Esterilização dos Grãos
Pegue os grãos que foram deixados 24 horas de molho, após a preparação, e escorra a água que ficou na panela (ou o recipiente de sua escolha).
Adicione nova água e lave os grãos, escorrendo mais uma vez.
Adicione água novamente, dessa vez colocando a água e os grãos na panela, onde será realizada uma fervura.
Ferva os grãos, mexendo bem até que a água levante fervura. Quando isso acontecer, deixe por no máximo 2 minutos, e então desligue o fogo. Isso irá evitar que os grãos absorvam água em demasia, ou que fiquem muito moles e acabem estourando. Preste muita atenção, pois senão a consistência não será adequada e o cultivo não será bem-sucedido.
Agora, chegou a hora de escorrer de verdade. Com o coador, remova a maior quantidade de água possível dos grãos, e os coloque em um recipiente à parte, para então eles serem colocados no vidro. Dica: como os grãos estarão quentes, sacuda-os no recipiente, que o a água no estado de vapor sairá e secará os grãos, sem precisar escorrer muito.
Separe, em uma mesa: Papel alumínio, seus vidros preferidos, vermiculita e é claro, as sementes! Coloque em cada vidro uma camada de vermiculita, que absorverá qualquer umidade desnecessária que tenha permanecido durante a coagem.
Adicione os grãos, com cuidado para não encher demais, pois isso dificultará se você precisar sacudir mais tarde, o que deve ser feito em transferências grão-para-grão ou com ágar.
Corte quadrados de alumínio, ou utilize a técnica mostrada no vídeo, e coloque duas folhas em cada vidro (ou mais se você preferir, mas duas já estão de bom tamanho). Não aperte demais as folhas, e não sele também! Pressione apenas o suficiente para que elas permaneçam firmes na boca dos vidros.
Então, coloque seus vidros na panela de pressão! É bom prestar atenção nessa etapa, pois não pode haver excesso ou falta de água. A recomendação é adicionar água até que ela atinja pelo menos 1/3 ou mais da altura total dos vidros. Cuidado, pois se a água acabar antes do ciclo de esterilização, os vidros podem quebrar, os grãos queimarem, ou pior.
Feche bem sua panela, e a coloque no fogo. Não ponha a válvula ainda, mas aguarde até que a água comece a ferver. Você vai saber quando, pois sairá bastante vapor pelo bico da panela. Quando esse momento chegar, coloque a válvula e marque no relógio uma hora e meia de esterilização!
Quando a hora e meia concluir, desligue o fogo e aguarde a panela esfriar. ATENÇÃO: nunca abra a panela logo após desligar o fogo, pois há pressão no interior dela!! Aguarde que ela esfrie totalmente, e não tente ajudar abrindo a válvula, ou colocando água fria na panela. Seja paciente. (Além disso, você não vai poder inocular ou fazer nada com o substrato quente).
Abaixo, a segunda parte do vídeo-tutorial!