Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Contaminação preta

mestrepirr

Cogumelo maduro
Membro Ativo
09/06/2007
387
73
Galerinha do bem... Hoje ao ver meus copos inoculados 4 dias atras vejo que o micélio avança, porém tem areas no substrato com uma parte preta em todos os copos.. Este preto é com uns pontinhos, como se fosse terra..

Isso ocorreu em todos os copos.. Alguém sabe que contaminação é essa?
fui totalmente asseptico na inoculação, acho que os esporos já estavam contaminado :(

Valeuz!
 
Galerinha do bem... Hoje ao ver meus copos inoculados 4 dias atras vejo que o micélio avança, porém tem areas no substrato com uma parte preta em todos os copos.. Este preto é com uns pontinhos, como se fosse terra..

Isso ocorreu em todos os copos.. Alguém sabe que contaminação é essa?


Alguns candidatos:

1 - Aspergillus sp. - Mofo preto ( e também amarelo e outras cores)

O trecho inicial, abaixo, foi adaptado do Shroomery Contamination FAQ:

"Muito comum em culturas de agar e de grãos, e em substratos compostos (à base de material vegetal, como serragem, folhas, palhas, restos e outros). Encontrado na maioria dos substratos orgânicos, Aspergillus prefere um pH quase neutro a ligeiramente básico. Tabuleiros de madeira usados e prateleiras para substratos são habitats freqüentes deste contaminante nas estufas de cultivo.
A variação de cor do gênero é de amarelo a verde a preto. Mais freqüentemente as espécies de Aspergillus são esverdeadas e similares a Penicillium.
Aspergillus niger, como seu nome diz, é preto.


2 - Bolor negro (Doratomyces spp. - ou Cephalotrichum)

Este fungo produz esporos negros semelhantes a pó, e que parecem fumaça quando agitados. Sua ocorrência indica a presença de certos carboidratos no composto na fase de inoculação. Também indica que o substrato foi caramelizado de forma incompleta ou pouco aquecido na Fase I (então os carboidratos estão em uma forma facilmente utilizável). E a proporção de carboidratos, particularmente celulose, pode estar muito alta. O bolor negro está também presente no composto que aquece demais durante o crescimento do inóculo.


Mas pode ser algo completamente diferente desses gêneros.
 
Upvote 0
O Psilo uma vez falou(há muito tempo atrás, quando um cultivo meu deu esse mesmo contaminante) que esse contaminante preto, se respirado por nós, podemos ter o cérebro colonizado por ele e olha que ele conhece hein!
 
Upvote 0
O Psilo uma vez falou(há muito tempo atrás, quando um cultivo meu deu esse mesmo contaminante) que esse contaminante preto, se respirado por nós, podemos ter o cérebro colonizado por ele e olha que ele conhece hein!

Assim você vai assustar os novatos :eek:
 
Upvote 0
O Psilo uma vez falou(há muito tempo atrás, quando um cultivo meu deu esse mesmo contaminante) que esse contaminante preto, se respirado por nós, podemos ter o cérebro colonizado por ele e olha que ele conhece hein!

Eita, credo!!! Então caso contamine por qualquer tipo que você não conheça, melhor jogar copo fora fechadinho. Nada de aproveitar :D
 
Upvote 0
Eita, credo!!! Então caso contamine por qualquer tipo que você não conheça, melhor jogar copo fora fechadinho. Nada de aproveitar :D

Isso Nunca!!!
Além de colocar em risco a vida de quem trabalha na reciclagem e/ou triagem do lixo, imagina quanto tempo vai durar o vidro ou plástico que você destinou a poluir o planeta?

Não sei se é o mais correto, mas o meu tratamento quando havia contaminação era: manipulação cuidadosa com máscara, óculos e luvas, feita no local de descarte - eu levo os bolos até uma área onde enterro-os, abro as covas, tiro o lacre dos bolos e descarto o substrato, cobrindo com terra.

Namastê:pos:
 
Upvote 0
Isso Nunca!!!
Além de colocar em risco a vida de quem trabalha na reciclagem e/ou triagem do lixo, imagina quanto tempo vai durar o vidro ou plástico que você destinou a poluir o planeta?

Não sei se é o mais correto, mas o meu tratamento quando havia contaminação era: manipulação cuidadosa com máscara, óculos e luvas, feita no local de descarte - eu levo os bolos até uma área onde enterro-os, abro as covas, tiro o lacre dos bolos e descarto o substrato, cobrindo com terra.

Namastê:pos:

É, nem tinha pensado nisso. Acho que pode ser uma boa também ingetar solução de água sanitária com seringa, até encher o copo, antes de esvazia-lo. O que acha?
 
Upvote 0
Isso Nunca!!!
Além de colocar em risco a vida de quem trabalha na reciclagem e/ou triagem do lixo, imagina quanto tempo vai durar o vidro ou plástico que você destinou a poluir o planeta?

Não sei se é o mais correto, mas o meu tratamento quando havia contaminação era: manipulação cuidadosa com máscara, óculos e luvas, feita no local de descarte - eu levo os bolos até uma área onde enterro-os, abro as covas, tiro o lacre dos bolos e descarto o substrato, cobrindo com terra.

Namastê:pos:

Isso é o melhor a ser feito e então quem sabe a natureza te dá um presente e eles ainda frutificam!
 
Upvote 0
Back
Top