Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Cultivo de Golden Ostreatus

sasoft

Cogumelo maduro
Cadastrado
29/11/2009
13
47
Boas a todos,

Aqui vão umas fotos da actualização do meu cultivo de Golden Ostreatus :

Esporos adquiridos

IMG_0017.JPG

Inicio da formação de micélio, esporos colocados a germinar a 25.02.2012

IMG_0028.JPG
 
Está mantendo/cultivando aberto, assim? Está parecendo cobweb! :eek:
 
Boas Cosmik, só abri mesmo para tira foto, já agora o que significa cobweb?
Obrigado
 
Obrigado Cosmik, realmente parece mesmo, mas isso foi o que me apareceu logo de inicio a meio do bolo, vamos aguardar pelo desenvolvimento. ;)
 
o miscelio de alguns comestiveis parecem cobweb mesmo, mas fica dificil saber sem sentir o cheiro,e tambem nao contamina facil...
 
Vamos aguardar pelo desenvolvimento da coisa. Mas se realmente fosse o cobweb estava cheio de azar porque me apareceu nos 6 copos. De qualquer das formas quero agradecer o vosso contributo ;)
 
Vamos aguardar pelo desenvolvimento da coisa. Mas se realmente fosse o cobweb estava cheio de azar porque me apareceu nos 6 copos. De qualquer das formas quero agradecer o vosso contributo ;)
nao quero lhe desanimar mas em todos meus cultivos de pleorotus o micelio desdo inicio se mostrou bem mais "denso" do que o de cubensis.
99.9% de certeza que sao contaminantes amigo.
o 0.01% se deve ao fato de nao ter sentido o cheiro de MOFO.
(os pleorotus tem um cheiro otimo)
 
Azar de iniciante em Pleurotus ;(

Normal, acontece até com os experientes. Não desanime... tente descobrir onde errou, melhore a assepsia, estude com mais calma!

Boa sorte na próxima tentativa, volte com novidades! :)
 
Desanima não viu estamos aqui torcendo pela sua vitória:)

Como disse o Cosmik melhore a assepsia duvido não dar certo :sneak:
 
Azar de iniciante em Pleurotus ;(

O cobweb tomou conta do meu cultivo !!!View attachment 32856
pra vc nao ficar triste:
Nao tem so cobweb, tem tambem trichoderma rarzanum.
:)
pelo menos meteu um combo de duas especies de contaminantes - comprovando pra ti que abrir os copos nao da certo, e o porque do metodo correto ser vedado e esterelizado.
os contaminantes estao disseminados por tudo dentro das nossas casa, em proporcao exponencialmente superior aos poucos milhares de esporos de cubensis ou comestiveis que colocamos em nossa seringa.
 
Caramba... E se ele "tirasse" com luvas e da forma mais asséptica a primeira camada de contaminantes tirando uma camada de 1 cm de substrato, fazendo assepsia das bordas e tampas e depois colocasse mais uma camadinha de substrato nova? Não daria para salvar o cultivo? ... De qualquer forma, eu tenho noção que os contaminantes permaneceriam, mas impactaria negativamente de forma determinante no nascimento dos cogumelos?
 
Não daria para salvar o cultivo? ... De qualquer forma, eu tenho noção que os contaminantes permaneceriam, mas impactaria negativamente de forma determinante no nascimento dos cogumelos?
Dificilmente. Como é possível ver, o contaminante tornou-se dominante. Não vale a pena todo o trabalho, melhor começar do zero novamente.
 
Vou voltar a estaca zero ;)
Encomendar novos esporos, e desta vez vou para o método tradicional dos copos esterilizados na panela de pressão com 1 parte de arroz integral para duas de vermiculite. Aproveito e inoculo tb uns B+ e uns GT.

O vendedor respondeu-me e diz que os costuma colocar em coco prensado que depois hidrata com água a ferver que depois de arreficada junta 20 gramas de água sanitária. Vou fazer várias experiências desta vez ;))
 
Back
Top