Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático Cultivo Cubensis Chitwan Nepal

Diário de cultivo problemático.
Raças
Chitwan Nepal
Inoculação
27/10/2021
Inoculação via
Cultura líquida com água destilada
Assepsia (Inoculação)
Ar livre
Terrário
Caixa organizadora
Técnicas
Tradicional
Substratos
Arroz
Vermiculita
Boa noite, estou iniciando meu primeiro diário e vou iniciar nesse momento imprevisto dos bolos.
Este será meu segundo cultivo, sendo que o primeiro está em curso e algumas dúvidas foram surgindo conforme evoluía o processo. O fórum está sendo mto útil para me ajudar nessa jornada.

4 vidros com substrato já esterilizados na panela de pressão. Amanhã farei a inoculação quando estiverem frios já.
 

Anexos

  • image.jpg
    image.jpg
    1.7 MB · Visualizações: 443
Após 21 dias na estufa, abri os 7 copos que havia preparado em substrato de arroz integral com vermiculita e inoculado. Rolei cada um dos bolos na vermiculita, preparei o terrário do zero, deixando de molho a argila expandida com água sanitária etc. Deixei a bombinha de aquário ligada e sem aquecedor, visto que a temperatura média ambiente está mais elevada (acima de 20 graus).
O terrário esta em um quarto bem tranquilo e onde quase ngm acessa, mas com luz indireta durante o dia.

Creio que até aqui tudo bem né?
 

Anexos

  • tempImagejWtLOJ.jpg
    tempImagejWtLOJ.jpg
    2.9 MB · Visualizações: 11
  • tempImageZxlXJ7.jpg
    tempImageZxlXJ7.jpg
    2.3 MB · Visualizações: 9
Esta semana tenho observado um super crescimento dos micélio ou até mesmo um bolo branco, assim como uma cor mais escura em um outro bolo... está tudo perdido? contaminação? excesso ou falta de algo?
HELP!
 

Anexos

  • tempImageDEdtRw.jpg
    tempImageDEdtRw.jpg
    2.4 MB · Visualizações: 18
  • tempImagegCHdG2.jpg
    tempImagegCHdG2.jpg
    2.4 MB · Visualizações: 16
  • tempImagenel1f6.jpg
    tempImagenel1f6.jpg
    1.8 MB · Visualizações: 13
  • tempImageulAgKE.jpg
    tempImageulAgKE.jpg
    1.4 MB · Visualizações: 17
Eu transferiria todos para terrários individuais improvisados de garrafa pet 3L.

Possivelmente já estava contaminado antes mesmo de colocar no terrário, aparente pelas primeiras fotos.

Edit: são fotos de dois cultivos diferentes?
 
Realmente esses amarelos estão bem feios, primeira vez que vejo assim. É melhor retirar mesmo, está bem evidente a contaminação... Toma cuidado que o micélio contamido está indo em direção a um aparentemente saudável, se pegar em alguma parte acho que o melhor a se fazer é eliminar a parte infectada.
 
Back
Top