Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Cultivo de Amanitas - Bonsai

Sem problemas Ecuador... só acho que a forma de responder as vezes é muito generalizada, como se todos não soubessem, não tivessem pesquisado já, eu estudo sobre cogumelos a pouco mais de um ano e sei que vocês estudam a muito mais tempo.
mas no final isso tudo foi só um desentendimento, deixa pra lá ^^
 
Jake, deixa de ser chorão rapaz! :)

Hey: Pelo que eu acho, os amanitas vão engolir o bonsai. Para cultivar amanitas indoor, creio que seria mais fácil algo assim:



E já vem até com o negão de brinde. :ROFLMAO:
inside-tree-house-hotel.jpeg
 
Não são todos que querem resposta mastigada... não tenho a intenção de ser um produtor de amanitas, só achei que seria interessante... ta tranquilo, guardo minhas ideias pra mim ;]

Fala Jake!

A técnica do bonsai, para reduzir o tamanho da planta, é baseada principalmente em podas e em um solo pobre de nutrientes.

Uma vez ao ano você deve fazer uma poda bem radical das raízes, para diminuir a absorção de nutrientes pela planta e, se entendi bem, a associação entre as amanitas e a planta se dá justamente pelas raízes. Por favor me corrijam se e estiver falando bobagem.

Essas podas e o solo pobre já criam um ambiente praticamente inviável para a própria planta, logo creio que não exista nenhum espaço para o fungo nesse meio.

No entanto a arte do bonsai prima pela paciência.
Com muuuuita persistência você até pode conseguir produzir suas amanitas num bonsai, mas não vai ser nada fácil.

Abraços.
 
E vem até com um negão de brinde, eu mijo de rir nessa comunidade kkkkkkkkkkkkkkkkkk! mto bom o bom humor de vocês!!!
 
Se eu plantar umas sementes de pinus pintadas com esporo de amanita no solo mesmo, será que virá. Quantos anos até surgir os primeiros corpos frutíferos? Moro e região serrana.
 
Se eu plantar umas sementes de pinus pintadas com esporo de amanita no solo mesmo, será que virá. Quantos anos até surgir os primeiros corpos frutíferos? Moro e região serrana.

Acredita-se que os Amanitas surgiram aqui no brasil através dos esporos e micélio trazidos de mudas e sementes dos pinheiros importados.

"Pintar" as sementes com esporos não dá muito certo, mesmo por que há uma baixa chance deles germinarem no solo com somente uma semente.

Plantar uma muda de pinus, retirada de uma plantação deles, pode oferecer uma chance bem maior. Quanto ao tempo de surgimento dos primeiros frutos, depende de diversos fatores, fica difícil dizer.
 
Poxa, a discussão aqui começou meio desentendida... que isso.

Bem, sou novo aqui nesse fórum, porém vamos lá.

A técnica do bonsai, para MANTER o tamanho da planta é baseada principalmente em podas sim e em um solo pobre de nutrientes apenas em fases específicas e quando o bonsaísta já conseguiu raízes principais e caule espessos o suficiente.
Para este fim de cultivo em Simbiose o substrato pode ser alterado visto que a planta já está previamente moldada e o objetivo não é mais a planta em si, mas o Amanita, podendo a planta se adaptar a outros terrários.

Primeiro que a afirmação de que um fungo por falta de espaço não conseguirá crescer o suficiente não faz sentido visto o crescimento de outras espécies em bolos. Segundo que na Simbiose as raízes das plantas comprovadamente diminuem de tamanho, crescendo aceleradamente e em maior número de folhas somente a parte externa da planta, não raízes. Enfim, as podas drásticas da mesma forma que o substrato, podem ser alteradas para o fim almejado, ou seja, diminuídas ou deixadas à livre para o favorecimento do fungo. Outra solução é mais de uma Pìnus ser utilizada como o amigo já citou, caso apenas um seja insuficiente, formando uma "mini florestinha", a qual é chamada de Penjing pela cultura oriental. E o terrário também, adaptado para ambas culturas, sendo de maior espaço!

Então não deixa de ser viável por essas afirmações postas. As plantas não morreriam e com um controle das raízes, como por exemplo uma grande peneira ou tela resistente interna no terrário (posto por exemplo logo abaixo das raízes dos bonsais de Pinus), os fungos teriam espaço para seus micélios e entre as plantas, espaço para seus fruto.

Afirmaram que por experiência não é necessário Pinus para a colonização das Amanitas, porém não obtiveram frutificação e como é que esperavam ter uma sem raízes de pinus?

Minha intenção: utilizar de um aquário grande, com mais de um bonsai ou mesmo pequenas mudas. Talvez trazidas de florestas já "infectadas", com um filtro ou peneira logo abaixo das raízes. Substrato de apenas vermiculitas (para esterilizar) e uso apenas de fertilizantes líquidos caso necessário para os bonsais. Também usar de cultura líquida do amanita (mais potente) e fazer aprimoramento da genética tanto do fungo como possivelmente da pinus, criada preferencialmente desde a semente polinizada. Minha maior dificuldade e que demanda estudo, é como esterilizar as plantas. Talvez com uso de álcool a planta não morra, mas demando estudo de formas de controle de praga de bonsais com uso de nutrientes... uma forma quase autônoma da planta fazer seu controle, apenas dando o nutriente em tese necessário. Bem, essa é uma especulação minha, mas não impossível.

Minhas maiores dúvidas são: Há idade mínima que a Pinus precisa ter pro Amanita FRUTIFICAR? E seu tamanho de raízes, há um mínimo? Qual a temperatura do ambiente e a umidade do ar?

Outra coisa, em cultivo outdoor quanto tempo leva para um spawn ter frutos de Amanitas? Li que de 4 a 6 anos e em controvérsia afirmações que em árvores com menos de 2 anos plantadas em definitivo e outra afirmação que em árvores com menos de 2 anos... Primavera e Verão descobri que são os períodos em que ocorre o crescimento dos micélios das Amanitas.

Enfim, amigos, aguardo respostas pois até agora não encontrei explicação lógica nem tão pouco uma tentativa com bonsais

Abraços.
 
Última edição:
Você pediu a opinião sobre se um bonsai seria um "suporte" apropriado para produzir amanitas.

E eu coloquei de volta uma simples pergunta. Vai reclamar, ou vai pensar na pergunta e eventualmente procurar possíveis respostas? Talvez uma pesquisa por bonsai aqui mesmo no fórum?

é cara, tu colocou de volta com uma simples pergunta.. mas com deboche! coisa que eu já li vindo de ti falando comigo e vejo que faz isso com a maioria que ainda não tem tanto conhecimento quanto tu, se acha melhor que os outros por isso? Humildade rapaz, te falta. podia ensinar o rapaz e trocar conhecimento, invés disso prefere debochar pra levantar o ego (só pode ser) e ver os outros marcando teu post como 'engraçado'. garanto que eu não sou o primeiro a sentir que tu está 'contra' os novatos. essa sensação vem do deboche, do ar de superioridade. Precisa disso? não acha que seria muito melhor conversar de boa com a pessoa.. por exemplo falar que acha que o bonsai não vai sustentar um micélio tao grande e por isso acredita que não iria dar certo..? eu garanto que isso sim ia fazer ele pensar e quem sabe buscar uma outra solução.. com o teu deboche ele se sentiu reprimido tanto que falou que boa vontade ta em falta... Por favor cara, tome uns chás escute uns mantras e limpe isso de ti. no fim tu ainda fala, 'vai reclamar ou vai não sei o que?' o que que é isso cara! se é pra 'ajudar' assim acho que não precisa nem perder teu tempo.. a não ser claro que te satisfaça rebaixar os novatos.


Além disso tem outros fatores. Várias espécies de cogumelos formam associações micorrízicas com raízes de Pinus. Ter um Pinus não necessariamente significa ter um micélio de Amanita associado. Você já pensou especificamente em como iria conseguir o micélio de Amanita para juntar ao seu Pinus? E os amanitas só crescem sobre certas condições climáticas. Na sua região essas condições existem? Se não, como via produzí-las?

Muitas perguntas? Pois é, é uma pena que certos objetivos sejam assim complexos.

E é uma pena que as pessoas não tenham mastigada e pronta a resposta que você deseja. E que você eventualmente não tenha paciência para discutir o assunto.

leia isso, veja como o deboche e a superioridade continua.. QUE BOM que tu já tem a maioria das respostas! as outras pessoas ainda estão em busca desses conhecimentos. se tu acha que tudo se resume em procurar, fecha o fórum e deixa só as bibliotecas disponíveis para a leitura!!! pronto! é uma pena que TU não tenha paciência para discutir os assuntos e saia chutando o balde de que ta começando..

por favor reflita sobre isso, espera pelo menos meia hora antes de sair digitando horrores aqui me criticando.

abraço, feliz natal e ano novo.
 
por favor reflita sobre isso, espera pelo menos meia hora antes de sair digitando horrores aqui me criticando.


Já deu meia hora?

Suas reclamações já são o próprio comentário adequado. Basta lê-las para ver que você não sabe conviver bem com idéias que não te agradam.

Próspero ano novo. E espero que tenha passado um feliz natal.
 
Eu não conheço o tamanho do micélio de um amanita e se eu soubesse de tudo não pedia a opinião do pessoal do fórum... PQP em, sério mesmo, ta chato já, humor e boa vontade estão em falta... (n)

"quem não arrisca não petisca"

Calma amigão! vamos ficar serenos! acho a sua ideia muito boa, vou aguardar o desenvolvimento do post e espero que consiga, ja fico imaginando um Bonsai com amanitas em baixo... deve ser lindo! rsrs... não se preocupe com perguntas, são apenas perguntas!! forte abraço e torço que consiga!!!
 
Última edição por um moderador:
Já deu meia hora?

Suas reclamações já são o próprio comentário adequado. Basta lê-las para ver que você não sabe conviver bem com idéias que não te agradam.

Próspero ano novo. E espero que tenha passado um feliz natal.
what? tomo chá de cogumelos que ta viajando rapaz? Por que não contra argumenta o que falei? é mentira que tu debocha dos outros? sim ou não?

triste isso, ainda mais vindo de um adm do fórum..

eu tive um natal maravilhoso! ainda mais por saber que sou igual ao próximo, não me achando melhor e rebaixando os demais por saber mais sobre micologia. Ai a vida flui muito melhor quando se é humilde ;)

"o ego vai te levar longe! e vai te deixar la sozinho.."
 
Sem querer desanimar o autor da ideia. Mas não vai dar certo.

Cultivo de amanitas não existe. Indiferente do método, seja bonsai, ou qualquer outro. Pelo menos até hoje, ninguém mostrou o contrário.
 
Otimismo! Acho isso ótimo. Ninguém nunca conseguiu? Tudo bem, mas se todos pararem de arriscar, aí sim não haverá chances. Eu acredito que a tentativa sempre será válida, independente a possibilidade de sucesso. Manda ver!
 
Sem querer desanimar o autor da ideia. Mas não vai dar certo.

Cultivo de amanitas não existe. Indiferente do método, seja bonsai, ou qualquer outro. Pelo menos até hoje, ninguém mostrou o contrário.

Em tese acho que a técnica utilizada para produzir trufas poderia ser imitada para amanitas, mas como o exemplo das trufas, muitos realizam todo o processo e aguardam quase 10 anos para descobrir que não deu certo. Certamente é algo que vai exigir muita pesquisa e paciência.
 
Back
Top