Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Criando Terrário de Garrafa Pet

Baal

Primórdia
Membro Ativo
11/06/2016
115
20
28
Eaí senhores
Faz alguns dias que estou frequentando o fórum em busca de mais conhecimento sobre o cultivo.
Eu gostaria de alguma explicação de como montar um terrário como este: https://teonanacatl.org/threads/pc-corumbá-garrafa-pet-como-terrário-2.6494/ , ja procurei aqui e não achei, o passo a passo se é só bater no liquidificador as fibras de coco e colocar no fundo, a esterilização da pet . .. Estou juntando tds materiais para o Bolo pf e o terrário na pet.
Materiais disponíveis : Copo 250ml / Arroz integral / 1 garrafa de água mineral / fibra de coco ( n achei vermiculita e li que poderia substituir ) / 2 seringas ... estou em busca do carimbo e logo farei meu terrário. Moro no sul e não sei como será cultivar nesse tempo frio.
Espero a ajuda de vocês, desculpe minha ignorância. :blackalien:
 
Última edição:
O único tutorial de terrário de garrafa pet atualmente no CM é esse aqui ==> Terrário de Garrafa Pet. :coffee:

:!: A Biblioteca possui setores de tudo referente aos cultivos. Ou seja, além daqui dos subfóruns, uma dica é buscar as informações por lá também. Por exemplo, aqui estamos no subfórum Cultivo de Cogumelos / Materiais de Cultivo / Terrários, e lá na Biblioteca temos Biblioteca / Guias de Cultivo / Glovebox, Incubadores e Terrários de Frutificação que também tratará de terrários, mas apenas com guias; e temos também uma outra área em Biblioteca / Perguntas Frequentes / Incubadora e Terrário em que temos tópicos oficiais da @Biblioteca sobre o tema de terrários. Acho que deu pra pegar a ideia. :) :)
 
Última edição:
O tópico com o tutorial é esse aqui ==> Terrário de Garrafa Pet. :coffee:

:!: A Biblioteca possui setores de tudo referente aos cultivos. Ou seja, além daqui dos subfóruns, uma dica é buscar as informações por lá também. Por exemplo, aqui estamos no subfórum Cultivo de Cogumelos / Materiais de Cultivo / Terrários, e lá na Biblioteca temos Biblioteca / Guias de Cultivo / Glovebox, Incubadores e Terrários de Frutificação que também tratará de terrários, mas apenas com guias; e temos também uma outra área em Biblioteca / Perguntas Frequentes / Incubadora e Terrário em que temos tópicos oficiais da @Biblioteca da sobre o tema de terrários. Acho que deu pra pegar a ideia. :) :)
Oh desculpe, eu procurei mas não encontrei, pode excluir o post se achar necessário. Uso meu celular pra acessar o CM, e não vi essa biblioteca, no mobile tbm não aparece o " pesquisar " eu mudo o link pra /search/ pra usar :(
E esse turorial n é o mesmo usado pelo tup, na garrafa 2l
 
E esse turorial n é o mesmo usado pelo tupy, na garrafa 2l

É que é o único tutorial de pet que tem. :coffee:

No post do @tupy ele resume como fez a pet:

Coloquei nessa PET, só recortei ela, e coloquei um micropore em um furo grande na frente. Bem simples.

Então não deve ter usado nenhum tutorial.
 
Dá uma olhada neste meu curto passo a passo de confecção de garrafa pet mais aniversariar que acho que vai ter a resposta. :geek: Eu uso argila expandida ao invés de fibra de coco, mas isso não muda o procedimento, exceto que eu adiciono água (oxigenada ou não) no fundo junto com as argilas. Como nunca usei fibra de coco, não sei se ela deve ser umedecida antes de ir pro terrário (como a perlita) ou se é parcialmente mergulhada em água (como a argila expandida).

Em relação aos furos de respiro, não precisa ter nenhum se não quiser. A tampa é suficiente para fazer circular o ar, fato que tenho observado no meu 8º cultivo. :bigode: Inclusive o tutorial sobre pet não tem nenhum furo de respiro.

:!: Se for usar algo do meu curto passo a passo, só descarte a ideia de colocar os terrários dentro de uma caixa de papelão :cartaovermelho:, como eu fiz, que deu problema na troca de ar.
 
Última edição:
Dá uma olhada neste meu curto passo a passo de confecção de garrafa pet mais aniversariar que acho que vai ter a resposta. :geek: Eu uso argila expandida ao invés de fibra de coco, mas isso não muda o procedimento, exceto que eu adiciono água (oxigenada ou não) no fundo junto com as argilas. Como nunca usei fibra de coco, não sei se ela deve ser umedecida antes de ir pro terrário (como a perlita) ou se é parcialmente mergulhada em água (como a argila expandida).

Em relação aos furos de respiro, não precisa ter nenhum se não quiser. A tampa é suficiente para fazer circular o ar, fato que tenho observado no meu 8º cultivo. :bigode: Inclusive o tutorial sobre pet não tem nenhum furo de respiro.

:!: Se for usar algo do meu curto passo a passo, só descarte a ideia de colocar os terrários dentro de uma caixa de papelão :cartaovermelho:, como eu fiz, que deu problema na troca de ar.
é preciso ferver a fibra ou só deixar úmida no fundo? e não precisa esteriliza o pet? irei arrancar a tampa e colocar o cuador pra tampar e enrolar fita ou qual quer coisa em volta, pra q só tenha a luz pela entrada de ar e crescer pra cima, embaixo fibras que ja tenho... um bom ambiente pra crescerem? :facepalm:
 
não precisa esteriliza o pet?

A pet é apenas mais um tipo de terrário, então como todos é preciso estar limpo por dentro. :bigode:

Se por esterilizar quer dizer passar um produto de assepsia, é bom fazer sim. Olhe neste tópico dados sobre as duas opções mais comuns de produtos de limpeza.

----------

Bem, aqui eu não me esforço muito nesse sentido. No máximo uma água com sabão antes do primeiro uso. Já na reutilização para cultivos diferentes preencho o fundo com água sanitária bem concentrada e deixo por um bom tempo, para matar contaminantes do cultivo anterior.

Ocorre que no meu caso a opção pela água oxigenada no fundo com as argilas expandidas também ajuda, então fico mais relaxado da limpeza prévia da garrafa. :coffee:
 
Última edição:
mudança de planos, os copos tem a boca larga demais pra fazer no pet, irei fazer o terrário em um balde pequeno que lembrei que tenho, aqueles que vem doce de leite, pra 1 bolo está ótimo, acho eu.
EDIT: esse balde aqui https://uploaddeimagens.com.br/imagens/20160619_102325-jpg--2 irei limpar ele bem e esteriliza, usava ele pra plantar. Pode excluir o tópico pra não desviar o assunto, obrigado por tirar minhas duvidas vou ler mais sobre o terrário em balde e vou ver se precisa de esterco, se for util irei pegar ali na rua que acabei de ver uns lá. :sneaky:
 
Última edição:
Que bom. :)

Agora, três ressalvas off-topic:

pode excluir o post se achar necessário

Pode excluir o tópico pra não desviar o assunto

Só quem pode fazer isso são os Moderadores e Administradores, que possuem tarjas vermelhas. Como pode ver pela tarja azul abaixo do meu nome, sou Contribuidor. :coffee:

no mobile tbm não aparece o " pesquisar "

A lupa da pesquisa fica deslocada pro canto superior direito da imagem no topo da página, difícil de ver, mas tá lá. :)


É melhor subir as fotos diretamente aqui pro CM, no corpo da própria postagem, para que não haja problemas de link quebrado futuramente. Veja aqui como. :fotos:
 
Simmmm confundi, desculpe novamente minha falta de atenção.
Eu tentei subir a foto aqui mesmo, mas não consegui o meu celular deve ser ruin. Se eu colocar fibra de coco no fundo do balde, esfarelar os bolos em cima e jogar esterco, eles nasceram? é um casing no balde?
 
Back
Top