Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Contaminação no bolo pftek?

orion00

Esporo
Cadastrado
03/02/2024
11
2
26
Gente tenho deixado meus bolos guardados colonizando e hj olhei e tinha essa linha na parte inferior do pote, ela parece estar solta la dentro, quando mexo o pote ela balança.
É contaminação?
 

Anexos

  • IMG_5778.jpg
    IMG_5778.jpg
    2.2 MB · Visualizações: 10
  • IMG_5779.jpg
    IMG_5779.jpg
    2.4 MB · Visualizações: 10
hj olhei e tinha essa linha na parte inferior do pote, ela parece estar solta la dentro, quando mexo o pote ela balança.


Isso não é água?

Se for tem que escoar, se não vai contaminar tudo.
 
Isso não é água?

Se for tem que escoar, se não vai contaminar tudo.
Pior que é mesmo, meu bolos ficaram com essa condensação toda depois que tive que por eles numa térmica por dois dias com uma bolsa térmica dentro pra manter a temperatura baixa.

Todos aparentam estar colonizando bem e amanhã já faz 2 semanas que estão colonizando, é preciso mesmo escoar? Não quero arriscar abrir o pote e contaminar de vez.
 
é preciso mesmo escoar? Não quero arriscar abrir o pote e contaminar de vez.


Você pode arriscar, mas toda essa quantidade de água tende a ser um ambiente propício para as bactérias. Por isso um bolo meio seco é melhor que um bolo um pouco úmido.

Se for escoar abra um furo com um instrumento estéril, em um ambiente o mais limpo possível, e depois cubra com papel filtro (filtro de café mesmo serve). Aí vire de cabeça para baixo e guarde em um lugar limpo. Assim que o papel ficar úmido troque, caso contrário os micro-organismos vão crescer nele.

Se a colonização já estiver perto do fim a perda de umidade pode levar à pinagem assim que secar. Aí é só colocar no terrário.
 
Back
Top