Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Contaminante curioso.

calimba

Cogumelo maduro
Membro Ativo
10/02/2005
958
76
Há muito tempo atras inoculei um pote de trigo, que nao vingou em nada. Esqueci ele no armario e quando o achei novamente ele estava com um contaminante muito curioso colonizando o copo. Ele começou como um bolorzinho branco na superficie do substrato - que tinha ficado compactado e duro devido ao tempo na panela de pressão, a agua acabou e queimou o fundo do susbtrato bem queimado. Parecia muito cobweb. Eu deixei o copo lá e fui observando o desenvolvimento do contaminante, não costumo descartar copos contaminados sem antes fazer uma boa observação do comportamento do contaminante.

O bolor tomou conta de toda a casca de fora do substrato. Eu logo imaginei que a colonização nao evoluiria mais pois o substrato estava bem duro e com aparencia impenetravel. Engano meu. Deixando o copo mais alguns dias esquecidos vi que o micélio tinha morfado em um aspecto mais forte, mais denso, grosso, uma coisa com aparencia muito forte.

A medida que colonizava ele foi ficando com uma coloração amarelada na superficie, mas continuava branco no meio nda colonia. Depois da colonização total ele permaneceu num estado estático, não observei mudança alguma em duas semanas. Notei então que o substrato estava encolhendo, devido à decomposição do fungo. O substrato por mais queimado que estivesse no fundo mostrou ter uma grande quantidade de agua em seu interior. Após a total colonização foi possivel notar grande evaporação e grande umidade no microambiente do copo.

O mais curioso vem agora. Após uma noitada na janela de um predio alto tomando vento e frio ele começou a excretar um liquido ambar escuro por varios "poros" na superficie do micélio. Esse liquido aparentemente não sai de nenhuma estrutura especifica, sai do proprio micélio mesmo. De primeira vista achei que eram pequenos insetos que haviam invadido a cultura, o liquido é bem mais escuro no começo.

Com alguns dias as bolhas vão ficando maiores, o liquido nao escorre, ele forma gotas estaticas presas ao micélio. Como sou pouco curioso agitei o frasco para ver o que acontecia com as bolsas de liquido. Após agitar bastante as bolsas se romperam e puder ver o liquido melhor. Ao entrar em contato com o micélio o liquido é quase que imediatamente absorvido, sem nem manchar o micélio creme. Puder estudar melhor o liquido por causa do plastico de pvc. Para melhorar a observação dos meus substratos tenho abdicado do papel aluminio e o trocado por plastico de pvc.

O liquido que saia das bolsas estouradas grudou no plastico, não parece ser oleoso ou viscoso, mas foram só observações visuais mesmo. Depois que é agitado o fungo perde a maioria das bolsas e fica uns dois dias sem aprensentar qualquer mudança. Depois de dois dias dezenas de novas gotinhas começam a aparecer, minusculas. Vão crescendo, crescendo e crescendo até ficarem enormes e serem novamente absorvidas pelo micélio.

O liquido agora é excretado sem choque termico algum, em qualquer temperatura dentro de 18° e 30°C. Até descarto o fato de ter passado a noite no frio como indutor da fabricação do liquido.

Alguém tem ideia de que fungo possa ser?
ALguma teoria sobre o que é esse liquido que ele excreta?

Espero respostas :)

Paz, amor e muita poesia!
contaminante curioso 002.jpgcontaminante curioso 003.jpgcontaminante curioso 004.jpgcontaminante curioso 005.jpg
 
Nossa, Psilo, isso parece história de caça fantasmas... :eek:

Tu tá criando um monstro super produtor de Psilocibina, cara... :D

Qualquer hora tu bola um jeito de criar a substância sem precisar dos cogumelos :p:
 
Upvote 0
OBS: Esse copo contém apenas a contaminação, não tem micélio de cubbies ai, apenas do contaminante doido.

Haha kurix: Estou trabalhando para que o pancreas do meu filho produza psilocibina :pos:
 
Upvote 0
Ninguém tem algo a dizer?? To pesquisando aqui mas tá dificil achar alguma coisa concreta, um palpite poderia direcionar a pesquisa agilizar os resultados :D
 
Upvote 0
Nossa... talvez possa ser uma espécie de fungo desconhecida.

Mas quando a gente mais se depara com contaminantes desse tipo, parece que menos sabemos sobre micologia :( .

Lembra das minhas tentativas com meu print GT onde as formigas passearam? Pois é! Tantas espécies de ocntaminantes que apareceram... até larvinhas (ou seriam bigatinhos?) apareceram nos copos! O povo ficou tão impressionado q ganhei pontos de reputação por ter escrito o tipo de cultivo que todo mundo deve evitar!!! Hahaha... :eek:
 
Upvote 0
Atualização

Não descartei a cultura, ela continuou lá junto com as outras contaminações em observação.

Notei há alguns dias que o fungo havia utilizado a maioria dos gases dentro do pote, pois o plastico que o vedava estava puxado como num vidro a vacuo para dentro.

Troquei o plastico vedante por um papel filtro.

O resultado foi que o contaminante curioso começou a virar um cogumelo!!

Daqueles cogumelos tipo orelhas que dão em madeira, mas num substrato a base unicamente de trigo.

O cheiro é bem doce, convidativo até :)

O corpo do cogumelo começou a se formar agora, já está até que grandinho, quando ficar bem visivel eu tiro umas fotos e posto.
 
Upvote 0
GENTE, muito bizarro!!!

Será q o contaminante seria uma mutação do Psilocybe cubensis??? haha
Deviam abrir uma seção pra "Cultivos Bizarros" :D
 
Upvote 0
Um aliem in vitro ahuhuauhahuau
psylomonsters o ataque dos cubensis mutantes

caramba o que aconteceu com esse bolo ?
 
Upvote 0
Acho que vc descobriu uma nova espécie mutante mucho louca ahuiahuiaoh
Tira uns prints do cogumelo esquisitao ahuihu
 
Upvote 0
Back
Top