Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático Cultivo Chitwan Nepal-2° cultivo bulk balde

Diário de cultivo problemático.
Olá galera da CM, estou aqui no meu segundo cultivo depois de ter passado um tempo estudando mais os fóruns e tópicos do site...:ler:
Bom dessa vez escolhi uma nova strain, e decidi preparar o substrato com milho e alguns bolos PF.:rolleyes:

Preparação das seringas
Materiais:
-
carimbo de esporos
-água mineral
-seringas (10ml)
-laminas de aço gilete
-álcool
-copo de vidro
-Panela de Pressão
-papel toalha e papel aluminio

Primeiro eu limpei bem o copo de vidro com detergente e álcool, coloquei 60ml de água mineral tampei com papel aluminio e levei pra panela de pressão por 30min. Deixei esfriar.
Fiz o processo todo na tampa de um forno ligado. Limpei a tampa bastante com alcool, e espirrei agua+agua sanitaria dentro do forno. Tirei o copo da PP, retirei o papel aluminio e com a gilete eu raspei metade do carimbo para dentro da agua. Enxi e sequei as seringas por 3 vezes para q entrassem mais esporos, fiz 5 seringas...:feliz:

Preparo do 1° substrato(29/11)
-1kg
milho de pipoca
-água sanitaria
-panela com tampa
-papel toalha
-pano de algodão

Coloquei o milho na panela e adicionei água até que chegasse a 2 dedos acima do milho coloquei 4 colheres de água sanitaria, fervi em fogo alto por 12min. Deixei repousar por 24hrs
Fervi por mais 15min e escorri a água, enxuguei bastante o milho com papel toalhe e depois com uma toalha de algodão.

Exterelização e inoculação(30/11)
Preparei 3 copos de 500ml, as tampas foram feitas com papel aluminio e levei pra PP por 1:30hr
16hrs depois fui inocular (novamente no forno),usei mascara e luvas (e tinha tomado banho com protex antes de começar), retirei as os potes da panela, limpei eles com papel toalha e água sanitaria, flambei a agulha da seringa e fiz 4 furos na tampa e injetei 0,75ml em cada furo e depois feixei com a outra tampa de papel aluminio que estava solta.

Incubação
Os 3 potes ficaram em uma caixa de isopor, 1 pote contaminou, 1 não apareceu nenhum micélio mesmo depois de 20 dias, e no último no dia 06/12 apareceu o primeiro sinal de micélio q se desenvolveu agressivamente mostrando traços q eu penso ser rizomórficos, 15 dias depois o milho ficou 100% colonizado (depois posto as fotos porque minha internet ta uma :poop:)
 
Decidi montar no balde por ele ser mais prático que outros tipos de terrários. Vou usar húmus de minhoca e vermiculita...
misturei 2/4 de vermiculita e 2/4 de húmus em uma panela e adicionei água aos poucos até espremer e pingar uma gota. Depois enxi 2 copos de 500ml e levei ao fogo em uma panela com tampa por 45min (vi em um fórun alguém fazendo assim e rendeu bons frutos), exterelizei na PP também um pote com vermiculita umida pra forrar o fundo do balde.
 
Última edição:
entao né, eu sei q so chatao mas o pessoal aki ainda n aderiu mto ao bulk pre feito ?? xD ja e o q mais da certo e o mais fácil e pratico, até mais do q esse balde ae (e contamina menos pq ja ta pronto rá), vc ja fez ? akele n lembro o nome de tipo montar a kentinha cos grãos pré esterelizados ja com a cobertura de no seu caso vermiculita , esterelizar d nvo e inocular direto nelas, ai 1 mes dps ja era xD
acho q n precisa cozinhar tanto tempo assim n, c vc fizer todo o processo de esterilizacao la pq o milho kebra tdo, mas vai dar certo sim ^^
parece promissor, boa sorte ^^
 
Última edição:
entao né, eu sei q so chatao mas o pessoal aki ainda n aderiu mto ao bulk pre feito ?

Tipo isso? Simplificando o Bulk

Já é discutido desde 2007, mas pode não ser tão fácil quanto parece. Parece mais sensível a problemas de assepsia que outras técnicas.

Ah, nós aqui escrevemos em português, formal, não em internetês, mesmo porque temos membros cuja língua nativa não é o português, então para eles entenderem algo como a sua mensagem acima é quase impossível.
 
So uma pergunta... É que da primeira vez que eu fiz bulk/balde eu coloquei o filtro de café pra trocas de ar na hora que eu começei a montar o balde pra por o substrato+spawn e o micélio se desenvolveu completamente em 10 dias e agora o balde já está incubando por 11 dias e parece que ainda não colonizou tudo o substrato como da ultima vez. Será que fiz muito mal em ter colocado as gazes pra troca de ar na hora que montei o bulk/balde? Ou será que foi por causa das medidas usadas no substrato (2 partes d húmus+2 partes de vermiculita)?
(Ainda hoje posto as fotos)
 
So uma pergunta... É que da primeira vez que eu fiz bulk/balde eu coloquei o filtro de café pra trocas de ar na hora que eu começei a montar o balde pra por o substrato+spawn e o micélio se desenvolveu completamente em 10 dias e agora o balde já está incubando por 11 dias e parece que ainda não colonizou tudo o substrato como da ultima vez. Será que fiz muito mal em ter colocado as gazes pra troca de ar na hora que montei o bulk/balde? Ou será que foi por causa das medidas usadas no substrato (2 partes d húmus+2 partes de vermiculita)?
(Ainda hoje posto as fotos)
Pelo meu entendimento você deveria tapar todas as saídas de ar até que o substrato colonizasse totalmente. Daí sim deveria descobrir as saídas para troca de ar.
Eu acho que gaze tem a trama muito aberta e vai permitir a entrada de infectantes e perda muito grande de umidade. Não é melhor usar micropore ou manta acrilica?
 
Eu coloquei 8 dobras de gazes em cada furo... mais obrigado pelo conselho sobre a umidade. Bem que procurei micropore e lã acrilica na minha cidade mais não achei...
 
Será que fiz muito mal em ter colocado as gazes pra troca de ar na hora que montei o bulk/balde?

Assim como citado pela @Malahov, você DEVE tapar as saídas de ar durante a fase de colonização do substrato. É importante que a porcentagem de CO2 esteja alta. Se a troca de ar é constante e a temperatura está ideal, o micélio entrará em fase de frutificação, independente da colonização total do substrato.

Se notar a presença de primórdias, não há muito o que fazer. Remova as partes não colonizadas e siga em frente estimulando a frutificação.
 
Assim como citado pela @Malahov, você DEVE tapar as saídas de ar durante a fase de colonização do substrato. É importante que a porcentagem de CO2 esteja alta. Se a troca de ar é constante e a temperatura está ideal, o micélio entrará em fase de frutificação, independente da colonização total do substrato.

Se notar a presença de primórdias, não há muito o que fazer. Remova as partes não colonizadas e siga em frente estimulando a frutificação.

Valeu @Cosmik, ja tampei as saídas de ar. Não notei nenhuma presença de primórdias, o micélio estava se desenvolvendo lentamente...ai fechei as saidas de ar com fita e a parte de cima com insulfilm (já que no lugar onde o balde fica é limpo e escuro não preciso colocar sacos de lixo), de ontem pra hoje colonizou uma parte maior do substrato...
 
ola galera, venho trazer boas e más noticias...
começando pelas más noticias:( meu bulk/balde contaminou... parecia tudo bem, o micélio colonizou quase tudo o substrato, porém uma parte ficou apenas com uma pequena parte de micélio diferente do resto (infelizmente ainda não tive tempo de tirar fotos depois que contaminou, e não da pra postar as fotos de antes porque o PC que eu to não reconheceu meu celular onde estão as fotos)) mais quando abri o insulfilme senti um cheiro forte de azedo e agora umas partes estão ficando amarelo ouro:ressaca:. Para não perder todo o trabalho vou tentar fazer um outdoor.
:feliz:
as boas noticias são que já tenho 8 potes de 500ml inoculados:)
5 com PF-Tek (2 partes de vermiculita+ 1 parte de arroz integral + 1 parte de água)
os outros 3 copos são com milho de pipoca... para preparar o milho usei o método do Mauricio...
os PF apresentarem o primeiro sinal de micélio no dia 18/01
os potes depois de inoculados, eu coloco data e uma letra (A,B,C) pra identificar a ordem
29/12 B
10/01 B
10/01 C
esses apresentaram micélio já...
:D
agora é so esperar... good vibes
 
as boas noticias são que já tenho 8 potes de 500ml inoculados:)
5 com PF-Tek (2 partes de vermiculita+ 1 parte de arroz integral + 1 parte de água)
os outros 3 copos são com milho de pipoca... para preparar o milho usei o método do Mauricio...

Sugiro que abra um novo diário para este novo cultivo.

Boa sorte com o outdoor do bulk contaminado.
 
Back
Top