Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Contaminação no terrário

Albino09

Esporo
Cadastrado
16/10/2019
3
1
27
Salvee. Olá, está é a minha primeira tentativa de cultiivar, tudo saiu certo até agora, mas parece ter nascido bolor nos bolos, depois que coloquei no terrário. Gostaria de saber se realmente é, ou outro tipo de contaminação ou está tudo normal. Fazem 16 dias que eles estão no terrário.

Anexos

• 15712532410594014084752306595175.jpg
    15712532410594014084752306595175.jpg
    2.6 MB · Visualizações: 30
  • 15712532576632604498022894376652.jpg
    15712532576632604498022894376652.jpg
    3 MB · Visualizações: 30
Não tenho certeza se é contaminação ou problema com umidade.
Esse acinzentado pode ser contaminação ou mesmo micélio sofrendo.

O que posso dizer é que esse tanto de vermiculita atrapalha a frutificação, tente fazer um bolinho apenas embaixo do bolo e não espalhar.
Essa colonização da vermiculita, que não tem nutrientes, é o micélio buscando água.
Apesar do alumínio ser útil, nas quentinhas vi o reflexo da luz atrapalhando o crescimento dos cogumelos, que nascem tortos recebendo a luz por reflexo.

A temperatura influência bastante na umidade, recomendo que borrife nas laterais.
Pode até deixar com a micropore enquanto inicia a frutificação, mas após pinar é melhor trocar por perlom ou mesmo deixar aberto se conseguir manter umidade.

------

Como está o cheiro do terrário?

Upvote 0
Não tenho certeza se é contaminação ou problema com umidade.
Esse acinzentado pode ser contaminação ou mesmo micélio sofrendo.

O que posso dizer é que esse tanto de vermiculita atrapalha a frutificação, tente fazer um bolinho apenas embaixo do bolo e não espalhar.
Essa colonização da vermiculita, que não tem nutrientes, é o micélio buscando água.
Apesar do alumínio ser útil, nas quentinhas vi o reflexo da luz atrapalhando o crescimento dos cogumelos, que nascem tortos recebendo a luz por reflexo.

A temperatura influência bastante na umidade, recomendo que borrife nas laterais.
Pode até deixar com a micropore enquanto inicia a frutificação, mas após pinar é melhor trocar por perlom ou mesmo deixar aberto se conseguir manter umidade.

------

Como está o cheiro do terrário?
Blz, acredito q está desta cor pois passei vermiculita em volta antes colocar no terrário.
Achei que a parte branca parecendo uma espuma.
Bom, está com cheiro tranquilo, parecido do cogumelo quando está pronto, e o mesmo quando caçei outdoor.

Upvote 0
Cara, ta bem estranho isso aí 🤣
Mas tbm num sei se é contaminação não. O meu bolo já ficou assim com essa coloração, mas era pq estava muito seco, senão for o caso do seu pode ser que seja uma contaminação sim, tem um link na net daquele site famoso que vende que tem a foto de várias contaminações, tenta comparar se tiver algo do tipo, pode ser que sim e pode ser que não.

Mas um conselho que eu posso te dar independente disso é tentar colonizar um pedaço mínimo de bolo, só pra que vc possa armazenar pequenas amostras boas. Só pra que vc não saia perdendo, tipo dividir em um monte pedaços mesmo. Só não me pergunte como armazenar cada inoculante pq eu ainda to fazendo o meu terrário e deixei meu bolo secar, mas tava só testando tbm 😁

Mas tem um monte de tutorial na net, só procurar ☺

Upvote 0
Cara, ta bem estranho isso aí 🤣
Mas tbm num sei se é contaminação não. O meu bolo já ficou assim com essa coloração, mas era pq estava muito seco, senão for o caso do seu pode ser que seja uma contaminação sim, tem um link na net daquele site famoso que vende que tem a foto de várias contaminações, tenta comparar se tiver algo do tipo, pode ser que sim e pode ser que não.

Mas um conselho que eu posso te dar independente disso é tentar colonizar um pedaço mínimo de bolo, só pra que vc possa armazenar pequenas amostras boas. Só pra que vc não saia perdendo, tipo dividir em um monte pedaços mesmo. Só não me pergunte como armazenar cada inoculante pq eu ainda to fazendo o meu terrário e deixei meu bolo secar, mas tava só testando tbm 😁

Mas tem um monte de tutorial na net, só procurar ☺
Muito obrigado pelas dicas. Acho que estão pouco hidratados mesmo

Upvote 0
Back