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Controle eletrônico das condições ideais.

Sigillvm Dei

Esporo
Membro Ativo
03/10/2022
72
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Olá a todos! Como sou novo aqui, não sei se esse é a parte correta do fórum para discutir este tema, se não for, gostaria de pedir que transfiram para o sitio correto.

Bem, a minha questão é bem simples. Estou a construir um controle eletrônico para a minha incubadora para reduzir a necessidade de estar controlando manualmente. A ideia geral é usar um ARDUINO UNO com um relé triplo, um sensor de temperatura e humidade DHT11 e um sensor de CO2 MG811 de forma a manter as condições ideais dentro da incubadora em auto-regulagem.

O sensor DHT11 consegue determinar a temperatura e a humidade com um erro de +/- 2 graus Celcius e +/- 5% de humidade. Então no meu código eu teria algo como um verificador de temperatura, caso ela caia abaixo de um valor ligaria um aquecedor, se a humidade baixar ligaria um humidificador ultassônico e no caso de acumulo de CO2, um ventilador de tubagem.

O cóigo que envio é mesmo um primeiro esboço, prova de conceito. O sensor de CO2 precisa de calibragem e o que coloquei é apenas para ver funcionar.

Quais as condições ambientais que vocês encaram como ideais numa incubadora?

Alguém conhece projeto parecido? Ou quer contribuir?


#include "DHT.h"
#include "CO2Sensor.h"​

CO2Sensor co22sensor(A0, 0.99, 100);​


#define DHTPIN A1 // pino que estamos conectado​

#define DHTTYPE DHT11 // DHT 11​

int porta_relea = 7; // aquecedor​

int porta_releh = 8; // humidade​

int porta_relev = 9; // ventilação​


// Conecte pino 1 do sensor (esquerda) ao +5V​

// Conecte pino 2 do sensor ao pino de dados definido em seu Arduino​

// Conecte pino 4 do sensor ao GND​

// Conecte o resistor de 10K entre pin 2 (dados)​

// e ao pino 1 (VCC) do sensor​

DHT dht(DHTPIN, DHTTYPE);​

void setup()​

{​

digitalWrite(porta_relea, HIGH); //Desliga rele​

digitalWrite(porta_releh, HIGH); //Desliga rele​

digitalWrite(porta_relev, HIGH); //Desliga rele​

Serial.begin(9600);​

Serial.println("5..4..3..2..1..Pronto!");​

dht.begin();​

co2Sensor.calibrate();​

}​

void loop()​

{​

// A leitura da temperatura e umidade pode levar 250ms!​

// O atraso do sensor pode chegar a 2 segundos.​

float h = dht.readHumidity();​

float t = dht.readTemperature();​

int c = co2Sensor.read();​

// testa se retorno é valido, caso contrário algo está errado.​

if (isnan(t) || isnan(h))​

{​

Serial.println("Failed to read from DHT");​

}​

else​

{​

Serial.print("Umidade: ");​

Serial.print(h);​

Serial.print(" %t");​

Serial.print("Temperatura: ");​

Serial.print(t);​

Serial.println(" *C");​

Serial.print("Co2: ");​

Serial.print(c);​

Serial.println("Voltagem"); // Requer calibragem adicional, apenas demonstração​


if(h<80)​

{​

digitalWrite(porta_relea, LOW);​

} else (​

digitalWrite(porta_relea, HIGH);​

)​

if(t<28)​

{​

digitalWrite(porta_relea, LOW);​

} else (​

digitalWrite(porta_relea, HIGH);​

)​

if(c<32) // isso precisa de corrigir​

{​

digitalWrite(porta_relea, LOW);​

} else (​

digitalWrite(porta_relea, HIGH);​

)​

delay(1000);​

}​

}​

 
80 é muito baixo pra umidade.
Se for bolo, da pra deixar pelo menos 95.
E pela minha experiência, bolos não servem pra cultivo automatizado.
Absorvem e retém pouca água, qualquer ventoinha vai secar eles.
Depende muito do tamanho do terrário.

Também precisa ter uma ventoinha extra pra ligar se h>98
Se condensar água em qualquer sensor, ele para de funcionar.
A ventoinha precisa ligar pra impedir que aconteça.
Seria ligar com h>98 e desligar com h<95 (não sei se arduino tem else if)

Temperatura vai depender de onde mora, colocaria 20.

O sensor de co2 não entendi se lê em ppm.

Eu não uso arduíno.
Minha preguiça me fez comprar controlar de umidade e de co2 da inkbird.

Eu não uso mais nenhum sensor de temperatura.
Não tem jeito prático de controlar ela, então preferi remover da equação.


------------------------------

Não mexo com arduino, mas parece que está faltando configuração do pinmode

Também trocar o nome do relé no digitalwrite, estão todos ligando e desligando o aquecedor


--------------------------------

No meu terrário eu tenho 1 exaustor ligado no controlador de CO2 e 1 ventoinha de fan dentro do terrário ligada ao timer.
Eu prefiro manter essa movimentação do ar, apenas gosto mesmo.
Liga 3 minutos a cada hora
Mas estou com o problema de precisar encher o umidificador a cada 3 dias.
 
Última edição:
80 é muito baixo pra umidade.
Se for bolo, da pra deixar pelo menos 95.
E pela minha experiência, bolos não servem pra cultivo automatizado.
Absorvem e retém pouca água, qualquer ventoinha vai secar eles.
Depende muito do tamanho do terrário.

Também precisa ter uma ventoinha extra pra ligar se h>98
Se condensar água em qualquer sensor, ele para de funcionar.
A ventoinha precisa ligar pra impedir que aconteça.
Seria ligar com h>98 e desligar com h<95 (não sei se arduino tem else if)

Temperatura vai depender de onde mora, colocaria 20.

O sensor de co2 não entendi se lê em ppm.

Eu não uso arduíno.
Minha preguiça me fez comprar controlar de umidade e de co2 da inkbird.

Eu não uso mais nenhum sensor de temperatura.
Não tem jeito prático de controlar ela, então preferi remover da equação.


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Não mexo com arduino, mas parece que está faltando configuração do pinmode

Também trocar o nome do relé no digitalwrite, estão todos ligando e desligando o aquecedor


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No meu terrário eu tenho 1 exaustor ligado no controlador de CO2 e 1 ventoinha de fan dentro do terrário ligada ao timer.
Eu prefiro manter essa movimentação do ar, apenas gosto mesmo.
Liga 3 minutos a cada hora
Mas estou com o problema de precisar encher o umidificador a cada 3 dias.

Olá Texugo!

Essa é só prova de conceito, escrevi o código em 10 minutos e coloquei valores como calhou, pelo que deve ter bugs, mas a partir daí dá para começar a trabalhar.

Eu encomendei o sensor de CO2, mas ainda não o tenho. O datasheet está aqui: https://sandboxelectronics.com/files/SEN-000007/MG811.pdf Ele mede em partes por milhão sim.

Sim, é preciso uma forma de reduzir a humidade também. A admissão de ar pode passar por um sistema de borbulhação para ajudar a filtrar as partículas. Temperatura aqui é mais baixa, Campos do Jordão.

Arduino é simples e interessante para esse tipo de projeto.
 
80 é muito baixo pra umidade.
Se for bolo, da pra deixar pelo menos 95.
E pela minha experiência, bolos não servem pra cultivo automatizado.
Absorvem e retém pouca água, qualquer ventoinha vai secar eles.
Depende muito do tamanho do terrário.

Também precisa ter uma ventoinha extra pra ligar se h>98
Se condensar água em qualquer sensor, ele para de funcionar.
A ventoinha precisa ligar pra impedir que aconteça.
Seria ligar com h>98 e desligar com h<95 (não sei se arduino tem else if)

Temperatura vai depender de onde mora, colocaria 20.

O sensor de co2 não entendi se lê em ppm.

Eu não uso arduíno.
Minha preguiça me fez comprar controlar de umidade e de co2 da inkbird.

Eu não uso mais nenhum sensor de temperatura.
Não tem jeito prático de controlar ela, então preferi remover da equação.


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Não mexo com arduino, mas parece que está faltando configuração do pinmode

Também trocar o nome do relé no digitalwrite, estão todos ligando e desligando o aquecedor


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No meu terrário eu tenho 1 exaustor ligado no controlador de CO2 e 1 ventoinha de fan dentro do terrário ligada ao timer.
Eu prefiro manter essa movimentação do ar, apenas gosto mesmo.
Liga 3 minutos a cada hora
Mas estou com o problema de precisar encher o umidificador a cada 3 dias.
@Texugo tô com uma estufa mais ou menos do tamanho da sua, tu tá colocando qual parâmetro no controle de umidade inkbird?
 
@Texugo tô com uma estufa mais ou menos do tamanho da sua, tu tá colocando qual parâmetro no controle de umidade inkbird?

Então, ainda to com a estufa livre.
Preciso montar o armário pra embutir ela como eu queria.

To com a saida de ar sem a tampa, então a umidade não tá ficando muito presa.

Coloquei pra ligar em 93, desligar em 97.
Tá durando de 3 a 4 dias a agua do umidicador de 2 litros.

So usei pftek nela até agora, tenho 4 pote de milho pra fazer bulk, mas o tempo pra pasteurizar tá me faltando.

PFTek não presta com o exaustor, o bolo fica seco não importa quanto hidrate.
Mas não to me preocupando com isso agora.

Se colocar mais que 93, durante o dia fica bom, mas a noite quando esfria a agua condensa e o exaustor liga direto.

Minha dica não vai servir como certeza pra você, porque ainda to testando com esse terrário também.
Mas pelo tamanho dele, é dificil saturar igual eu fazia com minha caixa, que os cogumelos ficavam encharcados.

Acho que mesmo se colossase pra manter 98 não iria ter problemas.
O tamanho do terrário ajuda muito nessa parte.

WhatsApp Image 2022-10-25 at 20.55.13.jpeg

Aí a situação, só ficou do provisorio ate hoje, nem liguei o Co2, porque a troca de ar tá sobrando por enquanto. (essa cor são os exporos da golden halo que eu não limpei ainda)
WhatsApp Image 2022-10-25 at 20.49.46.jpeg

To só com esses 2 bolos frutificando, faço nem ideia que strain é, apesar de achar que é shakiti.
A cultura que eu usei pra inocular ela tá até pinando dentro da agua mesmo, porque deixei fora da geladeira.
 

Anexos

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Então, ainda to com a estufa livre.
Preciso montar o armário pra embutir ela como eu queria.

To com a saida de ar sem a tampa, então a umidade não tá ficando muito presa.

Coloquei pra ligar em 93, desligar em 97.
Tá durando de 3 a 4 dias a agua do umidicador de 2 litros.

So usei pftek nela até agora, tenho 4 pote de milho pra fazer bulk, mas o tempo pra pasteurizar tá me faltando.

PFTek não presta com o exaustor, o bolo fica seco não importa quanto hidrate.
Mas não to me preocupando com isso agora.

Se colocar mais que 93, durante o dia fica bom, mas a noite quando esfria a agua condensa e o exaustor liga direto.

Minha dica não vai servir como certeza pra você, porque ainda to testando com esse terrário também.
Mas pelo tamanho dele, é dificil saturar igual eu fazia com minha caixa, que os cogumelos ficavam encharcados.

Acho que mesmo se colossase pra manter 98 não iria ter problemas.
O tamanho do terrário ajuda muito nessa parte.

View attachment 206785

Aí a situação, só ficou do provisorio ate hoje, nem liguei o Co2, porque a troca de ar tá sobrando por enquanto. (essa cor são os exporos da golden halo que eu não limpei ainda)
View attachment 206786

To só com esses 2 bolos frutificando, faço nem ideia que strain é, apesar de achar que é shakiti.
A cultura que eu usei pra inocular ela tá até pinando dentro da agua mesmo, porque deixei fora da geladeira.
Qnd eu havia acostumado com a estufa pequena eu mudei pra uma maior e apanhei nos casing de marmita, aconteceu igual vc falou sobre os bolos ficaram secos e com dificuldade para reter umidade. Mesmo assim rendeu alguma coisa. Vou mudar a disposição deles e deixar as marmitas em baixo e os tubs em cima. Vou tentar ajustar a umidade aqui para a mesma que tu tá usando pra ver.

Edit: esporulou pouquinho esses cubs hein 😂😂😂😂
 
Não avancei mais pois estou aguardando chegar os sensores que encomendei. Contudo, vou fazer uma alteração, substitui o DHT-11 pelo DHT-22.Embora mais caro, o DHT-22 tem mais precisão nos limiares entre 80 e 100% de humidade. Estou estudando montar esse projeto de forma que qualquer pessoa possa fazer igual. Em vez de uma ventoinha de extração para quando fica muito húmido, vou optar por uma escotilha de ventilação. Mandei vir uns leds UVA de 320 para 400 nm pelo estilo ;)
 
Não avancei mais pois estou aguardando chegar os sensores que encomendei. Contudo, vou fazer uma alteração, substitui o DHT-11 pelo DHT-22.Embora mais caro, o DHT-22 tem mais precisão nos limiares entre 80 e 100% de humidade. Estou estudando montar esse projeto de forma que qualquer pessoa possa fazer igual. Em vez de uma ventoinha de extração para quando fica muito húmido, vou optar por uma escotilha de ventilação. Mandei vir uns leds UVA de 320 para 400 nm pelo estilo ;)

Primeiramente queria agradecer por compartilhar o projeto, sou técnico em eletrônica e estou na fase de programação.

Estou utilizando um ESP32 como controlador, e pretendo montar em algum banco de dados em nuvem para que os comandos de controle de temperatura e umidade sejam automatizados, e se possível monitoráveis e com mensagens de alerta.

Cheguei a comprar o mesmo sensor de CO2, mas não consegui calibrar até hoje, se puder compartilhar como está indo o seu código.


Te indico esse blog para mais informações sobre eletrônica.



Assim que eu conseguir finalizar minhas etapas posto tudo por aqui.
 
Primeiramente queria agradecer por compartilhar o projeto, sou técnico em eletrônica e estou na fase de programação.

Estou utilizando um ESP32 como controlador, e pretendo montar em algum banco de dados em nuvem para que os comandos de controle de temperatura e umidade sejam automatizados, e se possível monitoráveis e com mensagens de alerta.

Cheguei a comprar o mesmo sensor de CO2, mas não consegui calibrar até hoje, se puder compartilhar como está indo o seu código.


Te indico esse blog para mais informações sobre eletrônica.



Assim que eu conseguir finalizar minhas etapas posto tudo por aqui.

Olá! O ESP32 é mais avançado que o Arduino e fica mais barato também. A vantagem dele se ligar a uma rede WiFi é incomparável.
Eu comecei no Arduino Uno exclusivamente pela questão de calibração do MG-811.

De forma simples, e em laboratório, calibra-se o sensor colocando ele num ambiente saturado de nitrogênio, e neste estado com 100% nitrogênio, sabemos que é o ponto Zero, ou seja, sem CO2. Infelizmente nem sempre temos acesso a uma linha de nitrogênio. Não dá para fazer com hélio! O Hélio embora não tenha CO2 também e seja mais fácil de conseguir que nitrogênio cria uma divergência interna. Então como fazer?

Bem, no geral, em ambiente outdoor, sem ser numa grande cidade, sobretudo num dia de chuva, podemos calibrar o sensor em 400 ppm de CO2.

Ai fazemos uma calibração de dois pontos. O código está aqui, roda em Arduino UNO

/*
* About the calibration model:
* This calibration is very simple, and so lacks accuracy for serious use. See this script as a getting-started solution.
* The calibration relies on 2 points, at 400ppm and 1000ppm. The 400ppm is the assumed CO2 concentration in "fresh air".
* You see that this number is really inaccurate (references ranges from 350 to 390ppm). The 1000ppm comes from TODO.
* 150s -> ~40000ppm
* 0s -> ~400ppm, approximate linear growth based on Vernier's
* slope = 264 ppm/s; V0 = 400
* Avg human 1 breath every 3-5s
* => 1 breath ~ +792 to +1320ppm => avg. 1056ppm, let's say 1000ppm
*
* See also:
* + [Calibration notes from CO2 Meter](https://www.co2meter.com/blogs/news/7512282-co2-sensor-calibration-what-you-need-to-know)
* + [Sandbox Electronics' MG-811 CO2 Sensor Module](http://sandboxelectronics.com/?p=147)
* + [Vernier's post on human respiration](http://www.vernier.com/innovate/human-respiration/)
*/
#define MG811_OUT_PIN (0)
#define MG811_DIGITAL_PIN (2)
//#define DC_GAIN (8.5) //define the DC gain of amplifier
#define VENT_PIN (8) // Fan to force an airflow on the sensor.
#define READ_SAMPLE_INTERVAL (50)
#define READ_SAMPLE_TIMES (5)
// Constants
#define LOG_400 (2.602)
#define LOG_1000 (3)
// Measure model.
#define LOG_400_VOLTAGE (0.30) // Voltage when the concentration of CO2 is 400ppm.
#define LOG_1000_VOLTAGE (0.25) // Voltage when the concentration of CO2 is 1000ppm.
float co2_log_slope = (LOG_1000_VOLTAGE - LOG_400_VOLTAGE) / (LOG_1000 - LOG_400);
float v400 = LOG_400_VOLTAGE - co2_log_slope * LOG_400;
void setup() {
Serial.begin(9600);
pinMode(MG811_DIGITAL_PIN, INPUT);
digitalWrite(MG811_DIGITAL_PIN, HIGH);
pinMode(VENT_PIN, OUTPUT);
digitalWrite(VENT_PIN, HIGH);
Serial.print("Settings:\n");
Serial.print("CO2 measurement slope: ");
Serial.print(co2_log_slope);
Serial.print(" V / log(ppm)\n");
Serial.print("Voltage at 400ppm: ");
Serial.print(v400);
Serial.print("V\n\n");
}
void loop() {
float volts = MG811ReportRaw();
MG822ReportPPM(volts);
MG822ReportDigital();
Serial.print("\n");
delay(3000);
}
float MG811ReportRaw() {
float volts;
volts = MG811Read(MG811_OUT_PIN);
Serial.print("Reading: ");
Serial.print(volts);
Serial.print("V\n");
return volts;
}
int MG822ReportPPM(float volts) {
int ppm;
ppm = MG811ToPPM(volts);
Serial.print("CO2: ");
if (ppm == -1) {
Serial.print( "< 400" );
} else {
Serial.print(ppm);
}
Serial.print("ppm\n");
return ppm;
}
void MG822ReportDigital() {
if (digitalRead(MG811_DIGITAL_PIN) ){
Serial.print("HIGH");
} else {
Serial.print("LOW");
}
Serial.print("\n");
}
float MG811Read(int pin) {
int i;
float v = 0;
for (i = 0; i < READ_SAMPLE_TIMES; i++) {
v += analogRead(pin);
delay(READ_SAMPLE_INTERVAL);
}
// Convert digital to analog value.
v = (v / READ_SAMPLE_TIMES) * 5 / 1024;
return v;
}
int MG811ToPPM(float volts) {
if (volts >= LOG_400_VOLTAGE) {
return -1;
} else {
return pow(10, (volts - v400) / co2_log_slope);
}
}

Se tiver um recipiente de vidro que possa tampar e que consiga colocar o sensor e uma vela, coloca o sensor, uma vela acesa e quando a vela apagar pode ler a saturação de CO2. Atenção, não será 100% de CO2!

Tem este tutorial também: Tutorial: How to Use Mg811 Co2 Carbon Dioxide Gas Sensor
 
Muito massa esse tópico, pois tem pouco tempo que comecei a olhar na possibilidade do arduino. Acho muito engraçado a sincronicidade de ter surgido um topico sobre, ainda não entendo bulhufas, muito das coisas que estão acima ainda parecem ser outra lingua para o meu entendimento. Devagarinho estou estudando.

Tinha a mesma intenção que vocês, mas ao invés do dth22 eu penso em usar o bme280, nao sei o que a variavel da pressão atmosférica iria alterar, mas por meio dela pensaria em alguma forma de exaustão conforme a pressão atmosférica ou gases co2, são muitas variaveis, mas é de se pensar.

E só uma coisa que pensaria em acrescentar (caso fosse uma estufa fechada, sem contato de vida alem dos fungos) uma lâmpada fluorescente compacta (CFL) para criar cogumelos comestiveis com bastante vitamina D. (muito cuidado com lampadas UV pessoal)

Sendo uma estufa no caso do @Texugo poderíamos precisar usar uma lâmpada UVB com uma faixa espectral mais ampla, dependendo seria possível aproveitar alguma área para fazer o cultivo indoor de alguma planta (acrescentando algum conjunto led), é algo a se pensar.

Sensores CO2 de infravermelho (mais salgados): MHZ-14 e SCD30. (mesmo sendo caro, ainda devem ser mais barato que esses conjuntos de CO2 que o @Texugo usa em sua estufa.

Essa é minha idéia, parabens pela iniciativa, uma hora chegamos lá.
abraços!
 
Olá @joaor !

Com estou na fase de fechos de projetos, não dediquei muito tempo ao tema, só terei tempo agora em Janeiro. Estava para publicar um tópico sobre MINI-SAB e ainda nada :(

A solução mais simples poderia ser isso:


Contudo!

Este, o DHT22 e o BME280 não são nada recomendáveis para esse projeto. Sensores de humidade capacitivos tem um limiar de 95%rH sem condensação. Mesmo que este ou o BME280 tenha uma proteção, os circuitos no assembly não possuem. Se for o assembly da Adafruit, inclusive, tem um regulador de tenção 5V para 3.3V totalmente exposto. Com algumas horas de água condensada ele vai entrar em curto. Então não vamos poder usar de todo... então vamos por outro lado...

O que eu sugiro, e que vou usar, seria algo assim:

Amazon product ASIN B07F9W9V7T
Ambos são medidores de temperatura e humidade, mas a prova de água.

Agora a questão do co2...

Eu gostava de usar isto:


Mas voltamos com o problema da humidade... Ainda não tenho uma resposta para esse problema.

Eu estou a pensar em usar este: https://pt.aliexpress.com/item/1005004770282996.html mas apenas com a cabeça do sensor colcoada dentro da caixa e a parte eletrónica fora, além de uma proteção do tipo "Stevenson's shield" feita em impressão 3d.

Quanto a luz! Eu na minha mini-estufa uso uma fita led de 5600 Kelvins. Funciona bem.

Considero usar o ESP32 também por conta do WiFi.

Espero ter ajudado!

Existem alguns fatores importantes para ter em conta neste projeto...

Para promover a frutificação em cogumelos Psilocybe cubensis, é importante criar condições ambientais ideais para o crescimento dos cogumelos. Algumas das condições ambientais ideais incluem:

  • Temperatura: A temperatura ideal para o crescimento dos cogumelos Psilocybe cubensis é entre 22 e 27 graus Celsius. É importante manter a temperatura constante durante todo o processo de crescimento para evitar atrasos no crescimento ou deformidades nos cogumelos.
  • Umidade: A umidade é um fator crucial no crescimento dos cogumelos Psilocybe cubensis. É importante manter a umidade relativa do ar em torno de 85-95% para garantir que os cogumelos recebam a umidade necessária. É importante também misturar o substrato com água regularmente para mantê-lo úmido.
  • Luz: Os cogumelos Psilocybe cubensis precisam de luz para germinar, mas depois de germinados, eles não precisam de luz para crescer. É importante cobrir o recipiente com papel ou uma tampa para evitar que a luz entre, pois a luz pode interferir no crescimento dos cogumelos.
  • Substrato: Os cogumelos Psilocybe cubensis crescem melhor em substratos feitos de farelo de milho ou casca de arroz. É importante esterilizar o substrato antes de plantar os cogumelos para evitar a contaminação por outros fungos ou bactérias.
  • pH: O pH do substrato é importante para o crescimento dos cogumelos Psilocybe cubensis. O pH ideal para o crescimento é entre 6,5 e 7,5. Se o pH for muito baixo ou muito alto, pode haver atrasos no crescimento ou deformidades nos cogumelos.
Essas são apenas algumas das condições ambientais que são importantes para o crescimento bem-sucedido dos cogumelos.
 
Última edição:
Umidade: A umidade é um fator crucial no crescimento dos cogumelos Psilocybe cubensis. É importante manter a umidade relativa do ar em torno de 85-95% para garantir que os cogumelos recebam a umidade necessária. É importante também misturar o substrato com água regularmente para mantê-lo úmido.

A umidade não precisa ser alta para que os cogumelos recebam água. O substrato úmido já cumpre essa função. Inclusive deixar a umidade cair é um gatilho da pinagem: Reiniciando o Início



Luz: Os cogumelos Psilocybe cubensis precisam de luz para germinar, mas depois de germinados, eles não precisam de luz para crescer. É importante cobrir o recipiente com papel ou uma tampa para evitar que a luz entre, pois a luz pode interferir no crescimento dos cogumelos.

A luz é importante para orientar o crescimento. E não interfere no mesmo. Essa orientação de cobrir o recipiente com papel ou tampa não faz sentido.



Substrato: Os cogumelos Psilocybe cubensis crescem melhor em substratos feitos de farelo de milho ou casca de arroz. É importante esterilizar o substrato antes de plantar os cogumelos para evitar a contaminação por outros fungos ou bactérias.

Qual o melhor substrato entre os muitos existentes? Em discussão.
 
Com estou na fase de fechos de projetos, não dediquei muito tempo ao tema, só terei tempo agora em Janeiro. Estava para publicar um tópico sobre MINI-SAB e ainda nada :(
Tá tranquilo irmão, é só nao deixarmos a ideia morrer.
Este, o DHT22 e o BME280 não são nada recomendáveis para esse projeto. Sensores de humidade capacitivos tem um limiar de 95%rH sem condensação. Mesmo que este ou o BME280 tenha uma proteção, os circuitos no assembly não possuem. Se for o assembly da Adafruit, inclusive, tem um regulador de tenção 5V para 3.3V totalmente exposto. Com algumas horas de água condensada ele vai entrar em curto. Então não vamos poder usar de todo... então vamos por outro lado...
Entendi, não penso em colocar o assembly perto não, de preferência sempre fora da estufa, esse medidor de temp. e umid. é sensacional para o projeto. (sht20 à prova d'agua)

Agora, para o ens160 ou SCD30, não seria possível puxar um fio longo do assembly e jogar ele próximo ao exaustor ? Não mudaria nada na questão da umidade, daria problema tambem no circuito dele ?

Olha encontrei um sensor aqui, o que você acha ? Parece que esse case dele deixaria ele mais robusto com relação à umidade, ou nao ?

Sobre a luz, 5000k seria o minimo e 10000 lux por dia(muita gente deixa apenas a luz natural para guiá-lo), daria para fazer até uma iluminação automatica com sensor de lux, mas sem UVb não conseguiriamos agregar vitamina D nos cogumelos, sejam cubensis ou comestíveis.

abraço!
 
Bom, aqui está um código mais bem feito com os componentes que tenho acesso de momento e que não são os ideias como já expliquei acima.

Componentes:
  • Arduino: Qualquer modelo de Arduino pode ser utilizado para essa montagem, como o Arduino Uno, Arduino Mega ou Arduino Nano.
  • Sensor de CO2: Existem diversos modelos de sensor de CO2 disponíveis no mercado. Você pode escolher um que tenha a precisão e o alcance desejados, bem como um que seja compatível com o Arduino. Alguns exemplos incluem o sensor MQ135 ou o sensor MH-Z16.
  • Sensor de humidade: Assim como o sensor de CO2, existem vários modelos de sensor de humidade disponíveis. Você pode escolher um que seja compatível com o Arduino e que tenha a precisão e o alcance desejados. Alguns exemplos incluem o sensor DHT11 ou o sensor DHT22.
  • Sensor de temperatura: Existem vários modelos de sensor de temperatura disponíveis, como o sensor DS18B20 ou o sensor TMP36.
  • Aquecedor de água: Aquecedor de água elétrico do tipo usado em aquário. (Eu preciso).

#include "DHT.h" // Biblioteca para o sensor de humidade e temperatura
#include "MHZ16.h" // Biblioteca para o sensor de CO2
#define DHTPIN 2 // Pino do sensor de humidade e temperatura
#define DHTTYPE DHT11 // Tipo do sensor de humidade e temperatura DHT
dht(DHTPIN, DHTTYPE); // Instância do sensor de humidade e temperatura
#define MHZ16_RX_PIN 3 // Pino RX do sensor de CO2
#define MHZ16_TX_PIN 4 // Pino TX do sensor de CO2 MHZ16
mhz16(MHZ16_RX_PIN, MHZ16_TX_PIN); // Instância do sensor de CO2
#define BOMBA_INSERCAO_PIN 5 // Pino da bomba de inserção de ar
#define BOMBA_EXTRACAO_PIN 6 // Pino da bomba de extração de ar
#define TEMPERATURA_IDEAL 27 // Temperatura ideal para o crescimento dos cogumelos.

void setup() { // Inicialização dos sensores e atuadores
dht.begin();
mhz16.begin();
pinMode(BOMBA_INSERCAO_PIN, OUTPUT);
pinMode(BOMBA_EXTRACAO_PIN, OUTPUT); // Inicialização da comunicação serial
Serial.begin(9600);
}

void loop() { // Leitura dos valores de temperatura, humidade e CO2
float temperatura = dht.readTemperature();
float humidade = dht.readHumidity();
float co2 = mhz16.getCO2(); // Verificação das condições e acionamento dos atuadores
if (humidade < 70) {
digitalWrite(BOMBA_INSERCAO_PIN, HIGH); // Liga a bomba de inserção de ar
} else {
digitalWrite(BOMBA_INSERCAO_PIN, LOW); // Desliga a bomba de inserção de ar
} if (humidade > 80) {
digitalWrite(BOMBA_EXTRACAO_PIN, HIGH); // Liga a bomba de extração de ar
} else {
digitalWrite(BOMBA_EXTRACAO_PIN, LOW); // Desliga a bomba de extração de ar
} if (co2 < 800) {
digitalWrite(BOMBA_INSERCAO_PIN, HIGH); // Liga a bomba de inserção de ar
} else {
digitalWrite(BOMBA_INSERCAO_PIN, LOW); // Desliga a bomba de inserção de ar
}
// Exibição dos valores na tela
Serial.print("Temperatura: ");
Serial.print(temperatura);
Serial.println(" C");
Serial.print("Humidade: ");
Serial.print(humidade);
Serial.println(" %");
Serial.print("CO2: ");
Serial.print(co2);
Serial.println(" ppm"); // Espera 5 segundos antes de fazer a próxima leitura
delay(5000);
}

Isso é só uma prova de conceito! Mas, vou usar duas bombas. Uma é uma bomba de aquário para inserir ar que é o que já uso. Nas bombas de aquário eu coloco um copo no meio da tubagem com agua oxigenada antes de chegar a "piscina" da caixa onde está o borbulhador e o aquecedor de agua. A segunda bomba é um miniventilador estilo usado em coolers antigos que ao ser acionado tira o ar da caixa que vou fazer quando tiver tempo.
 

O CO2 e o processo de crescimento de cogumelos - Algumas notas


O controlo do nível de dióxido de carbono é um factor crítico na cultura de cogumelos. Juntamente com a escuridão e humidade, é um dos factores mais importantes para o sucesso do crescimento. Todos devem ser rigorosamente controlados durante o crescimento dos cogumelos, a fim de se obterem cogumelos de alta qualidade, grandes dimensões e rendimento global.

A maioria dos peritos sugere níveis de CO2 entre 10.000 - 20.000 ppm durante a época de postura, mas não mais de 1.000 ppm durante a fase de frutificação, de preferência entre 500 e 800ppm. Se as concentrações de CO2 forem superiores a 1.000 ppm durante a fase de frutificação, os rendimentos diminuirão.

Além disso, a monitorização do dióxido de carbono é especialmente importante durante a fixação. Os cogumelos são fixados sob níveis elevados de CO2 e depois alargam os seus caules para encontrar oxigénio. Demasiado CO2 à medida que os pinos crescem resulta em "legging" ou caules longos, à medida que os frutos em desenvolvimento crescem em comprimento para procurarem oxigénio resultando em frutos finos e longos.

Por exemplo, no início do pinagem, a maioria das variedades de cogumelos requerem concentrações de CO2 na gama de 1.200-1.500ppm de CO2. Isto corresponde aos níveis de CO2 superiores aos do ar ambiente encontrados na matéria em decomposição no topo da superfície do solo.

Como é possível perceber os níveis de CO2 sem um medidor?​


Se o pin atingir 1cm de altura, o seu corpo inteiro deve ser igual em diâmetro. Se o chapeu for menor do que o corpo, isto indica que as concentrações de CO2 são demasiado elevadas e que está a ocorrer "legging". Inversamente, se os caules forem demasiado curtos, os pinos podem ter sido introduzidos a níveis baixos de CO2 demasiado cedo no seu ciclo de crescimento.

Entender o ciclo de vida​


Quando o micélio está pronto, o cultivador "estimula" a frutificação baixando a temperatura do ar e do composto, reduzindo o nível de CO2, e aumentando a evaporação para encorajar o crescimento de pinos, alguns dos quais se transformam em cogumelos totalmente formados.

Os cogumelos são o fruto de um fungo. Todos os fungos necessitam de comida, água e oxigénio para crescerem. Não são plantas que absorvem CO2 e produzem oxigénio. Respiram como os humanos, absorvendo oxigénio e produzindo dióxido de carbono.
 
Olá @Ecuador !

> A umidade não precisa ser alta para que os cogumelos recebam água. O substrato úmido já cumpre essa função. Inclusive deixar a umidade cair é um gatilho da pinagem.

Exato, mas o que eu escrevi é que a humidade precisa ser alta para manter os cogumelos em meio húmido, não para receber água. Isso já faz o substrato em monotube ou em caso de ser só bolo, através do dunk and roll. Existe aqui algumas fases que precisam ser sistematizadas para se criar qualquer sistema eletrônico.

1. Os bolos ou o monotube é colocado na incubadora -> Melhores condições (humidade/temperatura/co2)
2. Aparecem os pinos. -> Melhores condições (humidade/temperatura/co2)
3. Inicia o crescimento. -> Melhores condições (humidade/temperatura/co2)
4. Os chapeus abrem. -> Melhores condições (humidade/temperatura/co2)
5. Colheita e reinicio -> Melhores condições (humidade/temperatura/co2)

> A luz é importante para orientar o crescimento. E não interfere no mesmo. Essa orientação de cobrir o recipiente com papel ou tampa não faz sentido.

Desculpe, ficou mal explicado, eu uso uma tira de LED no topo da tampa com ciclo 12/12. Eu acabo por fechar para não ter interferência de outras fontes.

> Qual o melhor substrato entre os muitos existentes? Em discussão.

Depende :) Para quem, com qual objetivo e para qual uso? Eu já fiz grandes cultivos na minha antiga casa. Como agora mudo muito, o meu kit de cultivo consiste em 3 copos mason de 473ml, 3 copos de 250ml para CL, uma bomba e um aquecedor de de aquário, além da incubadora, uma pequena caixa com material de cultivo e uma mini SAB. Por isso estou mais ou menos limitado ao PFTEK. Mas eu já vi um maluco que cultivava cogumelos alimentares em massa de papel, ele pegava papeis antigos, colocava no liquidificador fazendo uma papa de papel, misturava vermiculite para reduzir a humidade e autoclavava...

Quanto ao melhor substrato... acho que cada um tem a sua receita própria. Eu gosto muito de casca de arroz integral, mas, até hoje, o melhor resultado que já obtive por diversas razões (e não só pelo substrato) foi com bolos feitos de farinha de trigo vermelho (espelta), farinha de amaranto, vermiculite e a variedade Syzygy. Foi tamanho, abundância, flushes e potência. Ainda hoje tenho carimbos, mas nunca se repetiu o resultado. Então tem diversos fatores, inclusive água!
 
Última edição:
o que eu escrevi é que a humidade precisa ser alta para manter os cogumelos em meio húmido, não para receber água.


Então fica mais fácil. Não é necessário. Inclusive cogumelos que crescem em condições de alta umidade costumam ficar com aspecto estranho. Úmidos, meio gosmentos. Pode atrapalhar o crescimento.
 
Então fica mais fácil. Não é necessário. Inclusive cogumelos que crescem em condições de alta umidade costumam ficar com aspecto estranho. Úmidos, meio gosmentos. Pode atrapalhar o crescimento.

No crescimento eu mantenho a humidade entre 70% e 80%.

Para pinagem gosto de baixar para algo entre 60% e 70%.

Quando coloco no terrário e nas primeiras 48h mantenho a humidade em 95%.

Quais são os valores que você recomenda?
 
Quais são os valores que você recomenda?


Para mim esses são bons valores.

Ainda que dispensável manter manter em 95% nas primeiras 48 horas. Principalmente se houver feito dunk antes.
 
Para mim esses são bons valores.

Ainda que dispensável manter manter em 95% nas primeiras 48 horas. Principalmente se houver feito dunk antes.

Isso é um pouco empírico da minha parte, mas tenho a sensação que após fazer dunk e roll e subir a humidade por 48h e em seguida baixar para a faixa de 70/80 ajuda na colonização a volta da vermícula seca ganha no roll. Eu faço assim. :)

Quanto a temperatura? o @Ecuador tem sugestões?


Eu mantenho a temperatura em 27~29 em todo o processo.
 
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