoite e cozinhar por 4 h em um tambor de 200L em sacos de PP, tento responder todas as suas duvidas, quando eu mandar as fotos acho que vai dar para você entender por que vai pinar.
 
Nobre @CaueKunzler, cadê nossa resposta? :)
irei responder todos vocês amanhã tive muita demanda aqui, irei postar fotos novas e inoculações novas de grãos que fiz!
Faça, pelo amor dos chapeludos, tudo em seu devido tempo. Mas esperarei ansioso mesmo assim...rs
amanha tudo irei postar tudo direitinho várias demandas não só do cultivo mas, do dia a dia. amanhã sem falta.
 
Atualizando a situação dos cultivos no dia 29/07 a situação dos copos eram a seguinte:
WhatsApp Image 2020-07-29 at 16.38.04(2).jpegWhatsApp Image 2020-07-29 at 16.38.04(1).jpegWhatsApp Image 2020-07-29 at 16.38.04.jpeg

O Micélio dentro do copo fica bem densos e passa do estágio aveludado para começar a ficar "denso" como citei anteriormente, o Shimofuri você não vê muita diferença mas, o Djamor ele fica com vários pontos rosas é muito chamativo, OBS: meu celular tem baixa qualidade não da para ver, se você deixar mais tempo dentro ele começa a pinar se não tiver entrada de Ar e umidificação do local.

Sendo assim no dia 28/07 tomei a atitude de trabalhar no substrato e dividi em dois processos de experimento um parte eu fechei completamente os sacos com suplementação de farelo de milho com cal e os outros coloquei a mesma suplementação só que eu deixei aberturas com TNT tampando para fazer a pasteurização no tambor de 200 L:
WhatsApp Image 2020-07-28 at 19.39.56.jpegWhatsApp Image 2020-07-28 at 19.40.07.jpegWhatsApp Image 2020-07-29 at 16.07.09.jpeg

e somente no dia 29/07 por que tive um problema com o gás coloquei para pasteurizar e ficou 5 h a partir do momento que começou a produzir vapor dentro do tambor e fechei completamente o tambor com a tampa quando chegou nesse tempo e desliguei o fogareiro de alta pressão que utilizei, abrindo só no outro dia a noite quando chegou a temperatura ambiente.

no dia 30/07 fiz a inoculação de 33 sacos dentro do quarto de cultivo:
WhatsApp Image 2020-07-30 at 18.20.13.jpegWhatsApp Image 2020-07-30 at 18.32.15.jpegWhatsApp Image 2020-07-30 at 18.35.40.jpegWhatsApp Image 2020-07-30 at 18.35.47.jpegWhatsApp Image 2020-07-30 at 18.53.23.jpeg

Percebi que somente os sacos com o TNT tampando (sacos com o TNT laranja) o micélio se permaneceu desenvolvendo, acho que foi por alguns fatores inexperiencia minha na produção do substrato com palha e suplementação, mas, dessa vez peguei dicas valiosas com uma amiga e estou refazendo o processo e dessa vez vou fazer uma esterilização alcalina antes de fazer a pasteurização no tambor.

Então no dia 31/07 coloquei de molho 1kg de grãos de trigo para levar a panela de pressão 7 copos contendo grãos de trigo e carbonato de cálcio em minha nova tentativa!:
WhatsApp Image 2020-08-01 at 16.13.21(1).jpegWhatsApp Image 2020-08-01 at 16.13.21.jpeg

Essas experiências estão sendo resgistradas também um meu diário de cultivo pessoal, pois, iram fazer parte do meu TCC da especialização que estou fazendo/estava fazendo por causa dessa pandemia.
Opa legal ein! Quero sim! Gostaria de saber o ponto certo da colonização nos grãos para passá-los ao substrato!
Realmente espero poder produzir uma quantidade semanal para consumir mais vezes! No mercado o valor é um pouco alto pra comprar sempre.. haha
Abs
após que ele começa a aparecer micélio nas paredes do copo ou saco, espera 1 semana que é o tempo dele consumir o meio do saco ou copo dependendo do tamanho, eu gosto de misturar e balançar os copos a cada 4 dias quando começa a aparecer colonização, isso ajuda muito a homogeneização, criando um equilibrio.
Como colonizam rápido @CaueKunzler!!!
Pretendo comprar umas sementes de comestíveis em breve.

Vou acompanhar o seu trabalho com os grãos, parece estar com uma cara ótima.

Ainda não fiz nenhuma CL de cubensis, tampouco conseguiria na sua questão. Também tenho curiosidade em saber se contaminaram.

Cara... tenho umas dúvidas:
Como sabes que já vai pinar?
Qual a proporção e preparo do material que usará como substrato?
Qual a temperatura que estava na incubadora?

Obrigado por enquanto
1- Quando o micélio toma conta de todo grãos ele tem um tempo para começar a desenvolver o corpo reprodutivo, quando há uma queda na disponibilidade do alimento que são os grãos eles utilização o mecanismo reprodutivo para colocar para frente a sua espécie, então quando aparece o micélio no copo (não é o branco aveludado é o micélio msm é fácil de ver, conta uma semana e está pronto para inocular.
2- Depende de qual variedade, se ta falando o cubensis ou o pleurotus, se for cubensis 1/4 de vermiculita, 1/4 de água e 2/4 de farelo de arroz levando na panela de pressão por 1:20 a partir do momento que pega pressão.
3- estava em torno de 27 a 28 grãos as vezes descia para 26 grãos.
O Florida coloquei na geladeira mas, estarei fazendo amanhã, ele e usarei essa proporção que citei acima, posso tirar uma foto amanhã do florida para vocês.
 
Última edição:
Mah rapaz...

Que cremoso que eles ficam no vidro, não?! Parece requeijão.

Essas cores diferentes na colonização dos grãos... será que é normal?

Só pra ver se entendi direito(após o texto abaixo):
Percebi que somente os sacos com o TNT tampando (sacos com o TNT laranja) o micélio se permaneceu desenvolvendo, acho que foi por alguns fatores inexperiencia minha na produção do substrato com palha e suplementação, mas, dessa vez peguei dicas valiosas com uma amiga e estou refazendo o processo e dessa vez vou fazer uma esterilização alcalina antes de fazer a pasteurização no tambor.

Parece que sacos (qual tipo de saco usa?) com os TNT são os que se deram bem, correto?

E os outros sacos, manda notícias deles? Ou abandonou o projeto, conforme eu acho que entendi no texto abaixo:

Então no dia 31/07 coloquei de molho 1kg de grãos de trigo para levar a panela de pressão 7 copos contendo grãos de trigo e carbonato de cálcio em minha nova tentativa!:

Como preparou anteriormente a suplementação e palha?

Como será o próximo procedimento de esterilização e posterior pasteurização, que fará?
*Pelo que eu saiba após esterilizar não precisa fazer mais nada pois a pasteurização mantém uns micros bons e a esterilização "mata tudo"

Ps: Eu malemá entendo dos fungos psicodélicos então essa é a minha referência quanto a um tratamento com cogumelos comestíveis, por isso minhas dúvidas estranhas...rs

Essas experiências estão sendo resgistradas também um meu diário de cultivo pessoal, pois, iram fazer parte do meu TCC da especialização que estou fazendo/estava fazendo por causa dessa pandemia

Agora que não te deixo em paz em lhe fazer perguntas...kkkkk Sabes que é melhor estudar assim, na sabatinada? Rs

Brincadeiras a parte, caso não queira responder algumas delas fica em paz. Eu sei que pode ter alguns ingredientes secretos no seu cultivo (se tiver me manda em MP...rs). E sem pressa em me responder, ainda estou cultivando uns cubensis e preparando minha pasteurizadora com resistência de chuveiro, depois vou arregaçar as mangas para essa empreitada.

Abraço
 
Mah rapaz...

Que cremoso que eles ficam no vidro, não?! Parece requeijão.

Essas cores diferentes na colonização dos grãos... será que é normal?

Só pra ver se entendi direito(após o texto abaixo):


Parece que sacos (qual tipo de saco usa?) com os TNT são os que se deram bem, correto?

E os outros sacos, manda notícias deles? Ou abandonou o projeto, conforme eu acho que entendi no texto abaixo:



Como preparou anteriormente a suplementação e palha?

Como será o próximo procedimento de esterilização e posterior pasteurização, que fará?
*Pelo que eu saiba após esterilizar não precisa fazer mais nada pois a pasteurização mantém uns micros bons e a esterilização "mata tudo"

Ps: Eu malemá entendo dos fungos psicodélicos então essa é a minha referência quanto a um tratamento com cogumelos comestíveis, por isso minhas dúvidas estranhas...rs



Agora que não te deixo em paz em lhe fazer perguntas...kkkkk Sabes que é melhor estudar assim, na sabatinada? Rs

Brincadeiras a parte, caso não queira responder algumas delas fica em paz. Eu sei que pode ter alguns ingredientes secretos no seu cultivo (se tiver me manda em MP...rs). E sem pressa em me responder, ainda estou cultivando uns cubensis e preparando minha pasteurizadora com resistência de chuveiro, depois vou arregaçar as mangas para essa empreitada.

Abraço
te respondo mais tarde tudo e não abandonei não, outros sacos começaram a aparecer colonização também, eu dei um choque de umidade em alguns sacos e ele reagiram.
 
amanha eu respondo sem falta, estou na correria.
amanha eu respondo sem falta, estou na correria.
ExPoro, tive um problema inicial com falta de umidade e agora teve uns sacos com substrato de capim elefante que no fundo ficou com um resíduo de um liquido amarelado, mas, pode ser do capim que eu posso não ter secado ele o bastante após a retirada, e a folha de bananeira está linda colonizando, estou procurando aqui no forum a parte de contaminação, tem como tu enviar para mim? eu acho que é só chorume do saco msm.
WhatsApp Image 2020-09-01 at 00.58.17.jpeg os sacos estão assim do capim elefante eu acho que coloquei eles mt verde mesmo que coloquei para secar no sol durante 3 dias e contaminou, segue fotos de um saco que acabei de abrir.
WhatsApp Image 2020-09-01 at 00.54.51.jpegWhatsApp Image 2020-09-01 at 00.54.25.jpegWhatsApp Image 2020-09-01 at 00.55.12.jpega primeira foto é decima aonde inoculei os grãos, dps do meio e do fundo. isso é contaminação por bactéria né?
e agora os sacos com as folhas de bananeira não contem esse resíduo e estão em bem saudaveis, coletei a folha seca direto do pé e botei para secar durante um dia. todos esses sacos sofreram dois processos de esterilização um foi a esterilização alcalina durante 24 horas e a outra foi a pasteurização a vapor em um tonel de 200L durante 6 h. e os sacos com folha de bananeira estão muito bem.
da uma olhada vocês dois.
Mah rapaz...

Que cremoso que eles ficam no vidro, não?! Parece requeijão.

Essas cores diferentes na colonização dos grãos... será que é normal?

Só pra ver se entendi direito(após o texto abaixo):


Parece que sacos (qual tipo de saco usa?) com os TNT são os que se deram bem, correto?

E os outros sacos, manda notícias deles? Ou abandonou o projeto, conforme eu acho que entendi no texto abaixo:



Como preparou anteriormente a suplementação e palha?

Como será o próximo procedimento de esterilização e posterior pasteurização, que fará?
*Pelo que eu saiba após esterilizar não precisa fazer mais nada pois a pasteurização mantém uns micros bons e a esterilização "mata tudo"

Ps: Eu malemá entendo dos fungos psicodélicos então essa é a minha referência quanto a um tratamento com cogumelos comestíveis, por isso minhas dúvidas estranhas...rs



Agora que não te deixo em paz em lhe fazer perguntas...kkkkk Sabes que é melhor estudar assim, na sabatinada? Rs

Brincadeiras a parte, caso não queira responder algumas delas fica em paz. Eu sei que pode ter alguns ingredientes secretos no seu cultivo (se tiver me manda em MP...rs). E sem pressa em me responder, ainda estou cultivando uns cubensis e preparando minha pasteurizadora com resistência de chuveiro, depois vou arregaçar as mangas para essa empreitada.

Abraço
As cores diferentes dos grãos é referente as espécies de pleurotus vou colocar aqui fotos dos potes que tirei para vc ver.
WhatsApp Image 2020-08-25 at 00.12.03(2).jpegWhatsApp Image 2020-08-25 at 00.12.03.jpegWhatsApp Image 2020-08-25 at 00.12.12.jpegWhatsApp Image 2020-08-25 at 00.12.13.jpegWhatsApp Image 2020-08-25 at 00.12.15.jpegWhatsApp Image 2020-08-25 at 00.12.16.jpegWhatsApp Image 2020-08-25 at 00.12.21.jpeg
é normal sim as cores diferentes.
uso sacos do tipo PP (polipropileno), fiz um teste com sacos de lixo reforçado e gostei mas, utilizei uma metodologia diferente eu cozinhei o substrato fora dos sacos e depois que esfriou coloquei ele dentro do saco, estava conversando com um cultivador agora de comestíveis ele falou que era contaminação nas imagens acima e que foi excesso de umidade para sempre deixar escorrer mais.

esterilização alcalina por 24h com 210 litros de água e 320 g de cal hidratada com alto teor de carbonato de cálcio (não comprem cal com alto índice de magnésio.)

a esterilização alcalina faz isso, mas eu acho que podia ter deixado escorrer mais e não ter usado os talos do capim elefante, pois eu fiz isso e errei :/. por isso contaminou, irei refazer com o capim elefante!

eu fiz um Bulk de Florida que está com um cheiro adocicado lindo!.
 

Anexos

  • WhatsApp Image 2020-09-01 at 00.59.59.jpeg
    WhatsApp Image 2020-09-01 at 00.59.59.jpeg
    85.4 KB · Visualizações: 9
  • WhatsApp Image 2020-09-01 at 01.00.33.jpeg
    WhatsApp Image 2020-09-01 at 01.00.33.jpeg
    80.8 KB · Visualizações: 8
Última edição:
Back
Top