Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático Cultivo de Mazatapec & Equador (e uns fungos :)

Diário de cultivo problemático.
Ei boas,
Então eh assim:

:idea: Introdução/objectivo
Depois de duas tentativas falhadas, tornou-se uma questão de honra!
A causa do insucesso veio a revelar-se cruel para mim, mas principalmente para o micélio: Intoxicação por vopores de cola, utilizada na vedação dos copos. Não pensei que a cola conseguisse passar pelos elásticos que vedavam o papel de aluminio. E, o que eu pensei que fosse uma protecção adicional revelou-se mortal! Descobri isto passado um mês quando abortei os frascos: quando abri, um cheiro IMENSO a cola invadiu a sala. :(
Agora, além da inoculação de micélio, resolvi descobrir que tipos de fungos vivem no meu pseudo-laboratório e para isso vou precisar da vossa ajuda :confused: para ajudar na identificação!

Aqui vai.........................................................................

Experiência 1

:!: Strains:
Mazatapec e Equador (seringas 10ml/u. hidratação: 7 dias)
Origem:
holand

:!: Substracto:
PF-(vermiculita, farinha de arroz integral, centeio (grãos) e sementes para passaros (alpista e milho alvo).

:!: Assépia:
Panela de pressão (1h30), GloveBox Improvisada, Lixivia (agua sanitária), H2O2, luvas, máscaras descartaveis, fita adesiva.
obs: Não encontrei lysol.

:!: Inoculação:
data: 28/09/2007
Hora: 14h30m (+ -)
obs: Com Glovebox, 4 copos largos. 2 para cada seringa (eu sei, eu sei...foi muito). 5 furos equidistantes (1 no centro).
indisp.png

:!: Incubadora:
indisp.png
Caixa de plástico, term. digital e Lampada 18W Fria (embrulhada em papel de aluminio). Os copos estão dentro de outra caixa forrada com papel de aluminio (por dentro e por fora).
Temperatura constante de 29ºC


:!: 1ª observação:
Data: 03/08/2007
Hora: 14:30m (+ -)

Copo_1 (equador: 5 dias)
indisp.png

Copo_2 (mazatapec: 5 dias)
indisp.png

Resolvi soh fotografar estes dois copos (1 de cada tipo) para não stressar o micélio.

Experiência 2

:!: Strains:
????
Origem:
Da minha cozinha e sala

:!: Substracto:
PF-(vermiculita, farinha de arroz integral, centeio (grãos) e sementes para passaros (alpista e milho alvo).

:!: Assépia:
nenhuma

:!: Inoculação:
data: 28/09/2007
Hora: 14h30m (+ -)

:!: Incubadora:
Em cima da estante da sala
Temperatura variação 16ºC/Noite - 25ºC/Dia


:!: 1ª observação:
Data: Diária.
foto: Com apenas 2 dias após de irem para a estante.
Qtd de contaminantes visiveis: 2 ou 3.

indisp.png

Os numeros indicam as diferentes especies detectadas.
Será que o contaminante verde são esporos do contaminante branco presente em maior escala? ou eh outra especie diferente?
O contaminante escuro/preto eh outra especie?

A velocidade de colonização do contaminate branco eh rapidissima :eek:

Alguem me pode ajudar a identificar estes contaminantes?
Obrigado

PAZ
 
Boas, Aki estou eu com boas novas...

Depois de esperar 2 semanas sem acontecer nada nos bolos, resolvi dar um Dunk juntamente com um choke termico, de 24 horas, a dois dos bolos, 1 Equador e outro Mazatapec. Depois dei um rolo de vermiculite ateh ficarem totalmente cobertos.

Parece que o bolo de Mazatapec despertou a 8 de Outubro!

Passado 5 dias do dunk o resultado:

indisp.png

Foto a 10 ou 11 :confused: de Outubro:

indisp.png

Vejam como, no caule do cogu, o micélio obsorveu as duas pequenas primordias assinaladas pelo circulo.

Desculpem a qualidade desta ultima foto, foi com o celular.

O copo equador também já tem primordias, mas as fotos ñ tem qualidade... resolvi ñ postar.

Perante estes factos resolvi dar um choke termico a todos eles, sendo que 3 foram dunkados também... Um dos copos de Mazatapec, resolvi juntar levedura de cerveja na água do dunk, ateh esterilizar. Tive algum receio de o fazer devido ao elevado risco de contaminação... hj observei e não há sinal de contaminação.

Tenho algumas dúvidas, dpois de pinar o ciclo de 12/12h de luz altera-se? se sim para quanto?

bem, sem mais me despeço agradecendo algum post com conselhos que axarem pertinientes.
 
Bolos bem saudáveis mesmo !!! estão bonitos !!!

Quanto a pinar, siga as dicas ai acima, porém acredito que estás esquecendo de algo importante, já fez a dança da pinagem? Aqui sempre é tiro e queda.......kkkkk

Bom trabalho até o momento.....Sucesso!

Paz e Luz !!!
 
Estou com um problema... ñ consigo aumentar a humidade no terrario... pelo menos eh o q diz o detector de humidade :( marca: 93%
Precisa de tar sp a 98-99% ñ eh?

Outra dúvida, qual eh a diferença entre uma primórdia e um pin? ñ eh a mm coisa?

pAz
 
se está a 93% está otimo.
primordia é um ponto branco, sem cabeça vermelha, PIN é a formaçao após tomar a cor avermelhada do chapeu.
 
Boas,

Surgiu um problema com o cogu mazatapec, parece-m um defeito genetico no chapéu. Axo q atingiu a sua fase adulta, mas por qualquer razão o chapéu nasceu assim:

indisp.png

Axo q vai ser impossivel tirar algum print desse chapéu...
Acham q devia arrancar o cogu jah? :confused:


:!: Entretanto Aqui vai a foto do copo equador com dunk e choke frio:
indisp.png

:!: Neste copo os cogus pinaram por dois lados:
indisp.png

:!: O Unico copo que levou choke frio sem dunk foi este, vejam:
indisp.png

Ainda ñ pinou, apresenta umas manchas azuladas pelo corpo deste lado do bolo, ñ deve ser contaminação... parece-m micélio lesionado.

:!: As condições atmosféricas dentro do terrário...
indisp.png

Por agora eh tudo... relatarei novos desenvolvimentos, entretanto ficam duas perguntas no ar. Arranco aquele cogu?! aquele micélio na base do cogu serve para clonar mas, será q devo?! s clonar ñ acontecerá mais vezes o problema do chapéu?

Stay well, Stay in peace!
 
Bem... como ñ houve resposta axo q vou mesmo arrancar o cogu...

Ô fio, faz como todo mundo faz.
Arranque o MUTANTE e coma...
Meu primeiro cultivo tb deu varios desses, comi e to viva ainda.
Tirar pints não dá mesmo, isso é logico.
Arranca e come pra aproveitar e experimentar a potencia...:)
SSL14025.JPGSSL14026.JPG
 
Detesto ser o cara chato, mas esse cogu nao é uma mutaçao e sim um contaminante chamado ROSECOMB, colmeia de abelhas.(o maza nao os da susu da susu sao sim mutantes, e a maozinha dela.. que coisa linda.)

Opa dei uma pesquisada e encontrei mais dados:
ele indica altos niveis de CO2 no ambiente do terrario.
;)
fotos :

rosecomb1.jpgrosecomb2.jpgrosecomb3.jpg

As manchas azuis no bolo indicam falta dagua URGENTE.
dunk+cold shock sem dó.
antes que seja tarde.
 
Jah arranquei o cogu...

Obrigado Alienardo... vou seguir o seu conselho. :eek:

Hasta
 
Back
Top