Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Saudável Crescimento Esparsado.

• Criador do tópico Criador do tópico PrMyco
  • Data de início Data de início

PrMyco

Esporo
Cadastrado
15/06/2025
26
2
25
Iae irmãos, bom dia, venho cultivando os cogus utilizando um monotub, no entanto, não posso utilizar ele da maneira q eu realmente queria pois ele é uma caixa organizadora de 55 litros, logo eu precisaria em média de +5 litros de substrato para conseguir cultivar nele (coisa q eu não tenho no momento), para contornar isso utilizo potes dentro dele, ou seja, deixo os potes colonizarem na estufa e dps passo para o monotub frutificar, isso na verdade é uma boa alternativa pois economiza material e faz com que vc consiga descartar apenas um dos potes em caso de contaminações.

Mas venho tendo muitos problemas em relação à side pins, sempre consegui colher eles mas é algo q me incomoda, já pensei em utilizar aqla técnica q consiste em cobrir as laterais com um saco preto (não lembro o nome disso) mas acho mt chato de mexer com isso, mt difícil de limpar e manusear.
No entanto, não é realmente isso que me incomoda, é que além de ter bastante side pins, os cogumelos não crescem no centro, no caso, eles praticamente só crescem nas laterais, sei que isso é "normal" pois as laterais proporcionam melhor umidade/temp/condições que induzem a frutificação.
No entanto, a diferença é gritante, praticamente nenhum cresce no meio, estão completando esparsados ums dos outros.

Alguém sabe me dizer qual o problema? Creio que pode ser por eu estar cultivando em potes (onde a boca é bem mais alta que o substrato, como mostrado na foto anexada), isso pode estar atrapalhando alguma condição importante para q eles cresçam no meio tbm?

Obs: a imagem já tem cerca de 3 dias, ent apareceram mais pins, no entanto, todos nos cantos, não teve nenhum crescimento no meio. (Não acho q seja contaminação, não vi nenhum tipo de sinal que me faça pensar nisso, no entanto sei que uma contaminação não visivel poderia ocasionar esse tipo de problema.)

Oq acham?

Strain: TAT

Anexos

• Imagem do WhatsApp de 2025-06-19 à(s) 14.28.07_ff61306e.jpg
    Imagem do WhatsApp de 2025-06-19 à(s) 14.28.07_ff61306e.jpg
    314.4 KB · Visualizações: 9
Eu estou tendo isso também, não me parece ser genética pois estou com duas cepas, o que eu percebi é que provavelmente isso é coisa do frio... Agora que deu uma esquentada tem um casing no meu terrário que está pinando lindamente em cima por toda a superficie. E mais seu bolo parece estar muito bem colonizado na superficie, eu acredito que isso é excelente, porém, o micélio por ter muito contato com o ar perde muita umidade o que é um sinal desfavoravel para pinar, já que corre risco de secar, experiementa cobrir esse bolo com mais um pouco de substrato (não nutritivo como vermiculita) umido e estéril para manter umidade, nas minhas experiencias além de melhorar a pinagem, demorar uns 2 ou 3 flushs para começar a ver micélio encima dessa nova camada.

Upvote 0
Não creio que seja coisa do frio pois utilizo um sistema de aquecimento no terrario (vou documentar ele no fórum daqui uns dias), deixo o terrario em 23 a 24 graus, sobre a questão de cobrir com substrato inerte, eu fiz isso (mas nunca gostei de fazer), achei estranho pois o micélio quis colonizar até q bastante dessa camada, esse micélio em especifico me parece estar mais agressivo q os demais.

Sobre a casing layer, eu devo deixar ele coloniza-lá um pouco ou cubro com a vermiculita/pó de coco e já coloco em ambiente de frutificação?

Segue um registro mais recente do cultivo:

cogu15.jpg

Ele está se afastando cada vez mais das laterais, isso seria por conta da perda de umidade decorrente da formação dos corpos de frutificação certo?

Sabe me informar a melhor técnica para reidratar o substrato dps do primeiro flush? Pensei em injetar agua nas bordas sem ultrapassar a superficie (não quero deixar a camada de cobertura molhada pois pode favorecer contaminantes). È realmente assim q deve ser feito?

Upvote 0
Se esse for o primeiro flush, eu esperava e colhia ele do jeito que está, depois faria um dunk que vc pode ou tirar o bolo da bandeja e por numa bandeja maior com tanta, sanitizada e com bastante água, ou pode simplesmente virar bastante água nesse bolo e cobrir com plástico filme, esperar umas horas, tirar a água, se fizer o dunk na própria bandeja vc pode simplesmente com a mão limpa, e com luvas virar a bandeja com bolo dentro, segurando com a mão para não cair o bolo, esperar alguns segundos escorrer o excesso de água, e depois devolver o casing para o terrario, depois eu faria um casing layer novo. Não sei qual a opinião do pessoal sobre refazer a casing layer, mas para mim que tiro 3 ou 4 flushs, eu faço umas 2 vezes para manter as condições de frutificação o melhor possível

Upvote 0
Vou fazer isso mesmo q vc comentou sobre a questão de refazer o casing, seria a minha primeira vez e na vdd nunca tinha ouvido falar sobre, acho que pode realmente ser uma boa alternativa (mostro o resultado nesse mesmo tópico, dps q os pins aparecerem).

Vou fazer a hidratação na própria bandeja mesmo, no entanto ainda estou um pouco receoso por conta do excesso de umidade que o casing layer antigo vai acumular durante isso.

Upvote 0
Eae amigo, alguma atualização desse flush?
Sim irmão, fiz a colheita ontem, rendeu cerca de 200g de cogus frescos (não foi um flush tão generoso pois os chapéus estavam abrindo sem que eles crescessem muito (isso começou a acontecer dps q comecei a utilizar potes dentro do terrário, mas consumo os cogus com pouca frequencia então esse rendimento é mais do que suficiente pra mim), logo dps coloquei mais dois potes para frutificar enquanto o primeiro está reidratando utilizando o método que vc tinha descrito anteriormente.

Vou deixa-lo cerca de 10 horas na água e depois refazer o casing.

Vou tentar tambem diminuir o tamanho das bordas do pote para ter certeza que não é por conta disto que está ocorrendo o crescimento apenas nas laterais. Segue fotos da colheita:

cogu17.jpgcogu21.jpg

Coloquei eles para desidratar no mesmo dia, já estão praticamente secos (utilizo um sistema de secagem que consiste em uma caixa de isopor com duas fans que jogam ar diretamente nos cogus, causando uma convecção de ar ascendente que leva a umidade deles para fora do sistema pelas aberturas projetadas na tampa e laterais superiores; por sinal, pretendo descrever esse método no fórum tbm).

Anexos

• cogu20.jpg
    cogu20.jpg
    101.9 KB · Visualizações: 3
  • cogu19.jpg
    cogu19.jpg
    50.6 KB · Visualizações: 3
  • cogu18.jpg
    cogu18.jpg
    44.8 KB · Visualizações: 3
  • cogu16.jpg
    cogu16.jpg
    62.9 KB · Visualizações: 3
Upvote 0
Cogumelos crescem onde os locais estão mais favoráveis. Geralmente os cantos perdem mais umidade do que os meios, isso facilita eles pinarem nas laterais. Além disso, acredito que tenha um "limite" de pinagem, os cogumelos sabem que não podem pinar em todos os lugares de uma vez, pois não há nutrientes ou água suficiente para todos. De qualquer modo, não tem muito como fugir do liner... reza a lenda que se você compactar bem o bulk, evita 100% dos side pins ou pins embaixo (eu nunca consegui), retornei pro liner mesmo. Sem ele você acaba perdendo muitos cogumelos, pois os que nascem na lateral ou embaixo não se desenvolvem bem.

Fotos de um cultivo sem liner (cogumelos cresceram embaixo) e cultivo com liner

Anexos

• 1750792226894.png
    1750792226894.png
    4.3 MB · Visualizações: 4
  • 1750792268620.png
    1750792268620.png
    1.2 MB · Visualizações: 4
Upvote 0
Vou deixa-lo cerca de 10 horas na água e depois refazer o casing.
Maravilha camarada, garanto que isso te garantira mais um flush lindo...
Coloquei eles para desidratar no mesmo dia, já estão praticamente secos (utilizo um sistema de secagem que consiste em uma caixa de isopor com duas fans que jogam ar diretamente nos cogus, causando uma convecção de ar ascendente que leva a umidade deles para fora do sistema pelas aberturas projetadas na tampa e laterais superiores; por sinal, pretendo descrever esse método no fórum tbm).
Seria ótimo ver algum tópico novo discutindo os métodos de desidratação. Eu costumo usar ou uma meia calça feminina ou uma touca de tnt para embrulhar e colocar os cogus em frente a um ventilador, acho muito "primitivo" o meu método kkkkkkkkkk

Cogumelos crescem onde os locais estão mais favoráveis. Geralmente os cantos perdem mais umidade do que os meios, isso facilita eles pinarem nas laterais. Além disso, acredito que tenha um "limite" de pinagem, os cogumelos sabem que não podem pinar em todos os lugares de uma vez, pois não há nutrientes ou água suficiente para todos. De qualquer modo, não tem muito como fugir do liner... reza a lenda que se você compactar bem o bulk, evita 100% dos side pins ou pins embaixo (eu nunca consegui), retornei pro liner mesmo. Sem ele você acaba perdendo muitos cogumelos, pois os que nascem na lateral ou embaixo não se desenvolvem bem.

Fotos de um cultivo sem liner (cogumelos cresceram embaixo) e cultivo com liner
Então, eu costumo ter sucesso com revestimento, mas nesse frio mesmo com revestimento tive muitos pins laterais, sabe o que deu certo para mim, casings mais altos, eu fiz alguns com pote de sorvete (acredito que 1,5L da nestlé), ele manteve bem a umidade e não encolheu permitindo side pins. Aqui deu certo, mas perdi produção por spawn

Upvote 0
cultivo com liner
Não consegui fugir dele mesmo, coloquei o bolo pro 2 flush com liner, espero que resolva de vez esses side pins, ou pelo menos diminua a incidencia deles.

Eu costumo usar ou uma meia calça feminina ou uma touca de tnt para embrulhar e colocar os cogus em frente a um ventilador, acho muito "primitivo" o meu método
KAKAKAKKAKAKAKKA irmão, se tiver funcionando, é isso q importa.

Eu utilizo uma caixa de isopor com duas fans ligadas jogando ar neles, o ar que bate nos cogus sobem e saem por algumas aberturas na parte de cima, pra falar a verdade é uma versão primitiva do desidratador q o @GlubGlub postou no fórum mais cedo, segue o desidratador dele:
Olá, tudo bem? Vim compartilhar um projeto que fiz com ajuda de um amigo cultivador. Nesse inverno eu estava sofrendo para desidratar meus cogumelos (ventilador, nunca mais!!), meus flushs estavam aumentando, e com isso, o ventilador não dava mais conta. Sem dinheiro para comprar uma desidratadora de alimentos, um amigo bolou esse projeto pra eu fazer. Caixa organizadora, uma fan de computador, fonte chaveada, controlador de temperatura e uma resistência de 115w. Além disso, dentro dela tem uma rede onde ficam os cogumelos...

Segue o meu kakkakakakak:
cogu24.jpgcogu25.jpgcogu26.jpgcogu27.jpg
As fans estão ligadas em paralelo, ambas com 16Vcc (Fonte de notebook, 16vcc por 4Amp's, utilizo um resistor de resistencia adequada para limitar a corrente que chega nas fans), a desidrataçao ocorre apenas com o vento, sem alteração na temperatura.

Ps: perdão pela qualidade das fotos, estou com um celular velho daqui de casa, o meu caiu na privada

casings mais altos
Vou lembrar disso.

Upvote 0
Back