Agora cultivar a 25-26 eu acho desperdício uma que a potencia fica uma bosta (com
umidade alta) e outra que o micelio fica com aquele cheiro estranho muito diferente do micelio a frio que tem um cheiro muuuito superior
Bom, pra mim cultivar cogus nunca vai ser desperdicio. Moro em um lugar abençoado para a fungicultura, a média anual de temperatura aqui é 27ºC, com uma umidade relativa quase sempre acima dos 70%. No inverno faz frio (noites mais frias 5-6ºC, dias em torno de 15ºC), no verão faz um calor forte (acima de 30ºC, com máximas às vezes de 38ºC).
Nunca notei diferença de potência entre os frutos do verão e da primavera/outono (quando a temperatura é ótima). Potência pra mim tem mais a ver com a genética. O que a temperatura faz é acelerar ou retardar o crescimento, e nos casos mais extremos matar o
micélio. Temperaturas muito quentes também podem favorecer infecções bacterianas, mas isso não deve ser problema se o cultivador tiver boa técnica estéril.
O que a gente usa para cultivar os cogumelos depende da nossa situação geográfica, econômica, familiar. Tem gente como eu que nunca vai precisar controlar umidade, eu vivo no meio de uma floresta de chuva. Outros vivem em cidades áridas. Alguns vivem no nordeste, outros no sul. Uns compram umidificadores, outros borrifam água ou usam outras estratégias pra manter a umidade. São vários os caminhos que levam até os cogus. Eles morrem ao atingir a temperatura de 41ºC. Se sua região possui temperaturas constantes acima disso, ou temperaturas congelantes, daí você é obrigado a controlá-la. A temperatura ótima de
frutificação dos cubs é de 22ºC, mas na minha experiência isso não significa que ele não pode frutificar nos 30 ou nos 15-18.
Só posso dizer que os cubensis são mais resilientes do que a maioria pode pensar. Tem variedades mais adaptadas ao calor (cambodia, por ex) e outras que preferem temperaturas mais amenas (PESA). Enfim, se você quer cultivar cogumelos, pesquise as melhores espécies ou strains (no caso do cubs) pra sua região/época do ano, mas nunca deixe de cultivar.