Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Cultivo B+, MEX , TAZ - Sir. MuiLok

Diário de cultivo completo.
Data da inuculação: 17/01/2007

Pote 2000ml - Strain B+

Pote 1000ml - Strain MEX

2 Potes 700ml - Strain TAZ

Tipo de inoculação: Seringas multi-esporos, hidratados por 24H

Spawn para colonização: Milho para pipoca estéril.

Inicio mais um cultivo, agradecendo imensamente ao Ser que me iluminou, materializando-se em minhas mãos 3 prints das strains acima. Sigo o cultivo, contando com a ajuda dos bruxos do CM, da mãe Natureza, e do Superior.

Infelizmente, os potes inoculados com a strain Taz, apresentaram contaminação. Não sei de onde possa ter surgido, pois todo processo foi realizado com máximo obedecimento das peculiaridades de cultivo. Será destinado a um pequeno out-door, pois vou tentar isolar o spawn colonizado sadio.

Segue fotos. Paz e luz!!!
potão b+.jpgpote MEX.jpgpotes TAZ.jpg
 
BOA SORTE ai, Senhor Muyloco! :D :pos:
To torcendo mesmo por esse B+! :D Eh o meu favorito! ;)
:pos: :pos: :pos:
 
Good Vibees meu amigo muilok, esta indo bem o milho ne?
To me surpreendendo com ele como substrato, parece que tem mais nutriente que o arroz, os casing pinam mais e constantemente, tu vai gostar:pos:
Paaz
 
Fala MuiLok

Esse é o Trichoderma harzianum, duende verde.

Através de uma pesquisa soube que o Trichoderma harzianum é inoculado na semente de milho para fixar nitrogênio atmosférico a raiz da planta e melhorar a produção de grãos. Irônico

https://teonanacatl.org/threads/ino...ilho-utilizando-o-trichoderma-harzianum.1206/

Como seu objeto não é produzir milho é bom se desfazer desse pote para não ter esporos voando no seu ambiente.

Os esporos do Trichoderma harzianum são verdes, mas o micélio é branco, logo fica difícil ver qual micélio é do PC é qual é do Trichoderma harzianum.

Deixe o carimbo de quarentena, até você poder fazer uma nova inoculação com ele.
 
Mauricio... Uma esterilização adequada não seria... Mais adequado?

Me recordo dos post "esterilização fracionada" ou tyndallization e o Esterilização by morta! 99.9999% garantido... e fico pensando... Se deixar os potes em incubação por um período maior, para que o duende verde possa dar as caras, dai esterilizar novamente... Caso o substrato fique MUITO seco, injetar uns poucos ml´s de água destilada antes da última esterilização... Claro, sempre com assepsia e movimentos ninjas!

Poderíamos ter chances bem maiores na guerra contra as caries, opa, contra os contaminantes, não é mesmo?
 
Pois então, uma idéia que tive seria de estocar substrato. Como esse procedimento de esterilização consome muito mais tempo... Porque não fazer quantidades massivas de substrato?

Passa-se por uma esterilização mais prolongada como por exemplo, deixar o substrato na panela de pressão por uma hora e meia e também um período de incubação de dois dias. Depois é só guardar o substrato em algum lugar MUITO seguro.

Depois quando um dia for utilizar o substrato para iniciar um cultivo, umedecê-lo com água esterilizada/destilada e passar por uma ultima esterilização antes de inoculá-lo. Isso sim garantiria a vitória na guerra contra os contaminantes.

E como você disse, Mauricio, se o inimigo não estiver no carimbo!

Não custa relembrar que uma extrema assepsia e esterilização de todos os utensílios nessa operação!
 
Claro Kliphos, com certeza esse método de esterilização fracionada, e aguardando uma possível germinação dos esporos, com certeza seria quase que 100% de garantia de esterilidade. Porém, existe um contra nesse processo, se agravando ainda mais na minha situação. COmo trabalhei com potes grandes neste e no outro cultivo de Pesa, e tinha que esterilizar um por vêz, ia noite adentro. Imagina, se usasse essa técnica, o trabalho se tranformaria em dias e dias, como todo substrato que trabalhei em Janeiro, ia virar no mínimo um mês de trabalho. Porém, seria o fim de contaminações.

Maurício, li seu post/pesquisa sobre o duende. Sei que está sendo usado. Mais uma transformação genética no nosso alimento. De uma forma ou outra, essas modificações já estão atingindo a gente, mesmo às vezes sem perceber.

Segue fotos atualizadas da situação dos bolos. Os potes inoculados com a strains TAZ serão destruídos. Nestes, o duende verde se apresentou. O print foi usado, e foram feitas 2 seringas multi-esporos de 5ml cada, em processos distintos. Talvez isso nos leve a conclusão que talvez o print usado esteja contaminado. O Micélio da strain TAZ é muito belo, de certa forma, diferente dos observados em outras strains. Taz Ficará agora para um futuro cultivo, pois tenho muito trabalho pela frente.

paz e luz!
pote b+.jpgpote MEX.jpgpote taz 1.jpgpote taz 2.jpg
 
Como sempre, MuiLok e suas magníficas fotos!

Poderia fazer pré-esterilizações em tachos ou em caldeirões! Já daria uma baqueada nos esporos atrevidos!

"Muito trabalho pela frente!". Cada gota de suor será recompensada!

Quem nos dera se pelo menos 15% do fórum fosse aplicado assim!
 
Acho que não chega a ser necessário usar a esterelização fracionada com o milho, ferver por 1h antes de deixar de molho certamente deve fazer a água chegar no miolo e isso certamente ajudaria na germinação dos esporos, depois tudo morre na panela de pressão.
Só acho que deve-se tomar o cuidado na hora de ficar fervendo e fervendo substratos pois isso, aos poucos, vai acabando com os nutrientes e não é essa a nossa intenção.
 
Acho que não chega a ser necessário usar a esterelização fracionada com o milho, ferver por 1h antes de deixar de molho certamente deve fazer a água chegar no miolo e isso certamente ajudaria na germinação dos esporos, depois tudo morre na panela de pressão.
Só acho que deve-se tomar o cuidado na hora de ficar fervendo e fervendo substratos pois isso, aos poucos, vai acabando com os nutrientes e não é essa a nossa intenção.

pois é eu só reluto em utilizar esse tipo de esterelizaçao por esse mesmo motivo..
ainda prefiro a boa e velha PP.
 
eu vi um dedo verde ae hein!
confirma?
tomara que nao!

Fala meu irmãozinho Boca.....
Onde tu viu isso, no potão de B+???

Pois é, olhando pra foto agora, até parece mesmo, no canto inferior direito, perto do dedo amarelo.....

Porém, e ainda bem que não, é só mal qualidade da foto mesmo...ambiente escuro....

Não percebi nada de contaminantes nestes outros 2 potes, a unica coisa é que o B+, em sua esquerda (na foto) existe um espaço sem colonização, fora isso, tudo ok. As fotos são de ontem a noite, 04/02/2007.

Estes spawn serão destinados a montagem de casings indoor e out-door.

Estou com o projeto de um novo terrário em andamento, porém estou trabalhando aos poucos nele. Ficarei com 2 terrários, assim vou ter espaço pros meus cultivos indoor. Acredito que a eficiência desse novo, na questão temperatura, seja seu forte. O trocador de calor, ao invés de pvc, será de tubo de cobre. Já sonho com amanitas.....

paz e luz...

esterilização....

Então irmãos....

Kliphos e Infected, daqui a pouco seremos ninjas da esterilização...huahuaaa

Bom, lembro que tive sucesso no meu primeiro cultivo, sem o uso de panela de pressão. Porém, não utilizei milho naquela ocasião. Não recomendo a mais ninguém utilizar o processo arcaico que utilizei, acredito que tive muita sorte também.

Porém, acredito que o seguinte seja o suficiente:
O milho tem que ficar de molho umas 48 horas, até feder mesmo. Sempre deixei 24H, algumas vezes, um pouco menos. Com maior tempo de hidratação, maior o tempo para o surgimento dos esporos. Estes, seriam eliminados ainda na fervura, por 1 hora.

Ainda, então, o substrato (já muito bem escorrido) vai para dentro de um pote LIMPO, DESINFECTADO E SECO. Faz-se o tampão com 3 camadas de alumínio e 2 de filtros, uso furos nas tampas de papel, promovendo assim maior circulação de vapor no futuro spawn. Coloco os potes na PP, fecho a tampa e coloco no fogo, com a válvula desroscada. Quando apresentar fervura, enrosco a válvula. Quando começa sair vapor, marco 1 hora de esterilização. O ideal ainda, é apagar o fogo e deixar o pote dentro da panela até esfriar totalmente. As vezes, deixo de um dia para o outro.

Acho a fase do molho muito importante, para germinação dos esporos no milho, para depois dizimá-los. Aumentarei meu tempo nesse processo de 24 para 48h nos próximos cultivos.

Assim, fica funcional, cabe ao cultivador desenvolver seus movimentos "ninjas"

Obrigado amigos, sigam com paz e luz!!
 
Última edição por um moderador:
Segue a colonização dos bolos. Já perto de 100%.

Nas fotos, um tira-teima de um lado do bolo de B+, pra visualizar que não tem nada de contaminação. No outro lado, o bolo apresenta uma área ainda não colonizada, achei meio estranho, porém percebo que está colonizando aos poucos.

O bolo menor, com a strains MEX, se apresenta muito saudável, julgo estar já 100%.

Trabalhei ontem em meus cultivos, e madrugada adentro, tive uma visita inesperada, porém muito bela. Dá uma olhada na envergadura da bichinha !!!

paz e luz!!!
b+ falha 1.jpgb+ falha.jpgmex 100%.jpgborbo 1.jpgborbo 2.jpg
 
Atualizando as manobras....:)

O pote Mex, 100%, foi utilizado para fazer um casing "floreira" outdoor.:pos:

O pote B+, segue sem contaminação. Poderia estar 100%, porém naquela "ferida" que aparece na foto do post anterior, continua. O micélio colonizou já uns 50% dela, porém ainda existe área sem colonização. Achei meio estranho, nada indica contaminação. Quando estiver 100% colonizado, será destinado a um casing outdoor.:confused:

Nas fotos, montagem do casing MEX. Bolo 100%, mistura substrato/spawn 2:1, floreira protegida com plastico filme. O recepiente foi limpo com água/cloro, depois 30 minutos submerso em solução água + lisol. O instrumento de mistura utilizado foi esterilizado.

Outra imagem mostra os 3 casings já montados, dois do cultivo Pesa, este último deste cultivo de Mex e B+.:cool:

Paz e luz!!!:luz:
aspecto mex 100%.jpgmex 100% usado.jpgflor mex montada.jpgtodos casings.jpg
 
a ferida no bolo B+

Falta ainda montar o casing outdoor da strain B+.

O bolo apresenta parte não colonizada apenas em um dos lados, o resto do bolo está 100%. Alguém que já passou por uma situação assim, pode me dar alguma dica?? No momento, estou aguardando a colonização desta parcela do bolo, que ocorre lentamente.:confused:

Em último caso, quando montar o casing, descarto a parte do bolo não colonizada, não é difícil.

Segue imagens ilustrando a situação do potão B+.

Paz e luz a todos:pos:
potão b++ bom.jpgferida b+ 1.jpgferida b+ 2.jpg
 
Então, seguindo uma dica do Sábio dos Cogumelos...

Agitei o potão da strain B+ que apresentava uma "ferida" em sua colonização.
Foram necessárias algumas pancadas, pra o micélio se soltar. Muito cuidado nessa hora, para não romper o tampão de alumínio, evitando a entrada de possíveis contaminantes.:!:

Seguem algumas fotos do antes / depois do processo. Logo que o micélio apresentar sinais de crescimento, o destino deste spawn será casing.

Muito obrigado pela luz irmão Maurício.:pos: :rolleyes:

paz!
antes.jpgantes 1.jpgantes 2.jpgdepois.jpgdepois 1.jpgdepois 2.jpg
 
Boa tarde. Quero lhe dar os parabéns por estar cultivndo mais uma vez. De acordo com algumas quetões acima leventadas por nossos colegas do forum vai aí uma dica, que eu tenho usado e tem me dado 90% de sucesso na inoculação.

Se for pf-normal e deixo a mistura pronta dentro do copo por 24 horas e so depois levo a panela de pressão. Estou com um cultivo de PESA em andamente e não perdi nenhum copo pra contaminação.

Se for milho é bom deixar ele de molho 48 horas, depois eu fervo ele meia hora em panela comum mesmo, depois deixo mais 24 horas de molho em outra água. Então, é só escorrer a água e acondicionar os milhos nos pote.

Essa é só minha opinião, baseada em resultados pessoais, e olha que o único lugar da minha casad que dá pra inocular é o banheiro(que não é um bom lugar). Fazendo desse modo aí eu não perdi nenhum pra contaminação até agora. Vamos ver experiências com a raça mex.
 
Notou que quase ninguém esta postando nesse tópico?

Isso é conseqüência do seu esforço MuiLok! Esta realmente dedicado ao cultivo! Seus posts são auto-explicativos e não deixam dúvidas!

Parabéns novamente pelos cultivos em série, de diferentes strains! Parabéns novamente por reportar tudo em belíssimas fotos!

E novamente: Boas vibrações para tu, MuiLok, e para todos do fórum!
 
Back
Top