Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Cultivo de abortos ?

fungiano

Cogumelo maduro
Cadastrado
20/07/2008
13
57
Opa,
Gostaria de pedir ajuda em relação ao problema que estou tendo aqui no meu primeiro cultivo. Escolhi Golden Teacher.
O que está ocorrendo é o seguinte:
Colonizei 3 potes pequenos ( uns 200ml cada ) com arroz integral e milho.
( Não utilizei vermiculita pois não achei em pequenas quantidades aqui onde moro, somente sacos muitos grandes, e como meu cultivo é " na moita " e em pequena escala, não foi possivel comprar )
Os potes ( 2 deles ) colonizaram muito bem, sem nenhuma contaminação e em grande velocidade. Um deles foi mais lento e quando montei o casing ainda não estava pronto, então deixei la.
Montei o casing com os dois potes: umus - bolo colonizado - umus.
Deixei se recuperar por 5 dias e botei no " terrário ".
O terrário é um garrafão de 20 litros de água cortado.
A umidade parece estar OK por que há muita condensação escorrendo pelas paredes internas.
A temperatura interna parece estar ok tambem ( entre 21 e 26ºC)
O problema é que tem vários pins que praticamente não se desenvolvem.
Contei 30, os maiores devem ter pouco mais de 1cm, com o chapéu bem cônico ( nem sei se isso é normal, pelo o que vejo geralmente são arredondadas nessa fase, alguem ? ).
É possível salvar esse casing de algum modo, ou esperar... ?
Obrigado pela atenção,
abs
 
Bem amigo, os abortos são pins que não se desenvolvem por falta de algum dos fatores que controlamos no terrário (iluminação, oxigenação, temperatura e umidade).

Por eliminatórias eu ficaria com a oxigenação (uma vez que você confirmou alguns dos outros mencionados).
Está usando bomba de ar? Se não, está ventilando manualmente?

Ainda assim, como está controlando os outros elementos? Argila expandida? Luzes artificiais ou naturais? E a temperatura?

Deixe detalhes de seu terrário para tentarmos dar uma opinião.

até
 
Oi,

Eu abro e abano de duas a três vezes por dia.
A iluminação é natural. ele fica próximo da janela, mas nunca pega sol diretamente. pega umas 8 horas de luz natural e 4 horas de luz de um abajour de lampada fria.
A umidade fica por conta da água que tem no fundo ( uns 3 dedos de água. fevida e com uma tampinha de água oxigenada.)
A temperatura, quase sempre, fica dentro dos padrões sem interferência minha.
Abraço
 
entendi infelizmente não possuo conhecimento sobre essa tek, não poderei ajudar!

Mas tenta um cultivo em milho, é bem faciul e o resultao é garantido!

Desculpe!

Paz!
 
a umidade do ar está controlada pela água no fundo;

entretanto, sem uma bomba de ar é interessante também borrifar uma solução água + água oxigenada (9:1) diretamente no casing para que a umidade interna seja mantida

tenha certeza de que todos os fatores mencionados lá em cima estejam legais. é o que garante uma boa colheita

boa sorte
 
Fala Fungiano

A essa altura do campeonato, eu não borrifaria água direta no casing, isso pode fazer com que alguns pins possam abortar o desenvolvimento.

Talvez exista algum furo no garrafão para troca de gases, ou somente é feita pelo bocal? O nível de oxigênio na superfície do micélio pode estar muito baixo, e o de CO2, alto.

O substrato deve estar um tanto compactado e seco, são uma série de fatores que podem estar atrapalhando no desenvolvimento dos frutos.

Se optar por adicionar água, faça isso após este flush de frutificação. Se tiver acesso fácil à pó de côco, umideça e esterilize, faça uma fina camada sobre seu casing.

Nas próximas investidas, sem posse de vermiculita aconselho a utilizar milho de pipoca e pó de côco para montar o casing, é simples e geralmente dá bons resultados. Você pode utilizar a técnica do balde, que também é ótima.

:pos:
 
Opa,

Eles desenvolveram mais nesses ultimos dias, porém, vejo um tipo de penugem que vai desde a base até mais ou menos a metade dele... o que pode ser isso ?
Imag024.jpgImag025.jpg
 
Opa,

Eles desenvolveram mais nesses ultimos dias, porém, vejo um tipo de penugem que vai desde a base até mais ou menos a metade dele... o que pode ser isso ?
isso meu amigo, [e o desenvolvimento normal do fungo.
nada alem, tenha um pouco mais de paciencia soh isso,
 
Back
Top