Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Construção de Terrário - Região Nordeste(quente)

Mazateca

Primórdia
Membro Ativo
14/01/2014
134
25
Iniciei hoje a construção do meu terrário. O terrário é uma caixa de isopor de 45L. Comecei pela tampa.
Cortando a tampa para alocar o vidro para iluminação.
10906328_706162052816506_4104924828472788686_n.jpg
Detalhe do corte.
10891886_706162029483175_3648367082368871460_n.jpg
Vidro colocado. Coloquei silicone em cima e embaixo,para selar.
10897122_706161992816512_7401399836407348632_n.jpg

A temperatura na minha cidade varia entre 24º(mín.) e 36º(máx). Usarei uma caixa de isopor simples de 20L como incubadora,só deixando dentro do guarda-roupa. Quando começar a inoculação farei um diário de cultivo.

Onde faço os furos para respiração? Vocês acham que preciso usar refrigeração ou posso deixar os bolos frutificando em temperatura ambiente? Vou colocar uma bomba de aquário ligada 24h para troca gasosa.

No geral,o terrário será padrão. Colocarei argila expandida e água no fundo,e 4 bolos PF-TEK. Acompanharei a umidade e temperatura através de um higrômetro externo.
 
Legal o projeto, com certeza será funcional, e sim vai necessitar de refrigeração, no minimo nas horas mais quentes do dia.
Sobre as furações para a troca gasosa, acredito ser bem pessoal, cada um tem um palpite, não existe um padrão, siga seus instintos arcaicos!

Abraço!!!
 
Onde faço os furos para respiração? Vocês acham que preciso usar refrigeração ou posso deixar os bolos frutificando em temperatura ambiente? Vou colocar uma bomba de aquário ligada 24h para troca gasosa.
5 cm acima no nivel da argila expandida:
furos com 2 cm de diametro
2 furos nos lados menores
3 furos nos lados maiores
10 cm abaixo da tampa
furos com 3 cm de diametro
2 furos nos lados menores
3 furos nos lados maiores
 
Hoje fiz os furos e comecei alguns testes. Coloquei uma camada de cerca de 4cm de argila expandida no fundo,e coloquei água até 2/3 do nível.Para minha surpresa a temperatura dentro do terrário está bem satisfatória(27,5º nesse momento). A umidade subiu para (editado) 85%.

Fiz 2 furos em cada lado menor e 3 furos nos lados maiores. 1cm de diâmetro,para evitar a perca de umidade.

Após a instalação da bomba de ar com pedra-pome a umidade ficará satisfatória?

10928616_706475649451813_1852361910_n.jpg

10888258_706475642785147_1205361280_n.jpg

10904294_706475612785150_587762105_n.jpg
 
Última edição:
Desde que você não fique abrindo o terrário o tempo todo, com essa quantidade de argila expandida, a umidade sempre estará satisfatória.

:)

Fiz esse furo 5cm acima do nível da argila expandida,para o CO2 sair. A umidade no momento está em 97%,temperatura 27,7°C. Gostei muito do resultado *-*

É necessário a bomba de ar ou esse furo é suficiente para a troca gasosa? Quero deixar o terrário sempre fechado,só verificando externamente alguma alteração.
 
A bomba de ar é necessária para um cultivo com qualidade, porem não é crucial.
Eu uso e indico, a minha tem potencial de 2x4L/min, terrário de 170 litros, fechando uma média de 3 trocas de ar/hora, ligada 24 horas sem freio.
 
Muito obrigado caue.alencar, também moro no nordeste e aqui a o grande problema é a alta temperatura, mas como você demonstrou, o material usado para umidificar baixou a temperatura, isso me animou ainda mais, comprei Perlita pelo ML e creio que ajudará ainda mais na umidificação do terrário. Irei começar o meu cultivo quando o carimbo chegar. ;):)
 
Leio muito as mensagens dos fóruns, estou pegando técnicas de varias pessoas para quando eu for fazer meu 1º cultivo. E meu carimbo chegou hoje, queria muito começar ainda hoje, mas ainda preciso comprar o álcool 70% e a seringa... E alem do mais, acabei de montar minha Glovebox agora.

Aguardando ansioso para as próximas novidades @caue.alencar. Vi em um fórum, o cara estava mantendo a temperatura do terrário com gelo, gostei da ideia. Caso você ache que não está com a temperatura ideal, pode tenta fazer isso também. :feliz:

@tupy , teria como, eu coletar uma strain resistente a temperaturas fora dos padrões, como o caso do nordeste ser muito quente, fazer vários cultivos, separando as strains que mais se adaptaram ao clima, até chegar ao ponto de não precisar de umidades tão altas e temperaturas entre 30 e 34 graus celsius ?
 
Última edição por um moderador:
@tupy , teria como, eu coletar uma strain resistente a temperaturas fora dos padrões, como o caso do nordeste ser muito quente, fazer vários cultivos, separando as strains que mais se adaptaram ao clima, até chegar ao ponto de não precisar de umidades tão altas e temperaturas entre 30 e 34 graus celsius ?
Acho difícil, primeiramente acredito que não exista uma strain resistente a temperaturas 'fora do padrão', é da natureza destes ser assim, necessitarem dessa umidade, e não suportarem temperaturas elevadas.
 
Acho difícil, primeiramente acredito que não exista uma strain resistente a temperaturas 'fora do padrão', é da natureza destes ser assim, necessitarem dessa umidade, e não suportarem temperaturas elevadas.
Desculpe minha ignorância, mas achei que isolar uma strain, que fosse forte contra contaminantes, serviria contra o desequilíbrio do clima.
 
Desculpe minha ignorância, mas achei que isolar uma strain, que fosse forte contra contaminantes, serviria contra o desequilíbrio do clima.

Você pode até isolar sucessivamente e depois de vários cultivos obter uma strain que tenha um certa tolerância a temperaturas altas, mas a diferença não será tão grande assim. Aliás, acho que a natureza tem feito muito bem essa seleção. Pelos menos os P. cubensis são bem flexíveis, em meus cultivos já tive sucesso em temperaturas na faixa de 22 a 30 graus. Acho que é um exagero querer que os cogumelos sejam ainda mais flexíveis.

Em minha opinião, é muito mais prático desenvolver terrários bem adaptados ao clima local ao invés de querer dobrar os cogumelos a nossa vontade.
 
Você pode até isolar sucessivamente e depois de vários cultivos obter uma strain que tenha um certa tolerância a temperaturas altas, mas a diferença não será tão grande assim.
Então, era justamente isso, assim.. ir isolando e quem sabe variando sempre a temperatura, até chegar ao ponto de não me importar "tanto" com temperatura e umidade..

Respondendo a pergunta anterior, falei contra contaminantes como exemplo.
 
@Viber os mestres já responderam haha.

Sobre meu terrário:

Pus os bolos hoje a tarde. Bomba de ar ligada 24h. Estou monitorando a temperatura através de um higrômetro. Vou por garrafa de gelo(já sigo essa dica desde a incubadora hehe) quando a temperatura subir muito. Nesse momento está em 26,7°C.

salve @tupy ! Tinha estudado esse post... bem legal por sinal,mas muito trabalhoso haha. Nos testes,a garrafa de gelo serviu bem. Tô aproveitando o clima mais frio desse mês.

Peça final:

23-02 terrario.jpg 23-02 17h30.jpg

-Caixa de isopor de 45L
-Bomba de aquário simples
-Higrômetro
-3 furos com lápis comum nas laterais maiores e 2 furos nas laterais menores,abaixo da tampa,para entrada de O2.
-Furo de 4cm x 3cm 4 dedos acima do fundo da caixa,para saída do CO2.

OBS: todos os furos cobertos com duas camadas de micropore.

Há um fio de água no fundo,para ajudar na umidade. A bomba também ajuda nesse fator,além da troca gasosa.
Tampa para entrada de luz e monitoramento(fotos e passo-a-passo no primeiro post).
 
Última edição por um moderador:
É, os caras tem muito conhecimento :contente:
@caue.alencar , o tempo está ótimo para o cultivo, concordo. Até penso em fazer uma caçada aos cogumelos =D
Ahhh.. Comecei o meu cultivo hoje, preparo da seringa e do substrato, só amanhã para fazer a incubação, por causa da hidratação e para a panela de pressão esfriar de vez.. Sorte para nos dois cara ! Estou adorando seu diário !
 
Back
Top