Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Contaminação?

JohnWet

Esporo
Cadastrado
31/07/2024
13
2
25
Salve galera, tudo certo? Recentemente fiz alguns bolos e coloquei pra frutificar, recentemente, verificando neles chegando em casa depois deu uma viagem vi essas formas que são bem "cascudas", nunca tinha visto, alguém poderia me orientar o que é?

Caraca, que formato diferente, nunca vi isso antes (apesar de não ter muita experiência. Você consegue tirar mais fotos? (por curiosidade mesmo), fotos mais perto talvez. Parece um cerebro, sei la. Tem uma mutação de cogumelos que nascem parecendo cerebros, mas de fato não sei se dizer se é ou é apenas uma contaminação. Tem algo chamado "overlay", nao sei se é considerado contaminação, mas rola de criar uma casca mais rigida de micélio. Acho que da pra tentar resolver colocando mais vermiculita por cima dela

Chegando em casa tiro mais algumas, é bem áspero, não botei muita fé em mutação por que a strain que utilizei foi a thai pink! A tarde atualizo aqui

Esse bolo está com uma aparência de falta de hidratação + overlay (crescimento de uma camada mais espessa de micélio que impede o surgimento de pins). Essa estrutura pode ser devido a esse possível overlay, porém não descartaria uma contaminação, verifique se tem um outros pontos, e se começar a sair uma secreção de cor amarelo âmbar em forma de pequena gotas que parecem pintas, isso seria um mal sinal.

Edit: outro adendo, nunca faça o bolo em contato direto com o alumínio, o micélio pode soltar enzimas que degradam o alumínio e ele bioacumula no corpo frutífero. Qnd for usar marmitas, coloque um plástico parecido com oq fazemos em monotubs, pra não ter contato direto do micélio com o alumínio.

micélio de cubensis, frango da floresta e shimeji são alguns com essa capacidade.
Aqui um link falando sobre isso com uma dessas espécies.

Cheguei pessoal, toquei ele e realmente estava bem seco, fiz um dunk e a água estava um pouco mais turvo que o comum

Fiz um videozinho também mas não consegui subir diretamente, então coloquei no link do drive:

Esse bolo está com uma aparência de falta de hidratação + overlay (crescimento de uma camada mais espessa de micélio que impede o surgimento de pins). Essa estrutura pode ser devido a esse possível overlay, porém não descartaria uma contaminação, verifique se tem um outros pontos, e se começar a sair uma secreção de cor amarelo âmbar em forma de pequena gotas que parecem pintas, isso seria um mal sinal.

Edit: outro adendo, nunca faça o bolo em contato direto com o alumínio, o micélio pode soltar enzimas que degradam o alumínio e ele bioacumula no corpo frutífero. Qnd for usar marmitas, coloque um plástico parecido com oq fazemos em monotubs, pra não ter contato direto do micélio com o alumínio.

micélio de cubensis, frango da floresta e shimeji são alguns com essa capacidade.
Aqui um link falando sobre isso com uma dessas espécies.
Muito obrigado @SpiritualMind , não tinha me atentado a isso, em 2018 fiz umas pesquisas de biossorção com aspergillus e realmente nem levei em consideração para o cubensis

Verifiquei o outro bolo que fiz no mesmo dia e ele apresentou um pouco dessa secreção amarelada por cima do micélio e com cheio forte, o que poderia ser? Fiquei curioso, já tive problemas com trichoderma, aspergillus e bacillus no cultivo do ganoderma, mas com cubensis é a primeira vez que vejo algo do tipo.

Cheguei pessoal, toquei ele e realmente estava bem seco, fiz um dunk e a água estava um pouco mais turvo que o comum

Fiz um videozinho também mas não consegui subir diretamente, então coloquei no link do drive:

Essas fotos com zoom, apresenta um formato interessante. Acompanhando...

Verifiquei o outro bolo que fiz no mesmo dia e ele apresentou um pouco dessa secreção amarelada por cima do micélio e com cheio forte, o que poderia ser? Fiquei curioso, já tive problemas com trichoderma, aspergillus e bacillus no cultivo do ganoderma, mas com cubensis é a primeira vez que vejo algo do tipo.
Essa secreção pode ser o "xixi" do micélio, mas se ela sair de estruturas parecidas com essas bolos pode ser sinal de Mycogone.
images (10).jpegmycogone

Acho que dry bubbles 'Verticillium" tbm produz estruturas semelhante no substrato, só não lembro se sai esse líquido...
É meio tenso identificar corretamente esses tipos de contaminações. Até pq no dá pra descartar que apenas seja um crescimento anormal do fungo, mutações como blobs, coral ou dino eggs são parecidos no começo

Edit: esse cheiro forte é de micélio, ou algo diferente, adocicado,.pungente? Cheiro diferente nunca é bom sinal

Do outro bolo não era um cheiro de micélio, era um cheiro bem parecido com madeira apodrecendo, era forte mas não causava enjoo.
Essa secreção pode ser o "xixi" do micélio, mas se ela sair de estruturas parecidas com essas bolos pode ser sinal de Mycogone.
View attachment 215630mycogone

Acho que dry bubbles 'Verticillium" tbm produz estruturas semelhante no substrato, só não lembro se sai esse líquido...
É meio tenso identificar corretamente esses tipos de contaminações. Até pq no dá pra descartar que apenas seja um crescimento anormal do fungo, mutações como blobs, coral ou dino eggs são parecidos no começo

Edit: esse cheiro forte é de micélio, ou algo diferente, adocicado,.pungente? Cheiro diferente nunca é bom sinal

Começaram sair insetos do bolo, descartei e sanitizei o terrario kkkkkk

O outro bolo nem fiquei observando por conta do medo de espalhas esporos pela casa. Acabei descartando ambos, agora arrumar outro carimbo e fazer mais bolos hahaha

Back