Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático Cultivo de P. Cubensis (Strain B+)

Diário de cultivo problemático.
E aí pessoal!! Tudo certo?? Espero q sim!!

Já fazia um bom tempo que eu não postava nada e também não acessava o forum... estava aqui na correria da facul e nem tava tendo tempo pra nada. Agora voltei!! E aproveitando, resolvi abrir esse diário de cultivo.

Lá vai:

Materiais:
- Luvas de Látex
- Touca
- Máscaras (Tanto para uso no rosto quanto para usar nos potes como filtro)
- Sementes de pássaros (alpiste e outras coisas mais)
- Sporeprint da strain B+
- Seringa de 10mL (ou 10cc... sei lá se é isso)
- Água destilada
- 2 Potes de vidro de 750mL com tampa de plástico.
- Lysol
- Álcool
- Papel Toalha

O procedimento para inoculação dos potes é o mesmo de sempre. Tomando todos os cuidados de assepsia e tudo mais.
Obs.: Os potes foram esterilizados na panela de pressão por 1 hora.

Inoculei os potes na madrugada do dia 30 de maio às 5:45h. Hoje faz uma semana!!

Essa é minha terceira tentativa de cultivo do P. Cubensis. Das outras duas vezes eu perdi para as contaminações. Creio que isso aconteceu devido ao calor excessivo que estava fazendo entre fevereiro e março. Agora como a temperatura ambiente está mais baixa (aqui faz entre de 22~25°C durante o dia e a noite esfria bastante até), creio que as contaminações não prevaleceram. O micélio tem crescido, aparentemente, mais devagar, se comparado a um cultivo do shroower (aqui do forum :D ) que eu acompanhei, creio que por causa da baixa temperatura. Porém, no nível que eles estão, os outros dois cultivos que eu fiz já apresentavam contaminação.

Creio que dessa vez vai dar certo!!! Estou anexando as fotos dos dois potes que eu inoculei.

Conforme for o avanço do cultivo eu vou postando mais fotos!!!!

Até mais pessoal!! E desejem-me sorte!!!!
Shroomistry
_________________________________________________________

"Close the world, open the next".
Imagem 002.jpgImagem 003a.JPG
 
SORTE!!:D:D:cool:

Hmm, não se preocupe com a lentidão, deve ser por causa do frio mesmo, os meus aqui tbemn nao colonizam tão bem no frio não.

Bonitas fotos, estamos acompanhando, poste novidades :pos:

Voce notou aumento de contaminações pelo uso das mascaras?
 
psilocibec disse:
SORTE!!:D:D:cool:

Hmm, não se preocupe com a lentidão, deve ser por causa do frio mesmo, os meus aqui tbemn nao colonizam tão bem no frio não.

Bonitas fotos, estamos acompanhando, poste novidades :pos:

Voce notou aumento de contaminações pelo uso das mascaras?


Postarei novidades sim!! E espero que sejam boas!!!

Ah... Quanto ao uso de máscaras, no primeiro cultivo eu usei mascaras novas e estava me lembrando agora que o problema a principio não foi contaminação, simplesmente o micélio parou de crescer. Só em um dos potes apareceu contaminação um certo tempo depois de parar de desenvolver micélio. No segundo cultivo eu não tinha mascaras novas e usei as que tinha usado no primeiro cultivo, aí a contaminação foi violenta... embaixo a minha cama ficou um cheiro horrivel hehehehe Não sei se pelo uso de mascara houve aumento de contaminação, mesmo porque nunca fiz de outro jeito. Mas creio q essas mascaras sejam bem eficientes, pelo menos o shroower nunca reclamou hehe!!

Até mais!!!!!!!!!!!!!
 
Cara, muita sorte no teu cultivo aí!! :D

Fica tranquilo que tudo vai dar certo. ;)

Tô no meu 2° cultivo aqui com sucesso (se bem que há um 3° cultivo que iniciei e que não está mais em minhas mãos)...

Em tempo.

Seu substrato tá muito bonito também!! heheheh :D :D

Abraços e sorte!
 
Última edição por um moderador:
Um substrato só de semente de passáros não tem nutrientes suficientes.
As sementes seriam o complemento para um substrato de arroz integral.

A colonização pode demorar, o que favorece a contaminação.
Pode parar por falta de nutrientes.
 
Tenho que discordar Maurício.
Só sementes de pássaros tem nutrientes suficientes, minha última frutificação com um único pote desse e mesmas sementes deu uns 150 cogumelinhos bem fortes o potentes num único flush, por razões pessoais tive que jogar tudo fora antes do segundo flush, mas já estava completamente lotado de pins denovo. Além de colonizar completamente muito mais rápido (10 a 14 dias o que eu considero bem rápido pra um pote de 750ml), já que você pode agitar o o pote e acelerar a colonização.

Os tipos de grão nesses potes são bem equilibrados entre trigo, painço, niger e alpiste. Dá pra ver que o micélio se desenvolve em sementes isoladas dos quatro tipos. É um substrato nutritivo.

Outros colegas meus também sempre usaram só sementes de pássaros e sempre obtiveram sucesso.

Arroz intergral é suficiente mas não é necessário.

Se você prestar atenção na segunda foto já tem micélio por quase todo o pote e isso só levou uma semana.

E mesmo assim não será usado como bolo comum ou casing de pura semente, vai ser misturado com esterco de cavalo pasteurizado.

Abraços.
 
Legal esse cultivo!:pos:
Tá colonizando o substrato! Isso é muito bom! Torço pra que dê certo!
Vai postando umas votos atualizadas, para a gente poder ver a evolucao do micelio.:)
Depois quero ver esse Bulk ai! ;)
BOA SORTE!!!!
 
Concordo com o shroower.

Logo que vc poe os frascos pra esterilizar, ele cozinha levemente com o vapor, e assim, dá uma "amolecida" na casca das sementes.

E outra, aki no forum tem muita gente q usou tanto sementes inteiras quanto milho de pipoca com sucesso.

Abraços a todos
E boa sorte Shroomistry! To torcendo pro seu cultivo dar certo!
 
aê,

as sementes dão cogumelos mais potentes, mas dão mais chances para contaminações.
tem uma medida (que não experimentei) que parece conciliar potência com controle de contaminações, que é:

4 partes de esterco pasteurizado (de preferência de cavalo)
1 parte de vermiculita
1 parte de centeio (trigo, arroz ?)

isto eu li no shroomery :pos:
alguém já testou ?
 
Nunca testei, mas se você vai usar isso tudo junto então esterco não precisa ser pasteurizado já que você vai ter que esterelizar tudo por causa dos grãos, e depois de esterelizar o problema das contaminações é o mesmo.

Se esterelizar os grãos, eles vão contaminar. Se esterelizar um e não esterelizar o outro, vão contaminar também. Os grãos sempre vão contaminar se não forem esterelizados e se misturar eles com coisas não esterelizadas eu acho.
 
psilocibec disse:
Nada ainda Neuro ;):pos:

Isso, claro! :pos:

O que me atrai na farinha de arroz mesmo é a praticidade e a textura que ela dá ao substrato. Usar farinha de trigo integral, por exemplo, deixa o substrato meio compactado, colando. Aveia, centeio e granola tb não são satisfatórios, pelo menos no PFTek.
 
shroower disse:
Nunca testei, mas se você vai usar isso tudo junto então esterco não precisa ser pasteurizado já que você vai ter que esterelizar tudo por causa dos grãos, e depois de esterelizar o problema das contaminações é o mesmo.

Se esterelizar os grãos, eles vão contaminar. Se esterelizar um e não esterelizar o outro, vão contaminar também. Os grãos sempre vão contaminar se não forem esterelizados e se misturar eles com coisas não esterelizadas eu acho.

é verdade, o esterco deve ser esterelizado mesmo.
se não me engano isto seria para fazer um casing. :pos:
 
E aí pessoal! Firme?

Tô postando novas fotos!! Essas eu tirei hoje, uma de cada pote.
Eu agitei os potes ontem às 20:00 pra quebrar o micélio que tava no fundo e espalhar pelo pote todo, pra colonizar por igual. O resultado foi muito bom!!! 24 horas depois e o micélio já tá espalhado por todo pote! Acho que até segunda eu já posso passar pro substrato!!!!!!!!!!!!!!!

Até mais galera!! Qualquer novidade eu posto aqui :D !!!
Shroomistry
1.JPG2.JPG
 
Hehe agora só falta engrossar. Mas será que até segunda tudo colonizou? Dá uma aquecidinha neles que coloniza rapidão :pos:
 
Isso tah excelente!

Parabéns!

Mciélio por todos os cantos do pote!:eek: :rolleyes: :rolleyes:
 
psilocibec disse:
Hehe agora só falta engrossar. Mas será que até segunda tudo colonizou? Dá uma aquecidinha neles que coloniza rapidão :pos:


Aquecer como?? Durmo com eles????:D huauhahuuhauhauhahua
Não sei como aquecer naum....
 
Hahaha não é má ideia, alem de aquece-los você também estaria dando amor e carinho pra eles! (acredite, funciona, eles gostam e retribuem).

Mas se vc prefere algo mais tradicional pode construir uma simples incubadora com menos de 10 reais:pos:
 
Back
Top