Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Contaminação na secagem?

fitacola

Primórdia
Cadastrado
12/07/2010
3
37
Olá pessoal, é a primeira vez que escrevo aqui, e é a primeira vez que cultivo cogumelos. Estou a plantar uns Golden Teacher e correu tudo bem até à fase da colheita. Pinaram todos muito bem, fiz a colheita e guardei numa caixa de madeira em papel de jornal para secarem. O problema é que eles começaram a desenvolver (em sensivelmente 2 dias) uma espécie de bolor branco à sua volta... Vão duas fotos em anexo, uma após a colheita, e outra tirada 2 dias depois. Alguem sabe se é grave? Dá para resolver? Estarao bons para consumir? Será isto um processo normal?

Abraços, fico à espera de alguma resposta!

afitacola.no.sapo.pt_IMG_9121.JPG
afitacola.no.sapo.pt_IMG_9122.JPG
afitacola.no.sapo.pt_IMG_9121.JPGafitacola.no.sapo.pt_IMG_9122.JPG
 
os cogumelos estao sim perfeitamente saudaveis.
podem ser consumidos por alienigenas portugueses de bigode, sem problema ora pois!
ø~ø
 
Upvote 0
Essa secagem não vai funcionar. Se insistir nesse processo eles vão se estragar.

Seque com algum processo mais rápido, tipo um ventilador, túnel de vento ou usando dissecante.


E reduza as fotos antes de postá-las ;)
 
Upvote 0
Ok malta obrigado, vou pesquisar por processos de secagem. Este que estou a utilizar é o que uns amigos meus costumam fazer e sempre resultou com eles. Caixa de madeira aberta, com jornal no fundo, dentro de um armário ás escuras. O problema é que eu tinha a caixa fechada... É importante referir que aqui em Portugal é Verão e está muito seco e muito calor. Mas sim, vou pesquisar mais por secagens!

Obrigado!
Quanto ás fotos grandes, peço desculpa! Esqueci-me completamente. :)

Abraço.
 
Upvote 0
segui o conselho da malta aqui do forum para a Secagem e estão muito melhores agora! 2 horas no tunel de vento e já estão praticamente secos!
 
Upvote 0
morta e ecuador ... essa parada branca é micélio??? outro fungo???

vlw ....
 
Upvote 0
Para mim são os dois.

O micélio de cubensis cresce um pouco, tentando absorver umidade para manter o fungo vivo. Mas fungos decompositores já estão presentes.
 
Upvote 0
Eu não sei se arriscaria, olha para aquele micélio cinzento nos chapéis.
 
Upvote 0
Back
Top