Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Conservação de Bolos já Colonizados

Aluisio

Esporo
Cadastrado
29/05/2021
1
2
28
Boa noite, pessoal

Essa aqui é minha primeira postagem no fórum e espero não estar repetindo a dúvida dúvida que já foi tirada anteriormente.

Li aqui e procurei bastante sobre pessoas que já tiveram que armazenar bolos já colonizados por algum motivo (surgiram imprevistos que impediram a pessoa de aniversariar o bolo ou a pessoa não tinha os materiais do terrário, etc.), no caso dos colegas foi recomendado guardar os bolos na geladeira, até aí tudo bem.

No meu caso, no entanto, há uma particularidade, meus bolos já passa passaram pelo primeiro flush, e quero interromper a frutificação por uma semana ou duas para retomar depois, qual seria o método ideal de armazenagem neste caso? Os bolos teriam que ficar em Dunk no período ? Podem ser guardados num vasilhame com furos e micropore para uma ventilação minima ? Eu os enrolo em papel alumínio (ou filme) e coloco na geladeira ?

Desculpem se os questionamentos soarem muito leigos mas realmente me ajudará muito entender no detalhe este método de armazenagem temporária.
 
Não tem como pausar, de forma eficiente, depois que já frutificou.

Depois do primeiro flush o bolo já está mais frágil do que quando saiu da colonização.
Qualquer estresse já floresce contaminante.

Deixar em dunk por mais de 24h já começa a matar o micélio

Mesmo com ventilação mínima ele vai continuar frutificando, mas com cogumelos mais doentes..

O que eu já fiz com bolos frutificados é utilizar como spawn para bulk (mesmo que não seja recomendado utilizar micélio "frutificador" para colonizar substrato).
Pasteurizei o bulk dentro de um vaso grande e enterrei 3 bolos no meio desse vaso.
Levou 1 mês para colonizar, porque era enorme o vaso.
Frutificou depois disso, mas menos do que o esperado para a quantidade de substrato.

Pode fazer uma versão reduzida, se for apenas por 2 semanas.
Pasteuriza um bulk menorzinho, só para cobrir o bolo.

Não garanto sucesso, mas é a única coisa que já testei.
 
Boa noite, pessoal

Essa aqui é minha primeira postagem no fórum e espero não estar repetindo a dúvida dúvida que já foi tirada anteriormente.

Li aqui e procurei bastante sobre pessoas que já tiveram que armazenar bolos já colonizados por algum motivo (surgiram imprevistos que impediram a pessoa de aniversariar o bolo ou a pessoa não tinha os materiais do terrário, etc.), no caso dos colegas foi recomendado guardar os bolos na geladeira, até aí tudo bem.

No meu caso, no entanto, há uma particularidade, meus bolos já passa passaram pelo primeiro flush, e quero interromper a frutificação por uma semana ou duas para retomar depois, qual seria o método ideal de armazenagem neste caso? Os bolos teriam que ficar em Dunk no período ? Podem ser guardados num vasilhame com furos e micropore para uma ventilação minima ? Eu os enrolo em papel alumínio (ou filme) e coloco na geladeira ?

Desculpem se os questionamentos soarem muito leigos mas realmente me ajudará muito entender no detalhe este método de armazenagem temporária.

O melhor método pra dar essa pausa é botar mesmo na geladeira. Não precisa alumínio, porque não frutifica em temperatura de geladeira.

Limpa bem eles antes de guardar pra reduzir chance de eclodir mofo. Lava mesmo em água corrente.

Deixar em dunk por mais de 24h já começa a matar o micéli

Hey, amigo @Texugo. Então... Isso é informação datada ainda constante no fórum na Biblioteca mas sem fundamentação. Se o micélio morresse na água após X horas, não haveria cultura líquida, em que um micélio passa anos submerso, certo? ;)

E já esqueci micélio no dunk por quase uma semana, e ficou ok.

O que me parece ocorrer é que a partir de 24h o bolo já não absorve nada; e que depois de 48h se passar muito fica muito molenga.

Mas o micélio respira na água. Não morre.

P.S.: seu método sugerido foi bem interessante e criativo.
 
O melhor método pra dar essa pausa é botar mesmo na geladeira. Não precisa alumínio, porque não frutifica em temperatura de geladeira.

Limpa bem eles antes de guardar pra reduzir chance de eclodir mofo. Lava mesmo em água corrente.



Hey, amigo @Texugo. Então... Isso é informação datada ainda constante no fórum na Biblioteca mas sem fundamentação. Se o micélio morresse na água após X horas, não haveria cultura líquida, em que um micélio passa anos submerso, certo? ;)

E já esqueci micélio no dunk por quase uma semana, e ficou ok.

O que me parece ocorrer é que a partir de 24h o bolo já não absorve nada; e que depois de 48h se passar muito fica muito molenga.

Mas o micélio respira na água. Não morre.

P.S.: seu método sugerido foi bem interessante e criativo.

Frutificou esse micélio com dunk de uma semana?

Quando o bolo tá molenga ele já era, foi-se a vitalidade do micelio.

Mesma coisa quando você erra e exagera a umidade do bulk.
Se manter a superfície úmida por muito tempo ele começa a perder "coesão" e facilita para contaminantes.

Cultura líquida precisa ser feita com muito cuidado, para manter estéril.
Porque é água + nutrição, qualquer coisa cresce ali.

A mesma coisa quando molham o bolo, o arroz solta "alimento" na água.
E o bolo, após aniversários já não é mais estéril.

Se você der tempo pra crescer bactéria ali (que se dá melhor que fungo na água), o bolo começa a morrer por dentro.

O que é um dos motivos de não recomendar fazer Cl com multiesporos.
Na água outros contaminantes são muito mais resistentes que o cubensis.


Já perdi um bulk de 10l porque deixei acumular água nele por alguns dias.

Quando abri o meio dele pra ver, não havia micelio.
O húmus parecia novo e o pó de coco também.
 
Frutificou esse micélio com dunk de uma semana?

Quando o bolo tá molenga ele já era, foi-se a vitalidade do micelio.

Mesma coisa quando você erra e exagera a umidade do bulk.
Se manter a superfície úmida por muito tempo ele começa a perder "coesão" e facilita para contaminantes.

Cultura líquida precisa ser feita com muito cuidado, para manter estéril.
Porque é água + nutrição, qualquer coisa cresce ali.

A mesma coisa quando molham o bolo, o arroz solta "alimento" na água.
E o bolo, após aniversários já não é mais estéril.

Se você der tempo pra crescer bactéria ali (que se dá melhor que fungo na água), o bolo começa a morrer por dentro.

O que é um dos motivos de não recomendar fazer Cl com multiesporos.
Na água outros contaminantes são muito mais resistentes que o cubensis.


Já perdi um bulk de 10l porque deixei acumular água nele por alguns dias.

Quando abri o meio dele pra ver, não havia micelio.
O húmus parecia novo e o pó de coco também.

Sim, frutificou. O risco é desfazer e fica muito mais favorável a mofo contaminantes, de fato. Só não mata o micélio. Isso, não mata. :)

Mas sim, há todas essas considerações e consequências citadas pelo amigo. Essas que deveriam constar em nosss Biblioteca, não que o micélio morre.

Grato por me trazer suas experiências.
 
O que eu já fiz com bolos frutificados é utilizar como spawn para bulk (mesmo que não seja recomendado utilizar micélio "frutificador" para colonizar substrato).
Pasteurizei o bulk dentro de um vaso grande e enterrei 3 bolos no meio desse vaso.
Levou 1 mês para colonizar, porque era enorme o vaso.
Frutificou depois disso, mas menos do que o esperado para a quantidade de substrato
Show !
Esse outdoor promete....!!
 
Back
Top