Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Artigo Correlatos neurais do estado psicodélico, conforme determinado por estudos de fMRI com psilocibina

Ecuador

Artífice esporulante
Membro da Staff
Cultivador confiável
22/12/2007
9,058
5
98
Última edição por um moderador:
Nós possuimos duas mentes:
Uma etérea e uma eletro-química. A etérea funciona sem mover átomos e por isso é livre e absurdamente rápida (para os padrões normais)
Sob efeito de enteógenos, passamos a utilizar mais a etérea. Por isso o cérebro diminui sua atividade.
 
Nós possuimos duas mentes:
Uma etérea e uma eletro-química. A etérea funciona sem mover átomos e por isso é livre e absurdamente rápida (para os padrões normais)
Sob efeito de enteógenos, passamos a utilizar mais a etérea. Por isso o cérebro diminui sua atividade.


Aí já é outra área que não "Publicações Científicas".


O interessante do artigo acima é que mostra que o efeito da psilocibina (e provavelmente de outros psicodélicos da mesma classe) se deve a enfraquecer a integração do cérebro. Isso já tinha sido sugerido por artigos anteriores.
 
Aí já é outra área que não "Publicações Científicas".
Usar a ciência (atual) para investigar os efeitos dos cogumelos mágicos é tão inútil quanto tentar abrir um cadeado usando uma banana.

O único laboratório confiável para estudar efeitos da psilocibina é a própria mente humana. Acompanhado de cuidadosa investigação dialética.
 
Usar a ciência (atual) para investigar os efeitos dos cogumelos mágicos é tão inútil quanto tentar abrir um cadeado usando uma banana.

O único laboratório confiável para estudar efeitos da psilocibina é a própria mente humana seguida de cuidadosa investigação dialética.


Não compartilho dessa opinião.

Mas dou toda força a quem queira segui-la.

Acho que vários caminhos podem e devem ser explorados.
 
Não compartilho dessa opinião. Mas dou toda força a quem queira segui-la. Acho que vários caminhos podem e devem ser explorados.
As minhas afirmações (baseadas em experiência própria) vêm corroborar com os resultados do estudo. Mas se o que eu disse não faz sentido para você, ou se sua experiencia pessoal leva a uma conclusão contrária. Refute.

Isto é ciência.
 
antes destes dados, poderia jurar que a atividade cerebral aumentava, sob o efeito de psilocibina!:) isso é pura mágia!:rolleyes:
 
As minhas afirmações (baseadas em experiência própria) vêm corroborar com os resultados do estudo. Mas se o que eu disse não faz sentido para você, ou se sua experiencia pessoal leva a uma conclusão contrária. Refute.

Isto é ciência.


Não sei se as suas experiências pessoais comprovam o estudo (experiências pessoais sempre podem nos dizer exatamente o que queremos ouvir, ou podemos nos lembrar delas assim). Mas acho que está havendo alguma confusão sobre ciência.

Investigação dialética é outra coisa que ciência. Pode ser até filosofia, mas ciência não é. E nem porque há argumentos e uma discussão se torna ciência.

Ciência é o conhecimento que é obtido segundo o método científico.

Acho até que esse sub-fórum é mal compreendido, pois o pessoal posta matérias de divulgação, notícias etc. Mas de qualquer modo não vale a pena ser muito estrito.
 
Nós possuimos duas mentes:
Uma etérea e uma eletro-química. A etérea funciona sem mover átomos e por isso é livre e absurdamente rápida (para os padrões normais)
Sob efeito de enteógenos, passamos a utilizar mais a etérea. Por isso o cérebro diminui sua atividade.

tenho a impressão de ter duas mentes, mesmo porque falo comigo mesmo.
 
Não sei se as suas experiências pessoais comprovam o estudo.
Minhas experiências mentais não comprovam nada, a não ser para mim. (Se alguém me espeta com uma agulha, minha dor é real, mas não pode ser comprovada.) Por isso, só são válidas (e científica) se encontrarem eco na experiência de outros.

Investigação dialética é outra coisa que ciência. Pode ser até filosofia, mas ciência não é. E nem porque há argumentos e uma discussão se torna ciência. Ciência é o conhecimento que é obtido segundo o método científico.
A dialética é a origem do método científico. Sem a primeira a segunda não existiria.

A investigação da consciência (que é etérea e portanto não física), não pode ser feita usando métodos físicos.

A física (movimentação de átomos no cérebro humano) nos revela as sombras da caverna, mas não sua origem. Por isso, o método dialético é o melhor instrumento que dispomos para investigar a mente. (Voltarei a isso mais tarde, vou consultar Platão :))
 
Minhas experiências mentais não comprovam nada, a não ser para mim. (Se alguém me espeta com uma agulha, minha dor é real, mas não pode ser comprovada.) Por isso, só são válidas (e científica) se encontrarem eco na experiência de outros.


A dialética é a origem do método científico. Sem a primeira a segunda não existiria.

A investigação da consciência (que é etérea e portanto não física), não pode ser feita usando métodos físicos.

A física (movimentação de átomos no cérebro humano) nos revela as sombras da caverna, mas não sua origem. Por isso, o método dialético é o melhor instrumento que dispomos para investigar a mente. (Voltarei a isso mais tarde, vou consultar Platão :))


Então quando voltar ao assunto abra um post próprio, talvez no Perspectivas Multidimensionais.

O tópico aqui é para discutir esse artigo, e peço que não nos desviemos do assunto de novo.
 
As minhas afirmações (baseadas em experiência própria) vêm corroborar com os resultados do estudo. Mas se o que eu disse não faz sentido para você, ou se sua experiencia pessoal leva a uma conclusão contrária. Refute.

Isto é ciência.

Isto não é ciência, é '' achismo ''.
 
Isto não é ciência, é '' achismo ''.


Vamos focar no artigo em si.

A discussão do Archer foi somente uma disgressão sobre o que é ou não ciência, ou o que é ou não válido como conhecimento. Se algum dia ele voltar ao forum, pois disse que ia se desligar e realmente não acessa faz um bom tempo, ele pode abrir o tal tópico para discutir esse assunto.
 
Back
Top