Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Contaminaçao durante a frutificação?

• Criador do tópico Criador do tópico Magrin
  • Data de início Data de início

Magrin

Hifa
Cadastrado
04/11/2013
8
16
32
Ola estou planejando o inicio do meu cultivo e um problema que esbarrei foi as entradas de ar no terrario durante o período de frutificação. É o seguinte o local que tenho para cultivar é muito sujo, é basicamente o porão da minha casa (escolhi esse lugar pois meu cultivo será "ilegal" e ninguém mexe la, só eu), ou seja muitos micro organismos no ar, e particular suspensas em geral.

Eu li um bocado e vi que no período de incubação ocorre muita contaminação, isso não seria um problema, em relação ao local desejado para o cultivo pois planejei minha incubadora para ser completamente lacrada, e só seria aberta em um ambiente mais limpo. Primeira duvida: durante a formação do micelio não precisa de muito oxigênio certo? posso trabalhar com um isopor sem entradas de ar?

Segunda duvida qual nível de preocupação que devo ter com a contaminação durante a frutificação? A mesma que tenho com a formação do micelio? Não gostaria de gastar mais dinheiro com uma bombinha de aquário queria usar uns coolers tipo de pc que tenho aqui, será que se eu montar uma barreira com filtro de café seja o suficiente?

Última edição por um moderador:
O oxigênio é benéfico em todas as fases do cultivo (não confundir oxigênio com troca de ar fresco). O micélio não necessita obrigatoriamente disso na colonização, mas no mínimo, aceleraria o processo, além de ajudar contra certos tipos de contaminação. Mas precisa ter micropore, máscara cirúrgica, algo do tipo, que não permita nada além do ar passar nos furos.
O selo de vermiculita também é importante, se for fazer PF. Pois se for abrir furos, ou deixar somente com uma máscara cirurgica/filtro de café ao invés da tampa de papel alumínio, o selo de vermiculita SECA é uma ótima barreira.
O melhor seria que tivesse alguma troca de ar. Não precisa ficar em um local completamente escuro também, isso é informação antiga.
Ou seja, o micélio vai crescer no escuro e sem ar. Mas na minha opinião, também cresceria com ambos, mais saudável e mais rápido*.

Durante a frutificação, a preocupação pode ser um pouco menor. Micélio consolidado, menores chances de contaminação, a não ser que ela seja invisível e tenha vindo do copo (o que também é difícil, visto que o micélio colonizou 100%). Uma nova contaminação teria que eclodir, necessitaria o que comer, colonizar, competindo contra um micélio já colonizado. Isso costuma acontecer em duas hipóteses:

• Últimos flushes, micélio enfraquecendo e se rendendo
  • Casing ou substrato bulk contaminados em cima do spawn, pasteurizados incorretamente (ou completamente esterilizados)

Dependendo do que você vá fazer os cuidados são diferentes. Mas o ar fresco e alta umidade vão ser importantes em quaisquer.

* - Ler assinatura

Última edição:
Upvote 0
Nao entendi nada nessa parte:
  • Últimos flushes, micélio enfraquecendo e se rendendo
  • Casing ou substrato bulk contaminados em cima do spawn, pasteurizados incorretamente (ou completamente esterilizados)
Como iniciante nao entendi muito bem esses termos técnicos. Outro termo que não entendi PF o que seria?

Acho que faltou uma parte do seu texto aqui:" O selo de vermiculita também é importante, se for fazer PF. Pois se for abrir furos, ou deixar somente com uma máscara cirurgica/filtro de café ao inves da tampa de papel alumínio (eu "

Mascara cirúrgica e micro-pole são mais eficientes que o filtro de café? Se eu utilizar Isso de barreira no cooler o problema é minimizado?

Upvote 0
Você está perguntando sobre contaminação na frutificação, achei que já tivesse tentado e tivesse problemas nessa parte.
Vou tentar explicar os termos técnicos, apesar de que se você tivesse estudado o suficiente já saberia da maioria (ESTUDE):

Não é o prache aqui na comunidade, então até recomendo que nem tente isso. Substituir a tampa de papel alumínio completamente por filtro de café/máscara cirúrgica, de acordo com os gringos, é o melhor, pois aumenta a troca de oxigênio, protege de contaminantes, e o selo de vermiculita seco que você coloca em cima do PF é barreira suficiente. Mas se não quiser confiar, entendo perfeitamente.
Neste caso, o micropore é melhor pela praticidade, pois é recomendado a abertura de furos para respiro a partir de duas semanas de colonização (eu particularmente faço logo na hora da inoculação) e cobri-los com micropore é eficiente e simples, por ser adesivo e de tamanho adequado.
Acho que filtro de café tem a mesma eficiência.

PF é a receita, desenvolvida pelo Psilocybe Fanaticus há anos atrás, que foi aceito pela comunidade por ser uma forma simples e barata de se fazer. 2 medidas de vermiculita para 1 de FAI (farinha de arroz integral) e 1 de agua (50% vermiculita, 25% água, 25% arroz integral/farinha de arroz integral) + selo seco de vermiculita em cima.

PF TEK é se você usar esta receita completamente colonizada como um bolo aniversariado em um terrário. Ou seja, se for fazer PF Tek, esqueça a parte de "casing/bulk", que são tecnicas diferentes.

Flush é uma "leva" de colheita.

Última edição:
Upvote 0
Entendi, Muito obrigado. Amanha devo enviar a carta para profungos, e começar a minha incubadora, então vou fazer de forma que ela tenha uma troca de ar mas não constante, onde eu só ligue o cooler 1 ou 2 vez ao dia para trocar o ar pelo menos durante a formação do micelio. Acho que assim minimizo esse problema. Caso mude de ideia e opte pela bombinha de aquário tem alguma forma de filtro que você me recomende?

Upvote 0
Como iniciante nao entendi muito bem esses termos técnicos. Outro termo que não entendi PF o que seria?

Acho que como iniciante você deve pesquisar e ler mais. Aqui mesmo no fórum ;)

Upvote 0
Com todo respeito acho que ninguém quer esse tipo de resposta, não sem um acompanhamento de um link pro cara ler ou algo do gênero...

Upvote 0
Com todo respeito acho que ninguém quer esse tipo de resposta, não sem um acompanhamento de um link pro cara ler ou algo do gênero...

Sem problemas, mas você é para além do milésimo novato que chega aqui querendo, como diria o @Mortandello, que gastemos o nosso tempo com você, ao invés de gastar o seu tempo para aprender.

Quer links? O fórum, a biblioteca, o glossário, está tudo aí. Não tenha medo do search nem de ler, muito. Você está preocupado com frutificação quando nem mesmo sabe o que é um PF? E nem foi procurar saber o que era? Não coloque o carro na frente dos bois.

Desses novatos todos alguns aprenderam e se tornaram cultivadores. Qual será a sua escolha?

Upvote 0
A opção de gastar tempo respondendo ou não é sua, mas se for gasta-lo que seja de forma útil e não transmitindo uma informação sem conteúdo. A questão do PF eu já tinha lido a respeito e é a mistura que vou usar, eu só não tinha ligado o nome com o que era. Mas muito obrigado, vou me atentar mais ao glossário fórum e biblioteca. É comum em fóruns a intolerância com novatos, minha opniao sobre isso é que desestimula a participação destes, e acredito que todos temos algo a somar, eu posso conhecer nada de cultivo e biologia, mas pretendo compartilhar com o grupo meus conhecimentos em eletrônica e automação que utilizarei na construção do meu terrario, podendo assim que growers experientes como você aumentem o rendimento do seu sistema.

Upvote 0
Mas também tem aquela regra de convivência normal, que se aprende em casa e que eu acho que serve muito pra vida "respeite os mais velhos".
Eu também acho que você deveria ir aprendendo passo a passo, antes de se preocupar com a frutificação. Se você quer saber a verdade, a fase mais difícil mesmo é a da colonização.
E se algum dos membros mais velhos falar, ta falado. Só de CM, o cara tem 6 anos a mais que você. Nem sempre você vai ouvir o que quer por aqui, ou conseguir o que quer.

Eu gosto de encorajar as pessoas, principalmente pro cultivo que foi uma filosofia de vida que experimentei e adotei. Mas não gosto de ver essa atitude prepotente e desrespeitosa. Não estou falando para se submeter a todas as idéias e vontades dos membros mais velhos, mas eles sabem do que falam devido à experiência. "PF Tek" é o ABC do cultivo.

Upvote 0
Concordo com você, só acho que quando uma pessoa vem responder ela deve estar disposta a gastar o tempo com algo produtivo.
Quanto a minha preocupação antecipada, eu justifico com planejamento, se quero que algo de certo devo planejar como um todo pra me antecipar aos problemas. Acredito que em três semanas comece o cultivo efetivamente vou criar um diário gostaria que você acompanhasse.

Upvote 0
Concordo com você, só acho que quando uma pessoa vem responder ela deve estar disposta a gastar o tempo com algo produtivo.

Não teve nada de improdutivo naquela resposta. Tanto que desencadeou o assunto que está te mostrando alguns detalhes novos.

Você parece articulado. Não perca tempo se lamentando com um detalhe que tomou uma dimensão própria para você.

É protocolo da moderação indicar aos novatos como é o funcionamento do fórum e como ele está fazendo algo que além de improdutivo pode desorganizar o que já temos.

Upvote 0
OK, Se puderem me ajudar com mais uma coisa serei muito grato, ontem coloquei minha carta para profungos no correio porem nao consegui fazer nenhum contato antecipado com eles, será que algum de vcs teria um e-mail ou algo do tipo que eu pudesse entrar em contato com eles para saber quando enviaram minha carta e acompanhar a postagem? Tentei mandar mensagem para eles pelo forum, mas diz que nao posso mandar mensagem para este usuario.
Grato

Upvote 0
O contato não é necessário, só aguardar.
O site antigamente costumava conter os rastreamentos e datas de envio/recebimento, essas coisas. Mas acompanhe pelo registro nos correios e aguarde.

Upvote 0
O problema é que só tenho o registro da ida, o da volta só se tem o numero quando eles postarem, e fico um pouco ansioso, sabe como é....

Upvote 0
Se queres fazer um cultivo discreto e tens essas preocupações, talvez recomendasse que utilizes a técnica invitro, ou seja, fazes a técnica PF mas invés de utilizares um terrário deixas os cogumelos crescerem dentro dos copo (ou colocas individualmente em copos ligeiramente maiores para os cogumelos terem um espaço maior). Podes fazer um dunk quando surgirem pins e voltar a colocar no copo no aniversário. Depois deverás fazer dunks a cada flush. Ao 3º ou 4º flush terás de estar mais atento em relação aos contaminantes pois é nessa fase que o micélio começa a enfraquecer devido à falta de nutrientes e tornar-se-á mais susceptível a ser contaminado.

A vantagem (para além de ser uma técnica discreta) é que se ocorrerem contaminações serão localizadas e poderás facilmente descartar o bolo sem contaminar os bolos circundantes.

Acima de tudo preocupa-te com os procedimentos da primeira etapa (preparação adequada dos bolos, esterilização dos mesmos, e inoculação com uma seringa viável). Depois podes esquecer-te dos bolos por mês e meio até estarem prontos para começar a dar cogumelos.

Upvote 0
Back