Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Contaminação?

Nirthol

Esporo
Cadastrado
15/05/2024
2
1
22
Boa noite, galera. Tudo bem?
Estou cultivando um case de Penis Envy Albino. E hoje a noite quando fui espirrar água nas laterais do saco de cultivo. Notei isso. Seria mofo? Contaminação? Cob web? Alguém pode me dar uma luz?

Edit: Apareceu hoje. Ontem a noite umedeci e não tinha nada. Cheguei hoje a noite do trabalho e tinha isto. Está na saco de cultivo faz 5 dias + ou -.
Estava bem quente por aqui, entorno de 30 graus(resfriei o saco com gelo artifical), esses dois últimos dias estão fazendo 18 graus.

Anexos

• 20240515_212205.jpg
    9.8 MB · Visualizações: 26
  • 20240515_214314.jpg
    9.5 MB · Visualizações: 11
  • 20240515_214446.jpg
    10 MB · Visualizações: 10
  • 20240515_214457.jpg
    9.6 MB · Visualizações: 8
Parece estar contaminado. O micélio do cubs não tem essa textura polvilhada do centro. Acho que vai mudar de cor em breve.

Você está cultivando ou está cuidando de um case que você comprou na internet? Quando você mesmo cultiva você tem mais controle sobre os processos, não tem como saber da procedência de um kit.

Eu sou o tipo de pessoa que cultiva nos 30ºC sem tentar resfriar com gelo, cultivo abaixo dos 20ºC sem tentar esquentar com bolsas térmicas. O cubs consegue frutificar sem problema nos 30ºC, lembre que é um fungo adaptado a regiões tropicais e subtropicais. Na minha experiência ficar tentando lutar contra o clima é um estresse desnecessário, tanto pra nós quanto pro fungo.

Upvote 1
Parece estar contaminado. O micélio do cubs não tem essa textura polvilhada do centro. Acho que vai mudar de cor em breve.

Você está cultivando ou está cuidando de um case que você comprou na internet? Quando você mesmo cultiva você tem mais controle sobre os processos, não tem como saber da procedência de um kit.

Eu sou o tipo de pessoa que cultiva nos 30ºC sem tentar resfriar com gelo, cultivo abaixo dos 20ºC sem tentar esquentar com bolsas térmicas. O cubs consegue frutificar sem problema nos 30ºC, lembre que é um fungo adaptado a regiões tropicais e subtropicais. Na minha experiência ficar tentando lutar contra o clima é um estresse desnecessário, tanto pra nós quanto pro fungo.
Hoje está assim. Parece estar mais branco. Sim, é um case da Internet. Como posso ter certeza de estar contaminado? Tem algo que eu possa fazer para salvar nem que seja uma pequena parte, para tentar fazer um pftek ou algo do tipo? Não queria perder essa genética hahaha.
Edit: Achei alguns casos parecidos no reddit, alguns diziam que o micélio adquiri essa cor por estar combatendo algum tipo de bactéria, ou porque umidifiquei de mais(realmente acho que fiz isso) ou por falta de ventilação(não estava abanando o saco de cultivo) Até agora não achei nada a respeito de contaminação, mas não descarto a hipótese.

Anexos

• 20240516_072050.jpg
    6.6 MB · Visualizações: 15
  • 20240516_071809.jpg
    4.7 MB · Visualizações: 7
  • 20240516_071655.jpg
    7.6 MB · Visualizações: 2
  • 20240516_071633.jpg
    7.4 MB · Visualizações: 3
Última edição:
Upvote 0
Hoje está assim. Parece estar mais branco. Sim, é um case da Internet. Como posso ter certeza de estar contaminado? Tem algo que eu possa fazer para salvar nem que seja uma pequena parte, para tentar fazer um pftek ou algo do tipo? Não queria perder essa genética hahaha.
Edit: Achei alguns casos parecidos no reddit, alguns diziam que o micélio adquiri essa cor por estar combatendo algum tipo de bactéria, ou porque umidifiquei de mais(realmente acho que fiz isso) ou por falta de ventilação(não estava abanando o saco de cultivo) Até agora não achei nada a respeito de contaminação, mas não descarto a hipótese.

Já vi esse mesmo tipo de crescimento ficar bem branco e depois esverdear. Se isso acontecer deixe fora de casa em algum lugar, acompanhe. As vezes dá pra colher alguma coisa de cultivos contaminados, mas eu não teria muitas esperanças.

O cheiro diz muito sobre contaminações. A aparência também. Em breve você vai saber. Mas pra mim parece contaminação.

8A32EB82-1552-4E18-AEC3-31F6C93DA971.jpeg

Pedaços de um tub contaminado no jardim..

Última edição:
Upvote 1
Eu nao recomendo comer nenhum cogumelo que tenha o menor sinal de contaminação, cru então no way teve inclusive relatos de pessoas até que desenvolveram miocardites ou doenças relacionada a inflamação depois de comer cogumelos.

Upvote 0
Eu nao recomendo comer nenhum cogumelo que tenha o menor sinal de contaminação, cru então no way teve inclusive relatos de pessoas até que desenvolveram miocardites ou doenças relacionada a inflamação depois de comer cogumelos.
Eu ia comentar que já salvei alguns cultivos contaminados, mas o seu alerta é realmente importante.
Obrigado.

Upvote 0
Nunca ouvi falar disso aí. Se o cogumelo estiver ele em si contaminado (contaminação passou pro corpo de frutificação) não coma, isso você vai ver na aparência e cheiro. Mas um substrato contaminado nem sempre se traduz por um cogumelo contaminado, todos os substratos na natureza tão contaminados por outros mofos e bactérias. Não acho que seja perigoso consumir cogumelos colhidos no campo por conta disso.

Se não for incomodo queria as fontes disso daí! Fiquei interessado.

Upvote 0
Nunca achei indícios de grandes riscos decorrentes de contaminantes para colocar nesse tópico:

Upvote 0
@myco_dourado então teve um pessoal que teve problemas cardíacos depois de uma trip, mas ai logo entrou a questão da vax que tava dando muito (que esta) problemas relativos a isso. O Ecuador deve saber/lembrar melhor.

Porem problemas com bactérias e fungos meio que se resolve com uma boa esterilizada por calor (um cha etc) Agora a questão de a psilocibina afetar negativamente pessoas que estão com o coração fraco isso vai debate para horas... Ateh porque a psilocibina eh um tipo de anfetamina e sabemos que anfetaminas forçam um pouco o coração.

Agora sobre a questão de fungos e bactérias poder ter efeitos negativos a nível inflamatório, quando o cogumelo eh comido cru isso eh meio que common sense por isso eu recomendo ninguém comer cogumelo cru se não saber a procedência, porque nem todos os growers sabem como fazer a técnica correta. tanto de secagem (que deve ser idealmente a frio) como de cultivo

Eu inclusive montei uma teoria que indoor a melhor temperatura de frutificação deveria ser ao redor de 19-19,5c estourando 20c para a maioria das strains.

O problema e que para tanto iria ter meio que ter dois enviroment um growbox a 16-17c com o terrário dentro aquecido por agua quente controlado a ficar entre 19-19.5 isso da um vapor de pressão bem superior a usar umidificadores que não produz vapor e sim condensação, tecnicamente o vapor eh muito superior a "microdroppets" que os cristais ultrassônicos fornecem e em temperaturas ligeiramente mais baixo que o padrão os frutos ficam quase imune a doenças e os frutos de enviroment frios são largamente reconhecido por ser bem mais fortes porem com desenvolvimento mais lento.

Agora cultivar a 25-26 eu acho desperdício uma que a potencia fica uma bosta (com umidade alta) e outra que o micelio fica com aquele cheiro estranho muito diferente do micelio a frio que tem um cheiro muuuito superior

Upvote 0
Agora cultivar a 25-26 eu acho desperdício uma que a potencia fica uma bosta (com umidade alta) e outra que o micelio fica com aquele cheiro estranho muito diferente do micelio a frio que tem um cheiro muuuito superior
Bom, pra mim cultivar cogus nunca vai ser desperdicio. Moro em um lugar abençoado para a fungicultura, a média anual de temperatura aqui é 27ºC, com uma umidade relativa quase sempre acima dos 70%. No inverno faz frio (noites mais frias 5-6ºC, dias em torno de 15ºC), no verão faz um calor forte (acima de 30ºC, com máximas às vezes de 38ºC).

Nunca notei diferença de potência entre os frutos do verão e da primavera/outono (quando a temperatura é ótima). Potência pra mim tem mais a ver com a genética. O que a temperatura faz é acelerar ou retardar o crescimento, e nos casos mais extremos matar o micélio. Temperaturas muito quentes também podem favorecer infecções bacterianas, mas isso não deve ser problema se o cultivador tiver boa técnica estéril.

O que a gente usa para cultivar os cogumelos depende da nossa situação geográfica, econômica, familiar. Tem gente como eu que nunca vai precisar controlar umidade, eu vivo no meio de uma floresta de chuva. Outros vivem em cidades áridas. Alguns vivem no nordeste, outros no sul. Uns compram umidificadores, outros borrifam água ou usam outras estratégias pra manter a umidade. São vários os caminhos que levam até os cogus. Eles morrem ao atingir a temperatura de 41ºC. Se sua região possui temperaturas constantes acima disso, ou temperaturas congelantes, daí você é obrigado a controlá-la. A temperatura ótima de frutificação dos cubs é de 22ºC, mas na minha experiência isso não significa que ele não pode frutificar nos 30 ou nos 15-18.

Só posso dizer que os cubensis são mais resilientes do que a maioria pode pensar. Tem variedades mais adaptadas ao calor (cambodia, por ex) e outras que preferem temperaturas mais amenas (PESA). Enfim, se você quer cultivar cogumelos, pesquise as melhores espécies ou strains (no caso do cubs) pra sua região/época do ano, mas nunca deixe de cultivar.

Upvote 0
então teve um pessoal que teve problemas cardíacos depois de uma trip

O que eu sei não apoia isso.

O que eu sei é que nos EUA tem uma estatística impressionante de que 2/3 das pessoas que chegam em uma emergência cardíaca, inclusive de ambulância, não estão tendo infarto ou problemas cardíacos, mas sim ataques de ansiedade, pânico ou algo do tipo. Dão um calmante e encaminham para um psiquiatra.

Talvez, ao ingerir psicodélicos, as pessoas pensem que estão com um problema cardíaco, mas isso já teria sido problematizado na literatura, há muito tempo, se fosse um risco real.

Do ponto de vista físico os psicodélicos sempre foram considerados bem seguros. Poucos relatos de problemas cardíacos, renais, hepáticos etc., considerando que hoje em dia milhões de pessoas tomam todos os anos.

Tem uma espécie de cogumelos psicoativos da Europa (P. semilanceata), que pode estar relacionada a problemas cardíacos, mas nunca encontrei alguém no Brasil que tenha usado a mesma: Cogumelos e Coração

Upvote 0
Back