Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Conselho do pessoal do forum. Iniciando um cultivo

Insider

Eterno Corujão
Cultivador confiável
18/11/2005
1,067
94
37
Saudacoes a todos!

Eu estou querendo comecar um cultivo em grande quantidade de psilocybes.

Sou brasilero mas estou vivendo em berlin, Alemanha agora, o que resulta um lugar bem frio nessa epoca do ano, mas tenho uma temperatura ambiente dentrode casa de unos 18, 19 graus em media.

Eu queria que vcs me recomendassem um dos manuais de cultivo que tem na secao "biblioteca" de acordo com minhas condicoes, que eh uma temperatura mas baixa, mas moro em um apartamento e posso fazer com tranquilidade.

E meu primeiro cultivo evidentemente, mas pretendo fazer algo em quantidades, quero tentar tirar algo como ums 150 a 200 gramos em seco de psilocybes.

Bom mas que nada eh isso pessoal, qual seria o manual mas adecuado para o meu caso na opiniao de vcs? Gostaria que dessem suas opinioes.

Valeu pela atencao ai, e greetings de berlin!

Insider.
 
Olha eu recomendo ir de FAI+Vermiculita mesmo.
Dê uma garimpada no diário de cultivo do pessoal, escolha um que você
se identifique mais, que tenha bastante fotos informativas, bem estruturado, etc.
Quanto a temperatura ambiente não se preocupe, existem maneiras de controlá-la. :)

...
 
Faala galera! Olha so, eu ja to comprando os materiais necessarios pro cultivo, e comprei farinha de arroz, so que nao é integral, é bio, vcs acham que esse detalhe de nao ser integral afetaria algo no crecimento ou na colonizacao dos cogu?

Valeu pela atencao.

Insider
 
Saudacoes a todos!

Eu estou querendo comecar um cultivo em grande quantidade de psilocybes.

Sou brasilero mas estou vivendo em berlin, Alemanha agora, o que resulta um lugar bem frio nessa epoca do ano, mas tenho uma temperatura ambiente dentrode casa de unos 18, 19 graus em media.

Eu queria que vcs me recomendassem um dos manuais de cultivo que tem na secao "biblioteca" de acordo com minhas condicoes, que eh uma temperatura mas baixa, mas moro em um apartamento e posso fazer com tranquilidade.

E meu primeiro cultivo evidentemente, mas pretendo fazer algo em quantidades, quero tentar tirar algo como ums 150 a 200 gramos em seco de psilocybes.

Bom mas que nada eh isso pessoal, qual seria o manual mas adecuado para o meu caso na opiniao de vcs? Gostaria que dessem suas opinioes.

Valeu pela atencao ai, e greetings de berlin!

Insider.

A fase de colonização do substrato exige temperatura constante de 30º para que se efetue dentro de um prazo razoável. Consiga ou construa uma estufa.

Num primeiro cultivo o cultivador está se adaptando as tecnicas e procedimentos, então você pode ou não ter sucesso, conseguir ou não muitos frutos, vai depender de sua dedicação.

A farinha de arroz que você se refere (bio) talvez seja a integral que conhecemos, use vermiculita no preparo para não compactar.
 
Faala galera! Olha so, eu ja to comprando os materiais necessarios pro cultivo, e comprei farinha de arroz, so que nao é integral, é bio, vcs acham que esse detalhe de nao ser integral afetaria algo no crecimento ou na colonizacao dos cogu?


É farinha branca, Insider?

Se for pode afetar sim.

Melhor procurar a farinha integral, ou comprar arroz integral e moer.
 
nomade disse:
A fase de colonização do substrato exige temperatura constante de 30º para que se efetue dentro de um prazo razoável. Consiga ou construa uma estufa.
Ola nomade!
30 graus é realmente necessario? Porque eu busquei em growshops de marihuana aqui mini terrarios que podem manter uma temperatura de 22 a 25 graus, vc pode controlar, pode incluso deixar a 25° constantemente.

E pelo que eu ja li em muitos lugares, muitos opinam por uma temperatura de 25 a 28 graus para a fase de colonizacao, é possivel eu me encontrar com algum problema se ponho os substratos pra colonizar a 25 graus somente?

É farinha branca, Insider?

Se for pode afetar sim.

Melhor procurar a farinha integral, ou comprar arroz integral e moer.

Oi Ecuador! Pois sim a farinha é branca! É bom saber de tua opiniao, provavelmente vou ter que buscar otra farinha de arroz pelo visto.


Alem disso, ja comprei quase tudo e estou quase preparado pra comecar o cultivo.

Entre meus materiais, tenho isso:

-2 containers grandes de plastico com tampa, 1 pro terrario, otro pra glovebox(tenho que monta a glovebox ainda)
-1 kilo e pouco de perlita pra manter a humidade do terrario
-1 par de luvas de latex pra prevencao de contaminacao
-1 mascara para a boca
-uns 100 ml de alcool 90°
-1 seringa com 10ml de esporos de psilocybe cubensis tipo +B(comprei num smartshop e ja vem dentro do plastico esterilizada,preparada pra inoculacao,so tem q tirar do plastico e passa a agulha no fogo)
-5 potes(1000ml) de um material que chama "PP Polypropylene"(parece plastico mas pode aguentar ate 130°) para esterelizar os substratos na panela.
-2 potes de vidro que eu ja tinha em casa, q tambem vou usar para os substratos para aumenter um pouquinho a producao ;P
-2 sacolas plasticas dessas de supermercado cheias de puro vermiculita(imagino que seja suficiente pros 7 potes de substrato)
________________

Por enquanto é isso.Mas ainda preciso compra mais umas coisas, como a toca pro cabelo e ainda tenho que arrumar um engenho pra conseguir uma boa temperatura pra colonizacao.

E uma pergunta mais:

Que tipo de ropa seria recomendavel usar na hora de fazer a inoculacao nos bolos?

Saudacoes ae e feliz ano novo! ;)
 
E pelo que eu ja li em muitos lugares, muitos opinam por uma temperatura de 25 a 28 graus para a fase de colonizacao, é possivel eu me encontrar com algum problema se ponho os substratos pra colonizar a 25 graus somente?


O micélio coloniza sim a 25º. Só vai demorar um pouco mais.

E isso não é necessariamente ruim. Há uma hipótese de que culturas mais demoradas acumulam mais princípios ativos.






Que tipo de ropa seria recomendavel usar na hora de fazer a inoculacao nos bolos?


Uma roupa limpa, bem passada a ferro quente (para matar fungos e bactérias) e que cubra tudo que puder do corpo.



Feliz ano novo.
 
O micélio coloniza sim a 25º. Só vai demorar um pouco mais.

E isso não é necessariamente ruim. Há uma hipótese de que culturas mais demoradas acumulam mais princípios ativos.

Uma roupa limpa, bem passada a ferro quente (para matar fungos e bactérias) e que cubra tudo que puder do corpo.

Feliz ano novo.

Valeu Ecuador! Uma coisinha mais, eu nao estou achando farinha de arroz integral aqui pra comprar, mas achei farinha de arroz tostado... essa serve?
 
Achei a tal da farinha! Foi caro mas tudo bem, agora ja tenho quase tudo, falta comprar algumas coisinhas ainda como toca, e placas de perli, porque gostei dessa ideia de isolamento, deve ser o melhor metodo de colonizacao tb, menos risco de infeccoes.

Antes de comecar ainda o cultivo tenho que fazer uns ultimos preparos, ainda nao montei a glovebox, e tenho que pesquizar um pouco mas sobre o tema da temperatura, ja que existem diversas opinioes sobretais(como porexemplo a colonizacao a 25 ou a 30 graus).

Aqui ta fazendo muito frio agora, e eu nao consigo achar um engenho pra subir a temperatura a 30°C..., achei em umas growshop uns miniterrario pra plantas pequenas e segundo o que me disse o cara da loja da pra manter 25° constantes nesse terrario,e isso é o maximo que o terrario consegue manter, alem do mais ,é un terrario transparente, ou seja, que vo ter que cubrir isso com algum pano porque pelo visto pra colonizar é melhor no escuro.

Outra coisa que me preocupa é o pouco espaco que eu tenho aqui em casa,na verdade nao é pouco espaco, mas pelo fato de fazer frio na casa, o banheiro, que fica no centro do apartamento, é o lugar mais quente da casa e seria o lugar mais adecuado para a colonizacao, porque ainda que eu compre esses terrarios que mantem 25°, se eu ponho pra colonizar em outra parte da casa, tenho medo desse terrario nao conseguir manter os 25° pelo frio que faz aqui dentro. E o banhero como fica no centro, e é pequeno, é mais facil manter uma "estufinha". E incluso a inoculacao dos bolos vou ter que fazer no banheiro, porque o lugar mais limpo, mas pequeno, e mais facil de limpar, porque é puro azulejo ai dentro.

Masai quando eu for por pra colonizar, eu nao tenho nenhuma pratilera pra por o miniterrario aonde os bolos vao colonizar, e imagino que no chao nao seria a melhor ideia por eles, porque o chao contem muitas bacteriase tenho esse medo de infeccoes.

Se alguem tiver alguma ideia de como montar uma estufinha casera pra manter uns 25 a 28 graus em um ambiente frio seria interessante, de qualquer jeito estou pesquizando aqui, mas antes de comecar o cultivo quero estar bem informado para nao ter erros.


Valeu a atencao ai!

PS: Logo vou postar umas fotos dos materiais, so pra se alguem ve algo errado me da umas bronca! heheeh :p


Peace!!!
 
Achei a tal da farinha! Foi caro mas tudo bem, agora ja tenho quase tudo, falta comprar algumas coisinhas ainda como toca, e placas de perli, porque gostei dessa ideia de isolamento, deve ser o melhor metodo de colonizacao tb, menos risco de infeccoes.


Não se preocupe com técnicas avançadas agora.

Faça o básico para pegar experiência.
 
Ai vai uma fotinho anexada de alguns materiais que eu comprei. Abraco, e vo dexar o de petri pro lado q eu vi q tem mta funcao pra essa tecnica ai.

Alem do mais, ja descobri uma forma de isolar calor pra colonizacao, penso ou em isopor ou em um material que posso comprar a metro em alguma loja, e que serve pra isolante termico, com isso creio que é suficiente pra isolar o calor.

O mais preocupante pra mim agoraé o tema da panela de pressao, eu nao tenho uma, mas acho que vo ter q procurar uma porque nao quero risco de contaminacao assim, vou fazer só 7 bolos(e grande) e por serem grandes a colonizacao vai demorar.

Bomemfim aqui decho a foto.
P1020032.JPG
 
A melhor coisa que pode acontecer durante a colonização é que seja rápida e em totalidade.

O substrato esterilzado está a mercer do que é injetado nele. A seringa de esporos bem feita pode inserir também alguma bacteria ou outro microorganimo durante a inoculação. Vai prevalecer aquele se se acomodar e tomar o substrato primeiro.

A condição ideal para uma colonização rapida é ausencia de luz e temperatura acima de 28ºC e abaixo de 30 ºC.
 
A melhor coisa que pode acontecer durante a colonização é que seja rápida e em totalidade.

O substrato esterilzado está a mercer do que é injetado nele. A seringa de esporos bem feita pode inserir também alguma bacteria ou outro microorganimo durante a inoculação. Vai prevalecer aquele se se acomodar e tomar o substrato primeiro.

A condição ideal para uma colonização rapida é ausencia de luz e temperatura acima de 28ºC e abaixo de 30 ºC.

É, pelo jeito eu vo ter que montar uma incubadora, vo seguir o exemplo que tem na biblioteca, com um termostato e aquecedor de acuario, acho que assimposso manter a temperatura ideal,vo precisa arruma algum insolante termico, como isopor o algo assim, assimajuda a mantero calor la dentro.

Valeuz ai!
 
este modelo de incubadora que você mencionou funciona perfeitamente

uso um aquecedor de aquário de 5W em uma garrafa de 600 ml. Mantém a temperatura constante a 29ºC dentro de umac caixa de isopor de 30 litros. Entretanto moro numa regiao em que as médias oscilam entre 13ºC e 25ºC.

boa sorte
 
este modelo de incubadora que você mencionou funciona perfeitamente

uso um aquecedor de aquário de 5W em uma garrafa de 600 ml. Mantém a temperatura constante a 29ºC dentro de umac caixa de isopor de 30 litros. Entretanto moro numa regiao em que as médias oscilam entre 13ºC e 25ºC.

boa sorte

Caixa de isopor? Mas esse nao é o exemplo que tem la na biblioteca, o da biblioteca é com 2 caxa de plastico, esse ai da caxa de isopor parece mas simples, tem algum exemplo dele para que eu possa ver?

Valeu ai!
 
Caixa de isopor? Mas esse nao é o exemplo que tem la na biblioteca, o da biblioteca é com 2 caxa de plastico, esse ai da caxa de isopor parece mas simples, tem algum exemplo dele para que eu possa ver?

Valeu ai!

Bem não encontrei na biblioteca então vou te mostrar outro

é muito simples, uma caixa de isopor + garrafa d'água com aquecedor de 5W

o aquecedor entra pela tampa; eu cortei os fios dele, mas acho que não é necessário, basta isolar bem a tampa para a água não evaporar nunca

a temperatura fica estável e não gasta energia

deve funcionar bem uma vez que a temperatura de seu ambiente gira em torno de 19ºC

caso precise de mais calor, você pode utilizar também uma garrafa menor com um aquecedor de 2W

boa sorte, até logo
100_3373.jpg100_3374.jpg100_3375.jpg
 
Bem não encontrei na biblioteca então vou te mostrar outro

é muito simples, uma caixa de isopor + garrafa d'água com aquecedor de 5W

o aquecedor entra pela tampa; eu cortei os fios dele, mas acho que não é necessário, basta isolar bem a tampa para a água não evaporar nunca

a temperatura fica estável e não gasta energia

deve funcionar bem uma vez que a temperatura de seu ambiente gira em torno de 19ºC

caso precise de mais calor, você pode utilizar também uma garrafa menor com um aquecedor de 2W

boa sorte, até logo

Ae vinicius, eu comprei um aquecedor com termostato pra acuario,so que agora fui ver que é de 25W, eu dexo a foto anexada aqui, vc acha que esse serve pra fazer o da caxa de isopor? ou é muito forte pra isso? Se nao vou ter que fazero da caxa de plastico mesmo, de qqer jeito, aqui diz que ele tem q ficar com a ponta pra fora da agua, sera q tem problema c eu uso esse?

E de passo dexo a foto dos potao de prolipolipeno(algo assim) que vo usar pra fazer os bolos, na verdade sao grande demais e agora me vi que vo precisar de uma panela de pressao bastante grande pra esterelizar os bolos...mas sao bons pq a tampa ja vem preparadas pra fazea inoculacao uma vez esterelizados... so preciso por uma capa de aluminio por baxo da tampa. Ainda que estu comecando a pensar que se uso potinhos pequenos pra fazer os bolos compensa mais, o que acham?

Valeu a ajuda ai!
P1020034.JPGP1020035.JPG
 
Back
Top