Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Contaminados?

xMembro-35635

ex-membro
Excluido
22/12/2023
63
3
Gente, eu comprei um kit, começou a pinar e tals.
Mas depois de tres dias me parece que não progridem.
Pesquisando aqui suspeito de contaminação por um fungo.
Que vcs acham? O que eu devo fazer?
Obrigado.

Anexos

• 20240101_121040.jpg
    20240101_121040.jpg
    1.9 MB · Visualizações: 22
A principal característica de sites que vendem kits de cultivo e afins, é justamente a falta de suporte e informações de qualidade para os consumidores.

Nesse sentido, por lei (CDC), os sites são obrigados a prestarem todas as informações necessárias para o uso correto do produto, o que nunca vi acontecer, aliás, não duvido que indiquem este fórum como fonte de informações relevantes.

O que esses sites vendem como facilidade, na verdade é a maximização da margem de lucro. Não a toa, não são poucos os relatos de efeitos fracos ou ausentes quando são usados cogumelos comprados. A beleza do cultivo independente é você ter o total controle sobre a matéria prima e processos utilizados, podendo garantir uma qualidade final inigualável.

Dito isso, não nos leve a mal quando não obtiver prontamente as informações que necessita, pois, como já deve saber, temos regras específicas para cultivos de kit. Leia as FAQ de kits aqui.

Por outro lado, embora não seja ideal, o kit pode ser o pontapé inicial para o cultivo independente. Isso se tornará realidade quando você fizer seus primeiros carimbos e perceber que nunca mais precisará comprar qualquer insumo, sem contar o preço absurdo que é cobrado, de pelo menos 10x do que normalmente gastaria.

Quanto ao seu problema, embora possa utilizar quase qualquer recipiente como terrário, não acho que um saco seja a melhor alternativa. Um terrário deve proporcionar uma mínima troca de ar, através de pequenas aberturas protegidas por perlon ou tnt. Além disso, você deverá fazer a troca de ar manualmente (abanadas), sendo a frequência inversamente proporcional ao volume do recipiente, ou seja, quanto maior o volume, menor a frequência. Por exemplo, num terrário de caixa organizadora de 40L, duas vezes ao dia é suficiente.

Observe a alta condensação no saco plástico, isso é sinal de umidade muito alta e/ou troca de ar insuficiente, atrasando o desenvolvimento dos frutos e aumentando o risco para a proliferação de mofo (simplificando).

Eu providenciaria um terrário mais adequado para o tamanho do bolo. Enquanto isso, aumentaria imediatamente a frequência de trocas de ar.

Enfim, seja bem-vindo e espero poder acompanhar, num futuro próximo, um diário completo seu, de carimbos ou clonagem desses cogumelos.

Última edição:
A principal característica de sites que vendem kits de cultivo e afins, é justamente a falta de suporte e informações de qualidade para os consumidores.

Nesse sentido, por lei (CDC), os sites são obrigados a prestarem todas as informações necessárias para o uso correto do produto, o que nunca vi acontecer, aliás, não duvido que indiquem este fórum como fonte de informações relevantes.

O que esses sites vendem como facilidade, na verdade é a maximização da margem de lucro. Não a toa, não são poucos os relatos de efeitos fracos ou ausentes quando são usados cogumelos comprados. A beleza do cultivo independente é você ter o total controle sobre a matéria prima e processos utilizados, podendo garantir uma qualidade final inigualável.

Dito isso, não nos leve a mal quando não obtiver prontamente as informações que necessita, pois, como já deve saber, temos regras específicas para cultivos de kit. Leia as FAQ de kits aqui.

Por outro lado, embora não seja ideal, o kit pode ser o pontapé inicial para o cultivo independente. Isso se tornará realidade quando você fizer seus primeiros carimbos e perceber que nunca mais precisará comprar qualquer insumo, sem contar o preço absurdo que é cobrado, de pelo menos 10x do que normalmente gastaria.

Quanto ao seu problema, embora possa utilizar quase qualquer recipiente como terrário, não acho que um saco seja a melhor alternativa. Um terrário deve proporcionar uma mínima troca de ar, através de pequenas aberturas protegidas por perlon ou tnt. Além disso, você deverá fazer a troca de ar manualmente (abanadas), sendo a frequência inversamente proporcional ao volume do recipiente, ou seja, quanto maior o volume, menor a frequência. Por exemplo, num terrário de caixa organizadora de 40L, duas vezes ao dia é suficiente.

Observe a alta condensação no saco plástico, isso é sinal de umidade muito alta e/ou troca de ar insuficiente, atrasando o desenvolvimento dos frutos e aumentando o risco para a proliferação de mofo (simplificando).

Eu providenciaria um terrário mais adequado para o tamanho do bolo. Enquanto isso, aumentaria imediatamente a frequência de trocas de ar.

Enfim, seja bem-vindo e espero poder acompanhar, num futuro próximo, um diário completo seu, de carimbos ou clonagem desses cogumelos.
Eu li no fórum que uma listra vertical marrom era sinal de uma contaminação, por isso perguntei aqui. Os meus apresentam uma linha vertical marrom. Os vendedores dão suporte, mas eu aprendi a buscar informações em mais de uma fonte. Faz o conhecimento mais sólido. Concordo com você nas coisas que diz. Esta de fato é só uma primeira experiência e eu esperava/espero poder sim, conseguir carimbos das colheitas e fazer tudo eu mesmo. Gosto de fazer as coisas eu mesmo. Podia ter comprado só as seringas, mas me senti inseguro porque não sei coisa nenhuma de cultivar cogumelos. Então resolvi pegar uma coisa pronta pra facilitar e aprender sobre o ciclo de vida. Está sendo uma experiência valiosa que vai facilitar futuras produções. Mas me surgem muitas dúvidas, achei por exemplo que cresciam muito rápido depois que pinavam, mas estou vendo que não é assim. Eu li algum material e estou abanando diariamente, umas 3, 4 vezes ao dia já desde o início quase. O saco é ruim mesmo, mas tudo bem, vai ser assim desta vez. Eu pensei em fazer em garrafas pet da próxima, mas já estou revendo também, porque elas são muito estreitas pro desenvolvimento. Os bichinhos precisam espaço. E tem a questão de manejo, ruim nas garrafas. Vou fazer um terrário com caixa organizadora e argila expandida pros pf tek que planejo fazer, arroz e vermiculita. Obrigado por responder.

Atualização: estão crescendo, mas desconfio que esta é a variedade Penis Envy. Não explicam no anúncio qual a variedade. Se for, é malandragem, pra impedir o cara de fazer carimbo e ter autonomia. O suporte do whatsapp foi interrompido, fiquei sabendo agorinha. Mandei um email perguntando, mas tenho quase certeza que é uma strain que não solta esporos. Vou tentar clonar com flocão, mas já estou me preparando psicologicamente para conseguir esporos de outra variedade para continuação das experiências. Vivendo e aprendendo. Capitalismo....

Não acho que seja PE, se fosse te venderiam bem caro e fariam publicidade. Tá mais para fat asses em decorrência das condições do cultivo. Leia aqui.

Se for PE você pode tentar essa técnica para coletar esporos ou fazer clonagem. A minha técnica favorita de clonagem é fazer com um pequeno pedaço do tecido interno, direto na CL. Penso ser mais simples porque depois basta puxar o micélio com a seringa e inocular um novo bolo ou spawn.

Quanto à sua dúvida sobre a contaminação, se for somente a faixa marrom, aparentemente não é nada, mas se começarem a ficar meio gelatinosos e deformados, daí pode ser contaminação sim.

Não acho que seja PE, se fosse te venderiam bem caro e fariam publicidade. Tá mais para fat asses em decorrência das condições do cultivo. Leia aqui.

Se for PE você pode tentar essa técnica para coletar esporos ou fazer clonagem. A minha técnica favorita de clonagem é fazer com um pequeno pedaço do tecido interno, direto na CL. Penso ser mais simples porque depois basta puxar o micélio com a seringa e inocular um novo bolo ou spawn.

Quanto à sua dúvida sobre a contaminação, se for somente a faixa marrom, aparentemente não é nada, mas se começarem a ficar meio gelatinosos e deformados, daí pode ser contaminação sim.
Eu perguntei pro suporte, e eles disseram que parece ser mesmo PE. Foi caro, viu? Paguei 160,00 no kit. Vai ser meu último, c/ certeza. Pelo que pesquisei aqui do PE tudo indica que é PE mesmo. Também achei que eram fatasses mas eles seguem crescendo, todos muito parecidos. Crescendo desordenadamente como falam no forum do PE.
Eu tinha visto hoje mesmo esta técnica de puxar com a seringa, mas eu tenho uma tesoura que é tipo uma pinça, que me parece super apropriada pra tirar um pedaço do micélio do miolo como vi no youtube em uns vídeos. Acho que também vai ser menos risco de contaminação. Tava pensando em fazer assim, porque não tenho seringa e se der ruim dá nada, porque não tô a fim de fazer clonagem toda vez que quero produzir. Já estou providenciando para pf tek esporos de fungos que produzam carimbo. Se soubesse que não daria carimbo nem teria comprado, mas não sabia que tinha isso de cogumelo que não solta esporo. Vivendo e aprendendo.

Foto atualizada, hoje de manhã. Sexta completa duas semanas de 'aniversário'.

Anexos

• 20240103_091917(1).jpg
    20240103_091917(1).jpg
    3.4 MB · Visualizações: 5
Última atualização e fotos. Fui fazer a hidratação e meu deus, que bolo seco, estava se esfarelando. Acho que se não fosse o monte de umidade que eu tava fornecendo nem cresciam. E também achei uma contaminação, um bolor verde. Joguei fora metade do bolo e hidratei. Perdido, perdido e meio. Colhi, tentei uma clonagem de um deles em flocão. Veremos.

Anexos

• 20240104_153052.jpg
    20240104_153052.jpg
    4.1 MB · Visualizações: 5
Back